Profissional de Tráfego Aéreo – dúvidas frequentes – Concurso da Infraero 2011

Tenho recebido através do “Fale Conosco” diversas perguntas referente ao Profissional de Tráfego Aéreo, e ao concurso da Infraero, para Cadastro de Reserva Operacional (CRO). Para não ter que responder 1 por 1, resolvi criar esse post com as perguntas frequentes e as repostas. Quando surgirem novas perguntas, irei editando esse post.

1 – Eu preciso ter o curso de Controlador de Tráfego Aéreo para fazer o concurso da Infraero?

R: Não! O CRO (Cadastro de Reserva Operacional) é feito para quem não tem o curso de Controlador e quando chamado pela Infraero, irá para São José dos Campos-SP, recebendo uma bolsa-auxílio (80% do salário base), realizar o curso no ICEA (Instituto de Controle do Espaço Aéreo).

2 – Qual a faixa salarial do Controlador de Tráfego Aéreo?

R: Como consta no Edital de Abertura de Inscrições: R$ 2.482,20 reais.

3 – Sendo Cadastro de Reserva Operacional, a INFRAERO vai demorar a me chamar?

R: Depende da sua classificação! Quando fiz o concurso em 2009, pensei que a INFRAERO fosse demorar a me chamar. Só que 3 meses após a realização da prova, já estava sendo convocado para apresentação de documentos. Para esse concurso de 2011, a expectativa é que, você ficando bem colocado, não demore muito a ser chamado. Portanto, se você tem 17 anos, e tá pensando que vai demorar a ser chamado, TOME CUIDADO!

4 – Quanto é, e até que dia poderei realizar a minha inscrição no concurso?

R: Até as 14h do dia 8 de julho de 2011. Para cargos de nível superior: 75 reais. Para cargo de nível médio: 59 reais.

5 – Quais matérias caem no concurso para CRO-PTA e CRO-PNA?

R: Português, Legislação, Matemática e Inglês.

6 – Que dia será realizada a prova?

R: Como consta no Edital: para todos os Cargos, está prevista para o dia 25 de setembro de 2011.

NOTA: “2.1 Caso o número de candidatos inscritos exceda a oferta de lugares adequados existentes nos colégios localizados nas Cidades indicadas no Capítulo II, a FCC reserva-se o direito de alocá-los em cidades próximas à determinada para aplicação das provas, não assumindo qualquer responsabilidade quanto ao transporte e alojamento desses candidatos.” (texto retirado do Edital)

7 – E eu vou concorrer com quem?

R: “A convocação dos candidatos obedecerá rigorosamente à ordem de classificação por Cargo – Ocupação/Cidade de Classificação, conforme opção realizada no ato de inscrição.” (Texto retirado do Edital)

8 – Quais benefícios eu receberei quando for realizar o curso de formação?

R: “Outras despesas não previstas neste edital serão custeadas pelo candidato.” (Texto retirado do Edital) Então, muito provavelmente, você receberá apenas a bolsa-auxílio.

9 – Juvenal, quais as características psicológicas eu devo ter para concorrer ao cargo de CRO-PTA?

R:Segundo o edital:

1) ANÁLISE E SÍNTESE
2) ATENÇÃO CONCENTRADA E DIFUSA
3) CONTROLE EMOCIONAL
4) RAPIDEZ DE REAÇÃO
5) FLEXIBILIDADE/HUMILDADE
6) INICIATIVA E PROATIVIDADE
7) LIDERANÇA 
8) MEMÓRIA VISUAL E AUDITIVA
9) ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO
10) RACIOCÍNIO ESPACIAL
11) RACIOCÍNIO LÓGICO E ABSTRATO
12) RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
13) RESPONSABILIDADE
14) TOMADA DE DECISÃO
15) TRABALHAR SOB PRESSÃO

Para mais informações sobre cada ponto, verifique o edital.

10 – O que cai, especificamente, na matéria “Legislação”?

R: Lei n.º 5.862/1972. Lei nº 11.1182/2005. Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA). Noções da Lei nº 8.666/1993. Noções da Lei nº 9.784/1999, Medida Provisória (MP) nº 527/2011.

11 – Aonde faço minha inscrição?

R: Para inscrições e todas as outras informações, visite o site da FCC, clicando aqui.

12 – Você poderia explicar o que um Controlador de Tráfego Aéreo faz?

R: Além do que está escrito no Edital ( “prestar serviços de tráfego aéreo em órgãos de Navegação Aérea sob a responsabilidade da INFRAERO”), você pode ver outras informações nesse conjunto de posts que fiz. Post 1, Post 2 e Post 3 e Post 4.

UPDATE 1

13 – Qual o horário de trabalho do PTA? Qual a carga horária? 

R: Normalmente, o Controlador de Voo trabalha 6h seguidas, alternando os turnos durante 4 dias. Exemplo: 1º dia: 18:00 até 24:00. 2º dia: 12:00 até as 18:00. 3º dia: 06:00 até as 12:00. 4º dia: 00:00 até as 06:00. O 5º dia é a folga. No sexto dia retorna ao início do ciclo. Isso é o que ocorre na maioria das torres de controle.

14 – O curso de formação em São José dos Campos é obrigatório? Só posso fazer lá?

R: Sim, se você passar no concurso e nos exames médicos, é obrigatório sim, e só pode fazer em São José dos Campos.

