Promoções da Trip / Conhecendo o ATR72

A TRIP está fazendo promoções para os seguintes trechos: PMW-GOI (99 reais cada trecho), PMW-BSB (89 reais cada trecho) e PMW-GRU (199 reais cada trecho). Para quando são as promoções? Depende, se você estiver afim de viajar nesse feriado de 15 de novembro, aproveite! Tem passagens baratas assim para esses dias!

Ok Juvenal, mas tem um problema, o voo Palmas-Brasília é feito pelo ATR72, eu nem sei que aeronave é essa, e acho ela muito feia! É segura?

Segundo o Wikipedia, a maior operadora de ATR no Brasil, é a Trip Linhas aéreas, com 15 unidades, e mais 18 pedidos, em seguida vem a Azul, com 8 unidades.

O ATR72, é um turbo-hélice que tem capacidade para 72 passageiros, acomodados em 4 cadeiras por fileira (2+2).

Se comparado com os demais voos das outras companhias (Gol e TAM) que demoram em média 1h, no trecho entre Brasília e Palmas, o AATR72, faz o voo em 01h30′. Se você levar em consideração que a passagem da Trip para este feriado está quase que pela metade das demais, o que representam esses 30 minutos a mais? hehe

E em relação a aeronave? A performance da aeronave? O que você diria?

O ATR72 é uma aeronave de asa alta (quer dizer q a raiz da aeronave fica na parte mais superior da fuselagem, na foto a cima a asa alta do ATR está alinhada com a linha vermelha, já a linha verde, é alinhada com a asa do boeing 737, utilizada pela Gol). Aeronaves de asa alta, possuem vantagens e desvantagens, assim como quase tudo na vida.

A asa alta permite à aeronave que efetue pousos e decolagens em distâncias menores, logo, utilizando pouca pista, se comparado com os demais tipos de asa. Isso porque a velocidade de pouso e decolagem é menor. Para a aeronave estolar (perder sustentação), as de asa altas saem na frente das asas médias ou baixas porque precisam de uma velocidade menor para tal fato acontecer (logo, se o boeing com 100kts, por exemplo, perde sustentação, o ATR perderia com 80kts, isso, numa situação hipotética). O motivo para a velocidade de estol ser menor é porque a asa alta propicia maior sustentabilidade. E um fator muito importante, maior estabilidade!

Só que, como nem tudo são flores: a asa alta não é a melhor escolha se você quer um avião rápido, porque ela reduz a velocidade em cruzeiro da aeronave.

Ok, só isso? Não!

Outra diferença do ATR72 para as demais aeronaves é a cauda em formato de T.

Na foto acima, você pode ver a diferença da cauda do 737 (linha verde) e a linha da cauda do ATR72 (linha vermelha). Ok, e quais as vantagens e desvantagens desse tipo de cauda?

As caudas em T são mantidas fora do fluxo de ar atrás da asa, dando um fluxo mais suave e um controle melhor de arfagem. Isto é especialmente importante para aviões operando em baixa velocidade, onde um fluxo de ar limpo (não limpo de limpeza, mas limpo de sem interferência) é necessário para um controle efetivo.

E as desvantagens?

Como você pode ver na figura a cima, quando em um voo ascendente, a cauda em T pode ser anulada (causando uma perda total de controle de arfagem, grosseiramente falando, subir ou descer) pela a asa que “corta” o vento que iria para a cauda, fazendo com que não passe vento nesta.

Ok Juvenal, mas esse avião é muito feio!

Vamos lá! Você não vai namorar o avião, muito menos comprá-lo, haha, então, o que importa a beleza? Sem contar que, para muitos, o ATR72 não é tão feio assim não, muito pelo contrário. Normalmente, a opinião das pessoas em achar o ATR72 estranho é porque estão acostumados com o Boeing 737, ou Airbus A320.

Espero que tenham gostado. No mais, se eu fosse você, corria no site da Trip, e comprava a passagem para Brasília, ou qualquer outro lugar! Bom voo!

Fonte: Wikipedia

Anúncios

12 comentários a “Promoções da Trip / Conhecendo o ATR72

  1. Juvenal em relação ao barulho do ATR 72 não achei que incomoda tanto assim, principalmente nas cadeiras de trás onde praticamente o barulho é o mesmo do boeing e demais (ou seja quase nenhum). Para vocês terem noção postei no youtube o vídeo que fiz de AUX a BSB e filmei o rio Tocantins a bordo do ATR 72 no momento que filmei eu estava sentado no lugar mais barulhento da aeronave (pois fica ao lado das hélices) daí vocês podem tirar suas conclusões se ela é barulhenta ou não.

  2. Técnicos da Anac e ABTAer acompanham obras no aeroporto de Araguaína

    O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Nahim Hanna Halum Filho recebeu hoje, 24 de outubro, o representante da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional da Avião Civil (Anac), o especialista Rafael Ribeiro Rocha e o consultor da Associação Brasileira de Táxis Aéreos (ABTAer), Georges de Moura Ferreira.

