Flight Report – TAM3819 – 25/04/2011

Há alguns dias esperava ansiosamente pela viagem que me levaria a Brasília para renovação do CCF (Certificado de Capacidade Física) no Hospital da Força Aérea. Recebi a passagem comprada pela Infraero (algo que me surpreendeu, porque sempre viajei de GOL pela Infraero, e dessa vez foi TAM), para o dia 25 de Abril, no voo 3819 da TAM (aquele famosíssimo voo que as vezes sai com ocupação menor que o voo da Sete).

O horário de decolagem era às 11:00lt.  Por causa dos 25km que separam o centro da cidade (onde eu moro) e o aeroporto, tive que sair de casa às 09:50lt para chegar no SBPJ às 10:20lt. O check-in estava tão vazio que logo pensei: “Agora serei um dos 50 passageiros que normalmente ocupam esse voo”. Iriamos decolar de Palmas com as seguintes condições meteorológicas (leia sobre METAR, aqui):

SBPJ 251400Z 24004KT 9999 -RA SCT015 SCT025 BKN090 24/21 Q1015=

Dez minutos após o início do embarque no A320, pensei que  logo este estaria encerrado, uma vez que pouco mais que 50 passageiros já estavam a bordo. Não sabia eu, que estaria enganado, porque aquele voo, como eu nunca havia presenciado, sairia com quase 145 passageiros.

Aproximadamente às 10:45lt o PT-MZZ, iniciou pushback e acionamento, voltando-se para a cabeceira 14 (para quem é meio perdido, esta cabeceira é aquela perto do lago).

Às 10:58lt estavamos alinhados na pista, iniciando a decolagem (segue o vídeo):

Pontualmente, às 11:00lt, tinhamos decolado.

Para quem não conhece, aqui está a saída LIBEC 1. Está é a saída normalmente utilizada para as aeronaves que vão para Brasília, ou que passarão por cima desta.

Em um voo que tem duração de 1h, 19 minutos após a decolagem estavamos atingindo o FL390. E as comissárias davam início ao serviço de bordo.

Por causa da parceria com a produção do RIO, você viaja nas aeronaves da TAM “respirando” propagandas do filme. E como não poderia deixar de ser diferente, o embrulho do lanche, vem personalizado  com o personagem principal, a Arara Azul “Blu”, e um Boeing 777 da TAM.

Só de saber que você não irá comer barrinhas de cereal, ou cookies, você já fica bastante satisfeito com o voo! Nos serviram então, sanduíches de queijo com peito de peru e bebidas.

Um diferencial que me faz gostar de voar na TAM é a opção de escutar música na programação da aeronave (plug-in na lateral do assento), só que naquele voo, apenas o canal que permite ouvir a TV coletiva estava funcionando, algo que me deixou meio decepcionado.

Depois de aproximadamente 40minutos de voo, iniciamos descida para Brasília, na chegada NATIO 1A (se você não conhece, clique aqui).

Às 12:05lt, estavamos pousando em Brasília, na pista 11L.

O PT-MZZ prosseguiu para o portão 9, no pátio 1, para desembarque. E assim, pontualmente, terminava mais um voo da TAM.

5 comentários a “Flight Report – TAM3819 – 25/04/2011

  1. confirmado, a tam suspendeu o terceiro vôo diario para Palmas no dia 8 de maio…CULPA DO HORÁRIO que eles escolheram e pela aeronave, muito grande para a demanda do horario….

  2. Gostei do Flight Report, como era volta de feriadão, não haveria como esse voo não estar lotado hehe.
    Juvenal, pelo que vi por aqui, parece que a TAM acabou com esse voo essa semana, confirma isso?
    Olhando nos voos online da Infraero, vi que o voo da Sete que viria de Belém ontem chegou só hoje por volta de 05:30 da manhã, pode nos dizer o que ocorreu?

    Abraço.

  3. Legal cara… Seria interessante se nós, leitores, também compartilhássemos nossos voos tbm… Acho muito interessante estes tipos de matéria. E prabéns pelo site!

  4. excepcional….parabens….um verdadeiro flight report feito por alguem que realmente entende do assunto, com riquesas de detalhe….´´e como se eu tivesse viajado tambem…rsrsrsrs, tam, com certeza, é melhor do que gol!!!! barrinhas de cereal e cookies, não aguento mais….

Deixe um comentário