15 – Depois do Caos Aéreo, como estão as condições de trabalho?

R: Para nós, controladores civis, pouca coisa mudou em relação a condição de trabalho (não é tão ruim assim). Apenas a legislação para o Controle de Tráfego Aéreo que sofreu muitas mudanças.

16 – Qual a diferença entre Profissional de Tráfego Aéreo e Profissional de Navegação Aérea?

R:O PTA é o controlador de voo. Já o PNA (Profissional de Navegação Aérea) é o conhecido AIS. É o profissional que auxilia e corrige, se necessário, o plano de voo dos pilotos. O AIS possui outras responsabilidades, só que são mais técnicas, então, nem adianta eu explicar aqui. Mas em tese é isso.

Para mais dúvidas, leia o Edital do Concurso, ou faça um comentário com a sua pergunta, ou mande um e-mail através do FALE CONOSCO.

UPDATE 2

17 – O que significa isso, escrito no edital: “Exerceu efetivamente a função de jurado no período entre a data de publicação da Lei nº 11.689, de 9 de junho de 2008, e a data de término das inscrições”?

R: (Resposta do leitor Menezes Júnior) “Não influência em nada ao que diz respeito pro concurso,somente em caso de empate entre você e outro candidato, isso vai ter poder na decisão de desempate,pois se você tiver como comprovar que fez parte de algum jurí entre a publicação da nova lei nº 11.689, e a data de término das inscrições, em caso de empate você terá preferencia na vaga,a não ser se o candidato que disputa o desempate com você tiver idade inicial a 60 anos ou superior,ele ganhará a vaga pois ele estará dentro da Lei nº 10.741 estatuto do idoso,que obrigatóriamente dá direto ao idoso o desempate de concurso público[…]”

2.652 comments on “Profissional de Tráfego Aéreo – dúvidas frequentes – Concurso da Infraero 2011

  1. This is really attention-grabbing, You are an excessively skilled blogger.
    I’ve joined your rss feed and look ahead to seeking more of your wonderful post.

    Additionally, I have shared your web site in my social networks

  2. Alguém tem informação sobre prorrogação do prazo de validade do certame 02/2011.09 – Nível Inicial? (Que expira em 22/12/2013).

  3. Bom dia Juvenal…
    Quando será o próximo concurso da INFRAERO ?…será que teremos outro em 2.014 ? (estou seguindo a lógica,já que teve em 2.009 e depois em 2.011)…

  4. olá eu estou com uma duvida mais não e bem na área, mas preciso de uma orientação, eu quero fazer o concurso da MPU (ministério público da união) pra Serviço Social estou no 4° período, quero saber se caso eu passar existe uma carência de 2 anos para que eu termine o curso e apresente o certificado ?! já agradeço ^^

  5. Pessoal de Vitória. Sou numero 45. Já foram 9 e 7 desistiram definitivamente. será que dá?

  6. Fala Galera, acompanho a página desde o começo.. Quando fizemos o concurso e ficamos todos sem saber o que aconteceria.. E é muito feliz que venho aqui compartilhar que enfim saiu a minha convocação!! Fiquei em 4º lugar em Altamira-Pará. São apenas 3 vagas e convocaram 5 para suprir a necessidade no caso de alguém desistir/reprovar.. Espero em Deus que eu consiga minha vaga entre os 3.. Abraços e qua venham mais convocações pra todos.

  7. pessoal onde vocês conseguem acompanhar as convocações….. eu fiz pra pta macaé e gostaria de ver quais foram os 4 convocados, quem desiste rsrsrs coisas assim.

  8. DavidBH

    sou o nº 2 de Tarauaca, tentaram me ligar por que estão com dificuldades de me mandar o telegrama por conta de uma mudança nos ceps da cidade onde moro, você tem algum numero de telefone que posso entrar em contato com eles, estou com medo de ser eliminado por isso, se alguem puder me ajudar, por favor se manifeste.

  9. Eu sou PSA na Infraero atualmente e passei para PTA, sendo convocado sexta-feira – portanto JÁ SOU funcionário da Infraero. Segundo o RH, a previsão é que o curso se inicie em março! Amanhã vou lá tirar a dúvida se realmente permaneço com a minha remuneração e a bolsa auxilio, conforme edital.

  10. Mas vc já fez os exames médicos e o curso em SJC? Se não tiver feito e sido aprovado, vc ainda não é funcionário da Infraero, e portanto, só recebera o auxilio para o curso. Só depois de aprovado no curso, se torna funcionário efetivo e recebera seu salário.

  11. Pessoal, ajuda ae. Fui um dos convocados pra BH e já sou funcionário da Infraero. Até então eu não iria aceitar, mas acabei de ler este ítem do edital:
    .
    2.10 Quando o candidato habilitado for empregado da INFRAERO, receberá seu salário base, benefícios e a Bolsa-Auxílio, conforme subitem 2.7, que será providenciada por meio da folha de pagamento.
    .
    Então se entendi bem, ganho meu salário mais a bolsa que os candidatos ganham ne????