    O motivo do encontro foi uma visita técnica às obras de reforma e ampliação do Aeroporto de Araguaína, que está fechado desde o dia 12 de outubro, devido as reformas que são necessárias para garantir mais segurança e conforto aos passageiros.

    O Aeroporto de Araguaína passa por reformas desde 2009, sua parte interna, no terminal de passageiros já foi completamente reformada e ampliada. Com o término da reforma da pista, a capacidade de vôos será aumenta, garantindo a vinda de grandes companhias aéreas para o aeroporto, aumentando a concorrência e gerando assim, tarifas mais baixas para os passageiros.

    Ascom/Prefeitura de Araguaína

  3. Só para completar, há menos de dois os melhores preços da Trip no trecho AUX-BSB-AUX eram superiores a R$ 500,00 cada trecho !!!!!!! Fora os dias onde não se achava passagem por menos de R$ 700,00 (sexta-feiras era clássico) !!!!! Ainda assim, várias vezes não consegui comprar porque não havia mais disponibilidade… o vôo já estava lotado….

  4. Pessoal, sejamos justos… Araguaína realmente tem tarifas aéreas relativamente abusivas, mas nos últimos tempos tenho observado uma queda dos preços e, principalmente, uma grande frequências de promoções envolvendo os trechos que passam por lá.
    Para citar alguns exemplos ao longo de 2011, comprei AUX-BSB na promoção da Trip em Maio e voei em Junho por “apenas” R$ 119,00. Na promoção de setembro também fiz AUX-BSB-AUX por R$ 229,00 cada trecho.
    Com a Passaredo também não foi diferente. No primeiro semestre teve uma daquelas promos onde comprei AUX-GYN-AUX por R$ 89,00 cada trecho (uma pechinca… mais barato que ônibus convencional, trocando 18 horas por 1:20h de viagem !!!!)
    Para complementar a informação sobre a Trip, o serviço de bordo é bom (melhor que as “flag carriers” nacionais), as aeronoves são confortáveis – imagina que tenho 1,90m e nos ATRs da Trip me sinto menos compactado que nos Airbus e Boeings de Tam e Gol, respectivamente.
    Abs a todos !!!

  5. Ah Rubem, pois é…PMW-AUX precisa sim de outra opção…o que AUX sofre com o voo para BSB, por ser o único, nós de PMW sofremos com o voo para AUX da SLX por ser o único…
    Torço muito para esse voo em PMW se tornar fixo, primeiro por causa do novo voo para AUX, e segundo para mais um voo, e mais uma concorrencia para PMW-BSB….

  6. Eu já voei em um ATR 72 umas 4 vezes, e não senti incomodo nenhum, pelo contrário´é mais espaçosa do que Gol e Tam com aeronaves maiores, o ruido dos motores….é como musica aos meus ouvidos…Pra quem gosta de avião, é tranquilo…Mudando de assunto, eu aposto que, quando Araguaína voltar, este voo irá permanecer em Palmas, como mais uma escala nesta rota, trazendo assim, mais uma opção para os Palmenses e Araguainenses, poderem deslocar entre estas 2 cidades de avião….Quanto ao preço que ela cobrava de Brasilia para Araguaína, era devido a falta de concorrência, aqui em Palmas alem dela, tem a GOl e Tam, com 5 voos diários! A Trip teve que se adequar….

  7. Brigado Junior,
    Pois é rapaz, a grande solução de tudo isso é CONCORRÊNCIA, hehee, ou baixa o preço, ou então vai voar com 10 passageiros…=)
    Eu tinha me esquecido desse detalhe, voar sem ficar vendo a asa, hehe…agora, uma coisa eu nao pude citar, pq nunca voei no ATR, mas em relação ao barulho dos motores no interior da aeronave, é algo que atrapalha/incomoda?

  8. Muito bom o preço não sei pq a Trip não vem com esses preços pra Araguaína. A passagem mais barata que comprei por trecho nessa companhia foi de R$ 299,00 comprada com um mês de antecedência. Espero que depois da reforma do aeroporto e as companhias voltarem venham com ótimos preços.

  9. Muito boa a postagem nota 10. Pra mim o ATR 72 é um dos aviões mais bonitos que existe. Outra grande vantagem da asa ser alta é a visão que você pode ter na hora do voo, pois a asa não vai atrapalhar. Quando viajei nessa aeronave de Araguaína a Brasília pude perceber que boa parte do trajeto é sobrevoando o rio Tocantins. Tirei muitas fotos ficaram ótimas.

  10. Desde o dia 12 de Outubro, foi quando Araguaína “saiu do ar” por causa de obras. E por enquanto, parece que esse voo da Trip fica até o dia 22, ou 20 de Dezembro, algo assim…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s