  12. Segue as convocações a serem feitas: PNA e PTA
    PNA: Carolina-MA 2; Jacareacanga-PA 3; Altamira-PA 3; Imperatriz-MA 1; Almerim-PA 1; Cruzeiro do Sul-AC 1; Itacoatiara-AM 1; Manicoré-AM 2; Tefé-AM 2; Tarauaca-AC 2; Paulo Afonso-BA 1; Montes Claros-MG 1.

    PTA: Goiânia 2; BH 3; RJ (Jacarepaguá) 1; Macaé 4; GRU 4; Londrina 4; Campinas 2.

  13. Boa Noticia BH, 3 convocações pra PTA, ou seja, no mínimo, vão chamar o 10º, 11º e 12º. Jah chamaram 6, e 3 desistências, é só fazer as contas. Entrem na comunidade do face : Infraero- Navegação Aérea 2011

  14. nenhuma notícia sobre PEM, mal temos notícias sobre a gente… só posso desejar tudo de bom! Abraço

  15. Olá pessoal! Fui convocado semana passada para PTA em Campinas. Já levei toda a documentação e agora estou com as guias para fazer os exames. Felizmente fiquei na conta para já entrar no curso de agosto… :)
    A única coisa que estou com medo é dos testes que eles farão conosco no hospital da aeronáutica… pelo que ouvi falar aqui é osso. Vcs acharam muito complicado?? Muita gente é reprovada? Eles são tão rigorosos assim?

  16. E aí, pessoal do ES, alguma novidade de quinta? Obrigado.

  17. Galera… Boa sorte nos exames e estamos esperando vcs aqui no icea… Sou da t1 do curso de controladores de trafego aéreo . Abraço

  18. Antes de me enviarem o telegrama, recebi uma ligação da infraero para confirmação de endereço. Me informaram que 5ª feira irei conhecer o aeroporto, apresentar os documentos e bater um papo com o pessoal. Depois disso, eles me encaminhariam para os exames médicos. Pelo que intendi nem todos são feitos no ES.
    Muito provavelmente não irei assumir a vaga, tudo vai depender de como vai ser a primeira impressão 5ª feira.

  19. Opa, o negócio tá rápido então, Douglas! Além de se apresentar na quinta com os documentos, eles adiantaram mais alguma coisa, como exames a realizar, etc?

  20. Hoje recebi o telegrama e na proxima 5ª (28/06) devo comparecer para apresentar documentos.

  21. Atualizaram a lista hoje no site da infraero.
    Nao houve mais movimentação para Ribeirao Preto.

    Quem já esta fazendo o curso ou ja esta dentro mandem informações.
    Abraços

  22. Alguém tem notícia de convocações para o RJ?? Alguém do RJ está acompanhando por aqui?

  23. Eh galera… me chamaram. 6º PTA BH. Abraços a todos, vou dando informações… tb vou postar a lista de documentos.

  24. Pessoal do ES, por favor, avisem sobre desistências, mais vagas, etc. Estou na casa dos 20 e essa chamada me encheu de esperança!

  25. Pessoal, assim como com o Douglas, me ligaram também.. passei em 5º pra PTA – Vitória/ES, aqui vão fazer a 1a chamada dos 10 primeiros, curso começando 06/agosto

  26. Fala galera !
    Me ligaram hoje para avisar que fui convocado.
    Passei em 3º CRO – PTA Vitória/Es

  27. Peço a vocês com imensa humildade: Como acompanhar o concurso pelo diário oficial??? Qual seção??? Encontro vários sites para o diário oficial sendo que cada um com informações diferentes? E fora os outros que não entram. Alguém pode me ajudar?

  28. Nada de novidade até agora para os CRO-PNAs, não chamaram ninguém ainda!

  29. Então, a minha cidade não mudou nada!
    mas alguma coisa eles atualizaram, pois o arquivo é de ontem 17/05.vai ver a sua tbem nao mudou nada.

    Abraços

  30. Ai Galera acho que deu outra atualizada mas para Ribeirão Preto ainda não mudou nada!!
    Tenho algumas dúvidas.
    Será que me chamam? Passei em 33º em PTA Ribeirão Preto
    Sou míope… então já era?? até que grau mais ou menos??kkkkkkkkkkkkk
    O loko a galera aqui mete medo com essas paradas de exames e tals.
    Abraços a todos. Boa sorte

  31. Marcos,
    até o concurso expirar, todos os habilitados têm chance. Mas não se prenda nesse concurso. Tente outros!

  32. Oi gente sou novo aqui…Passei em 27 para PTA Uberlândia, já chamaram 11…Será que tenho alguma chance *.*

  33. Alguém por favor me explica, ou melhor dizendo, traduz, como entender o posicionamento das convocações que se encontram no site da INFRAERO?
    Desde já agradeço.

  34. OI LOLITA!! AINDA NÃO TENHO FACEBOOK! SOU DE CERTO MODO IGNORANTE NO MEIO DIGITAL, SE VOCÊ ME PERMITE GOSTARIA DE NÃO PERDER CONTATO CONTIGO POIS TENHO ESPERANÇAS DE QUE SEREMOS COMPANHEIROS DE TRABALHO!!

  35. OI LOLITA !! SE JÁ CHAMARAM 28!! E NÓS ?? LEMBRANDO QUE EU SOU SUA SOMBRA SOU O 39º RSRSRSRS!! SERÁ QUE DEMORA?

  36. Olá! Bom dia!

    Gostaria de saber qual o salário atual (sem os benefícios) para o cargo de PNA.

    Att

    Daiane Coutinho

  37. Saudades daqui!
    A turma parece que deu um tempo por aqui e se mudou para o Face.
    Acredito que a situação para os PNAs está mais perto que longe. O negócio é esperar mesmo. Felizmente passei em outro concurso federal. Mas o salário com os benefícios não chegam muito perto da Infraero. Lá na Universidade Federal adota-se o plano de cargos e salários, desempenho, qualificação, metas e a cada ano tende a uma promoção ou não dependendo de cada um.

  38. alguém sabe dizer se os pst´s tem q tomar essas vacinas ? e quais exames são feitos????

  39. Juvenal,

    O curso de PTA em SJC é muito difícil?
    Houve gente eliminada da sua turma durante o curso por nota baixa???

    Desde já, valeu!!!

  40. Leandror
    Estou acompanhando nos links abaixo. no site da Infraero e pelo Facebook. A última atualização da lista da Infraero foi mesmo feita no dia 8 de março, vai ver atualizam de novo daqui a alguns dias.

  41. Senhores,

    Por onde estão verificando as convocações? A listagem no site da Infraero está parada em 08/03/2012. Tem mais alguém do RJ acompanhando esse fórum?

  42. Pô galera, tb tô querendo saber onde acompnhar as convocações, alguém pode dar uma luz aí?

  43. Falaaaa galera… passei nos exames psicológicos e, estou a caminho do CTA em São José dos Campos :D irrull :D

  44. Desculpa perguntar, mas onde eu acompanho essas convocações?! Quero ver se a minha fila ta andando e eu to dormindo!!!!

  45. o pessoal ta fazendo os fazendo os exames no hasp. tem gente dançando nos doc e nos exames

  46. Caraca, Lolita, 28 pra 9!?1 Será que eu passo nesses testes? Meu Nick é Wicked…. (kkkkk). Parabéns e vê se não abandona o fórum!
    Só pra variar um pouco: Juvenal, eu vou ser chamado??? (kkkkkkkkkkk)

  47. Cadê a turma de Ribeirão Preto??????? Já chamou 28 pra serem selecionados 9!!!! E eu pulei pra 10º. Acho que entro agora.
    Feliz!

  48. Não sei, vai ver é na hora de avaliar que o rigor muda.
    ENA tb precisa fazer os exames? (e continuar fazendo anualmente?)
    Valeu Lolita!

  49. Quando eu vou fazer, os PTA e a gente PNA fazem todos juntos, os mesmos exames.

  50. lolita

    Ouvi dizer que o exame médico para o cargo PNA é um pouquinho menos rigoroso que o de PTA.
    E para o cargo de ENA, também tem exame psicológico e médico??

  51. lolita

    Só não dá pra generalizar, cada caso é um caso a ser avaliado no exame.

  52. Pessoal fiquei com uma dúvida. De acordo com o PAEAT esta primeira turma em SJC teria 20 alunos , mas só convocaram 16 para os exames e mesmo assim nem todos passaram. Para onde foram as outras vagas? Será que ainda tem nova convocação para esta turma?

  53. ana e michele,
    vamos manter a sobriedade. pq um colega meu que não não conseguiu renovar o ccf devido problema na visão e hj ele e ais. experimetem falar direto com um pta pra ver se procede a expectativa de vcs.tem de obedecer à ica 63-15. eles no maximo dão um prazo pra pessoa se tratar, caso de prob na hora.

  54. É isso aí Ana, quanto ao exame não é um bicho de sete cabeças, no máximo deve ter umas cinco! rsrs

  55. Conheço dois PTAs que entraram com ciso. Como diz a Michele, com certeza o ciso do referido colega estava com problema. E esses dois PTAs tem miopia alta e entraram. Aceita correção e ainda pode refazer os exames. Não é esse bicho de sete cabeças. Nem para aviadores da AFA é mais assim, o único exame radical da AFA é que não pode ter problema de visão nenhum, nem com correção, quer dizer na minha época, não sei como está hoje.

  56. Victor

    Vai ver os cisos do candidato estavam causando problema na arcada dentária ou prestes a causar.
    Mas cada caso é um caso!! Não é todo mundo que tem os cisos que vão mandar retirar, somente os que estão causando problema!!!!!

  57. os testes são feitos nos olhos separadamente.
    os dois tem de atender o previsto senão fica inapto.

    3.7.1.2 Acuidade visual a 35 (trinta e cinco) centímetros J-8 em cada olho, separadamente, sem correção, e J-2 com correção

  58. Ué. se eles contrariam eu não sei… só sei que por exemplo o 2º colocado de uberlândia vai ter que refazer o teste de visão por causa de 0.5 graus em um dos olhos e, vai ter que apresentar a radiografia de arcada dentária com os cisos arrancados em 30 dias.. :)

  59. Victor Abraao Urata
    Estranho esses exames. O ciso faz parte da estrutura normal da boca e a aeronáutica tem como anomalia???? Que fundamento para isso?
    O que consta na ICA 63-15 que regula a inspeção de saúde de ATCO:
    Aplicado nas Inspeções de Saúde iniciais e periódicas.
    a) Presença de um número de dentes, compatível com uma função mastigatória
    assintomática, tolerando-se próteses que satisfaçam essa condição e que não prejudiquem a
    fonação;
    b) Ausência de cáries profundas; (ou seja, tolera cáries leves)
    e) Ausência de deformidades maxilares ósseas, ou de tecidos moles ou
    dentários, congênitas ou adquiridas, que dificultem a mastigação ou a articulação da palavra. (o ciso não dificulta a mastigação, ajuda).
    3.7 EXAME OFTALMOLÓGICO
    3.7.1 REQUISITOS VISUAIS
    Serão aplicados nas inspeções de saúde iniciais e periódicas.
    3.7.1.1 Acuidade visual a 06 (seis) metros
    Visão igual a 20/30, em cada olho, separadamente, com ou sem correção. (até com correção ele tolera 80% de visão)
    3.7.1.2 Acuidade visual a 35 (trinta e cinco) centímetros
    J-8 em cada olho, separadamente, sem correção, e J-2 com correção
    Se alguém foi desclassificado tendo essas especificações é passível de recurso, pois a ICA deixa claro os limites o que não foram praticados com o seu exame.

  60. Victor Abrão Urata de Oliveira
    Então eles contrariam a ICA 63-15 que tolera até 80% de visão com correção.

  61. Alguém sabe quando devem começar a chamar os PTA do Rio de Janeiro/RJ ?
    Agradeço desde já!

  62. 1)… quanto ao dente ciso… eles entendem que e risco futuro e por isso tratam como problema.. entao mandam arrancar. quanto ao exame de vista.. vc precisa ter 100 por cento de acuidade visual com correcao… entao se voce tem problemas de vista tipo cerotocone, ja vai de lente… pq se nao der 100 porcento eles te barram…. enfim.. e bem chato os exames

  63. Victor

    Como assim, não pode ter os dentes do ciso???

    O dente do ciso é um dente tão ou melhor que os outros. Único problema do coitado que como ele é o último a nascer, muitas vezes, não encontra espaço para se posicionar. Então, ele pode ter espaço e nascer bem, ou pode ser um dente que apresenta problema devido ao exposto.

    SE ele não estiver dando problema, a pessoa não precisa retirá-lo.

    Por que vc disse que o exame de vista é rigoroso? Não é tipo o exame que fazemos no oftalmologista?

  64. Fala pessoal.. .Estou desde quarta aqui em Brasília fazendo os exames no HFAB… Tudo muito tenso… O exame de vista é rigoroso… o exame dentário é foda (se você tiver 1 cárie que seja te mandam embora, não pode ter os cisos), o de audiometria é refeito, o fisiologista confere tudo… e no segundo dia (hoje) foi o psicotécnico… nussaa…. muito difícil… a carreira de PTA tem os exames mais longos… começaram os testes Às 7 e 40 e terminaram já eram 11…. é fazer desenho de árvore, casa, um homem, uma mulher, fazer riscos, saber como o dado gira, questionário social, enfim, exaustivo os testes…. só não entendi até agora porquê dois dias se você não faz nada a tarde… só pra jogar din din fora mesmo…. mass… é isso.. ahhh.. eo resultado não sai na hora.

  65. Nilton, segundo uma colega do grupo no face, a parte de navegação e controle de tráfego não será afetada com as privatizações. Oxalá!

  66. ESSA NOVA ENTREVISTA NO TÓPICO DE CONTRATAÇÃO, É RELATIVA AOS AEROPORTOS PRIVATIZADOS OU GERAL??????

  67. Vale salientou, entretanto, que não haverá prejuízos para os trabalhadores. O acordo assinado com os sindicatos será respeitado com rigor. Por esse formato, após três meses da assinatura dos contratos, o concessionário vai indicar os funcionários que deseja manter. Quem optar por permanecer na Infraero será remanejado, preferencialmente para áreas da empresa na mesma cidade, ou para aeroportos próximos, como o de Goiânia e Palmas, no caso de Brasília.

    Viracopos é a única preocupação do presidente da Infraero, em relação à transição, porque possui cerca de 800 funcionários e está em local isolado. Ele lembrou que o funcionário que for transferido, além da ajuda de custo, receberá adicional por um ano. Hoje, faltam funcionários em Salvador, Recife, Confins e Congonhas, disse o presidente da estatal, lembrando que esses terminais poderão receber pessoal transferido dos aeroportos privatizados.

    Vale informou ainda que a Infraero não vai contratar funcionários pelo prazo de dois anos, até que todos os empregados dos três aeroportos privatizados sejam absorvidos. Este também é o prazo para preparar a empresa para o processo de abertura de capital.Vale salientou, entretanto, que não haverá prejuízos para os trabalhadores. O acordo assinado com os sindicatos será respeitado com rigor. Por esse formato, após três meses da assinatura dos contratos, o concessionário vai indicar os funcionários que deseja manter. Quem optar por permanecer na Infraero será remanejado, preferencialmente para áreas da empresa na mesma cidade, ou para aeroportos próximos, como o de Goiânia e Palmas, no caso de Brasília.

    Viracopos é a única preocupação do presidente da Infraero, em relação à transição, porque possui cerca de 800 funcionários e está em local isolado. Ele lembrou que o funcionário que for transferido, além da ajuda de custo, receberá adicional por um ano. Hoje, faltam funcionários em Salvador, Recife, Confins e Congonhas, disse o presidente da estatal, lembrando que esses terminais poderão receber pessoal transferido dos aeroportos privatizados.

    Vale informou ainda que a Infraero não vai contratar funcionários pelo prazo de dois anos, até que todos os empregados dos três aeroportos privatizados sejam absorvidos. Este também é o prazo para preparar a empresa para o processo de abertura de capital.

  68. verdade, mas tem de ser um doido saudável. Não “qualquer’ doido. Os doidos certinhos não entram, nem os fora da casinha, mas aqueles que batem o pênalti, corre pra trave e pega a bola, e depois apita o tiro de meta.

  69. lolita
    Mas o pré-requisito para entrar na INFRAERO é ser doido. Só lá dentro sabemos disso. Ahahahahahahhahaa

  70. Vou contar o que aconteceu comigo:
    O meu foi tão estressante que, à noite, sonhei sendo atacada pelo alfabeto.
    o “A” correndo atrás de mim. e eu gritava: aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhh
    hehehe
    verdade pura.

  71. Angélica

    Ajudou sim, obrigada pelas dicas!!!!!!!
    Boa sorte pra vc, qto vem o resultado?

  72. Mi,
    Teste de QI foi o termo usado pela pessoa que estava aplicando os testes quando perguntei quantos ainda faltavam.
    Vou falar tudo o que eu lembro, não necessariamente na ordem:
    1 – Uma folha com 50 quadrados numerados, distribuídos aleatoriamente.Você tem um tempo (curtíssimo) para ir riscando os números em ordem.
    2 – O teste dos pauzinhos, tipo o do Detran.
    3 – Vários testes tipo “qual o próximo da série”. Com cubos, desenhos, formas, números, etc.
    4 – Teste de habilidade verbal tipo: o piano está para a música assim como a voz está para…
    5 – Teste com engrenagens, pesos, gangorras, tipo: se essa roda girar pra direita, pra que lados as outras giram.
    6 – Testes de personalidade tipo: o que você faria se…
    7 – Entrevista com psicólogo (individual).

    Mais ou menos isso, Mi.
    Tudo cronometrado.
    Uma verdadeira maratona. Mas deu tudo certo no final.

    Espero ter ajudado,

    ;)

  73. AngélicaSBLO

    Teste de QI, vc tem certeza?? Ou eram testes que avaliam a rapidez, o raciocínio lógico do candidato,etc. (o que diz no edital), mas não necessariamente que irá avaliar o QI…??
    Obrigada!

  74. AngélicaSBLO

    Qto tempo depois do dia do teste vem o resultado?
    Teve entrevista individual com a psicóloga e tb dinâmica de grupo, apresentação, etc.? Ou é tudo bem individualizado?
    Valeu!

  75. As de escola militar ainda são piores, uma semana de psicoteste e ainda te deixam com fome já que vc não pode sair da organização militar, senão é tido como desistente. Tinha até prova de física no psicoteste, nunca vi isso.
    Mas realmente, é cansativo.

  76. Post de conselho:
    Preparem-se para o exame psicológico.
    Foram 4 horas de testes de vários tipos, incluindo QI e personalidade.
    Foi sólido.
    Achei mais difícil que a prova da FCC.

  77. To achando que nossas convocações para PNA, iniciarão apenas no próximo semestre… Analisando que ainda tem o concurso passado em vigor e a INFRAERO com medo de abrir os portões, aí fica difícil!

  78. Pedro

    Eu acho que a declaração é a nossa assinatura em algum documento lá na hora afirmando não termos sido condenados, punidos, etc. e não um documento que temos que levar pra provar isso… se eu estiver errada alguém explique melhor….

  79. Alguém me ajuda por favor. Onde consigo esses documentos ? Essas declarações firmadas? E) apresentar declaração firmada pelo candidato de não ter sido, nós últimos cinco anos, na forma da legislação vigente: e 1) responsável por atos julgados irregulares por decisão definitiva do tribunal de contas da união, do tribunal de contas do estado, do distrito federal ou município, ou ainda, por conselho de contas do município. E 2) punido, em decisão da qual não caiba recurso administrativo em processo disciplinar por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo. E 3) condenado em processo criminal por prática de crime contra a administração pública, que esteja capítulado nós títulos 2 e 3 da parte especial do código penal brasileiro.

  80. Tudo calmo… e a última atualização da lista do cadastro no site da Infraero foi feita dia 15/2.

  81. Valeu DavidBH !
    Só que este doc está disponível desde 15 de dez 2011.
    Estamos todos esperando por mais atualizações, inclusive a da pág 100 deste doc.

  82. Não vejo a hora de tirar uma foto sentada embaixo da placa azul que aparece aqui no início do blog!! :)

  83. Pedro
    Isso mesmo, tem o exame psicológico pela frente, mantenha a calma e fique doido só depois, rsrs!

  84. Não é possível que daqui pra abril não chamem nenhum pna… Essa espera ainda vai me endoidar… Ops Mais ainda tem o exame pisicologico então não posso endoidar agora Rsrs

  85. Gleison

    Tudo calmo por aqui mesmo (no site PCI concursos, os fóruns morreram!). Tem que chegar algum telegrama pra animar o povo!

  86. jose henrique
    Em abril começa o curso pros que passaram no concurso 2011 – CRO-PTA, já quanto às siglas eu não sou especialista no assunto, quem já trabalha na Infraero pode te falar. E é sigla que não acaba mais pra determinar as funções! Antigamente em 2009 eram mais, agora juntaram várias funções numa só, PNA.

  87. alguem poderia me tirar uma duvida…esse curso q vai começar em abril é para pta o q? Torre, OEA etc? Alguem sabe me informar?
    Grato

  88. MicheleRS,

    Abre ele no Internet Explorer, que ele vai pedir para executar o plugin do Windows Media Player… Se aparecer a barra amarela na parte superior você clica em executar… Não tem erro… acabei de testar aqui e ta funcionando legal.

    =D

  89. Obrigada pelos sites!

    Edywill
    Este site “máquinas voadoras” costumava funcionar no meu computador, mas agora pede pra instalar um plug-in que não instala de jeito nenhum, então não entra mais. Já que vc diz que ainda funciona, vou tentar abrir o site em outro computador!

  90. Pedro,

    Ninguém sabe qdo começa o curso de PNA, se começar mesmo em abril junto com o de PTA, vão ter que chamar em março.
    Caso não chamem, não tenho ideia se o curso foi adiado ou somente no próximo semestre.

  91. Oi, guerreiros, alguma novidade de quando será as turmas de pna? Acredito eu se não chamarem nessa mês para os exames, talvez só em agosto o que vocês acham?

  92. Olah pessoal!Eu sou de são paulo mas prestei para outro estado.Caso me chamem onde eu farei os exames médicos no hospital da aeronaltica daki ou do estado para o qual eu prestei?
    Desde já eu agradeço

  93. Obrigada Arthur, sabe se tem algum site com o radar de Guarulhos e de Porto Alegre? (antigamente tinha, hoje os que eu sabia não funcionam mais!) Aparecia até o radar com os aviões saindo e chegando, era bem bacana!

    Valeu!

  94. Antigamente havia uns sites na internet através dos quais se podia ouvir o áudio das torres de controle de voo ao vivo e também o radar. Agora estes sites não entram mais… alguém sabe se foram bloqueados ou tem algum que ainda funcione para escutarmos?

    Valeu!

  95. Não vejo a hora de ser chamado e largar tudo! Só não minha lindíssima e maravilhosa esposa! Um pouco de saudade sempre faz bem…

  96. lolita

    Sim, é por isso, e alguns que passam nos exames ficam na espera pro próximo curso (conforme falaram no Facebook) porque às vezes chamam muitos a mais e nem tantos reprovam!

    Ninguém descobriu ainda se o curso de PNA tb começa em abril?
    Março tá aí, tá na hora, tá na hora…!

  97. michele
    vc nao acha q pq tem muita gente reprovada/desistente???lha o post do vitor….por isso ela sempre chama mais.

  98. Será que o curso PNA tb começa em abril?Caso sim, as convocações terão q ser em março…

  99. Boa tarde pessoal… Fui à Infraero hoje…. nos apresentaram a torre e tal e vão nos encaminhar para os exames médicos através da UNIMED e, então depois dos resultados é direto pra Brasília para fazer as consultas médicas e o exame psicotécnico, lá no HFAB da Força Aérea…. Chamaram 7 em Uberlândia sendo que só comparecemos 4 então chamarão mais 3 para ver se consegue-se completar a 5ª vaga… Segundo o funcionário da infraero o curso começa em 9/04 mesmo… e não tem alojamento mesmo…

  100. Lolita,

    No grupo Infraero 2011 escreveram sobre PTA Londrina:
    “Existem 10 vagas, ou seja, 10 pessoas trabalharão, fato. Para os exames médicos serão chamados 20, em caso de desistência ou reprovação dos 10 primeiros aprovados, serão chamados estes outros dez chamados a mais”.

    Então na próxima atualização daquela tabela da Infraero, 20 PTAs de Londrina sairão da lista, 20 a menos aparecerão lá, certo? Ou somente os candidatos aprovados nos exames saem daquela tabela?? A última atualização feita foi no dia 15 de fevereiro.

  101. Michele
    20 de Londrina, onde vc viu? mas se são 10 vagas eles devem estar prevendo as reprovações.

  102. Galera, eu acho que já perguntei isso, mas já passou tanto tempo que já esqueci! Tem outro local que podemos acompanhar as convocações sem dependermos dos telegramas? Tenho um “probleminha” com correspondência…

  103. Puxa, que inveja (no bom sentido…)! Se bem que para mim, seria lindo ser convocado à partir de abril do ano que vem, já que não tenho FGTS. Eu pegaria mais uma licença-prêmio e não iria a SJC tão duro…. Mas essa ansiedade…

  104. Puxa, 10 Londrina, 7 Uberlândia… nada de BH e outros lugares…
    PNA’s, se preparem, pessoal gosta de fazer as coisas no susto.
    Abraço

  105. Nos grupos do Facebook os CRO-PTAs começaram a relatar a chegada do telegrama, em Londrina já chamaram 10!

    E até agora nada de chamarem nenhum CRO-PNA.

  106. O Space Valley é uns 1500, dividindo o quarto com 3 dah 500 pra cada… o Blue Inn mesma coisa (500), mas o quarto eh individual (eu acho)…

  107. Uma controladora me falou que os dois melhores lugares são Space Valley , ou Blue Inn. Dá pra dividir o quarto com 3 pessoas e tem ateh academia no prédio. Me parece que eh um quarto-sala bem grande… abraço

  108. Assim, alguém sabe de alguém mais que foi chamado para o curso de PTA? to precisando organizar um lugar pra morar em SJC

  109. Ok Ok!!! :D a de Hepatite B é nervosa… tá doendo faz 3 dias…

  110. Parabéns, Vitor!
    Vou começar a tomar as vacinas que não tomei! É melhor antecipar essas agulhadas..!
    Qualquer coisa sobre CRO-PNA avisa, certo?!
    Agora é só sucesso!

  111. Super parabéns Victor, sucesso!
    Como já comentaram aqui, vai nos contando as etapas até chegar em SJC!

    Valeu!!

  112. Boa noite a todos, passei para o cargo PNA BH alguém possui algum tipo de informação sobre este cargo e possível numero de convocados? ou alguma convocação? Quantos funcionários desta função existe nos aeroportos de BH? São sempre civis?

    Agradeço a todos.

    Gustavi

  113. Victor;

    Boa sorte nos exames, e que essa profissão de controlador de tráfego aéreo lhe traga muitas realizações. Depois dessas vacinas obrigatórias, todo o resto é moleza, rsrsrsrsrs
    Compartilha conosco as próximas etapas, até chegar em SJC ok.

  114. Parabens Vitor…uffa ateh q enfim uma noticia animadora einh….vaLEW por nos participar la cara…boa sorte e tudo de bom falow

  115. Victor Abrão Urata de Oliveira

    Vc fez o concurso para CRO-PTA em 2011?

    Obrigada pela dica das vacinas!

    Alguém que já trabalha na Infraero sabe se estas vacinas são exigidas também para os candidatos CRO-PNA??

    Valeu!

  116. Boa tarde pessoal…. chegou meu telegrama de convocação – fiquei em 4º lugar na SBUL – Uberlândia… achei engraçado… chegou o telegrama no dia 18, sexta de carnaval às 19:30 e, colocaram data para apresentar os docs em 29/02/2012 hdfusihfsahiufhsa achei meio apertado mas acabou que deu certo… já consegui e vou até o RH da SBUL na segunda… dia 27 apresentar os documentos…. Só dá uma dica aqui… corram atrás dos cartões de vacina e os atualizem, em especial as vacinas de tétano(1 dose e 1 reforço), hepatite B(são 3 doses) e febre amarela pq pedem para apresentá-lo e, quem não tiver CTPS (carteira de trabalho), corram e façam a mesma porque modificou a forma de conseguir a CTPS e agora demora 15 dias úteis…. to com o braço todo dolorido de tanto levar agulhada para comprovar as vacinas….. quanto a data do curso, será que vai ser isso mesmo? 09/04? pq se for eu to realmente fodido hsauhaisuhaisuh to no 9º período da faculdade e, queria ao menos terminar o semestre pra evitar perdê-lo…. :D
    Um abraço pessoal…

  117. Pessoal, boa noite!

    Eu li vários comentários neste tópico e fiquei com uma dúvida… o pessoal do concurso de 2011 (PTA) está ansioso pela contratação, mas ela não ocorrerá apenas à partir de maio de 2013, dado que o concurso anterior ainda está vigente?

    No meu caso eu estou um pouco receoso se serei chamado, prestei para o cargo de PTA em Guarulhos, e me classifiquei em 6.

    Existe alguma chance da convocação ocorrer antes de maio do ano que vem?

  118. o questão dos PNA é a seguinte:
    antes era AIS e OEA.
    AIS – atende os pilotos na sala AIS e os ajuda na elaboração do Plano de voo, rota, ver a meteorologia, enfim, dá todo o suporte pra segurança do voo
    OEA – fica numa espécie de estação para transmissão dessas mensagens, seja por um circuito fixo ou móvel. Onde tem torre quem fala com os pílotos é o controlador, onde não há quem faz este serviço é o OEA. Ele nao “controla” mas faz toda a coordenação entre os voos, quase a mesma coisa, só não “manda” nos pilotos.
    A Infraero desativou algumas estações fixas e transformou os OEA em AIS, atraves de um curso de 30 dias, já que no curso que vcs irao fazer já se aprende a ser AIS, mas o AIS não aprende a ser OEA..por isso ela tá readequando, dando uma chacoalhada pra ver qtos faltam.
    Acredito q seja isso

  119. Já estou na comuidade do Facebook!
    Só gente fina por lá. O legal é que podemos visualisar as “figuras” ansiosas que nem eu tbm!

  120. lolita

    Sabe de algo sobre o curso de PNA… será q tb começa em abril como o de PTA?

    Bem q podiam divulgar no site da Infraero mais informações, pros candidatos ficarem mais tranquilos… só pq é cadastro reserva não precisam deixar a gente sem saber de nada né…!

  121. AngelicaSBLO

    Obrigada Angélica! Pena que a Infraero não é sua, rsrs!!

  122. É isso aí meninas!
    Armazenem toda essa energia para trabalhar na Infraero porque trabalho é que não vai faltar…se Deus quiser!

  123. Michele :)
    Você parece ter tanta iniciativa, estar tão envolvida e afim de trabalhar que se a Infraero fosse minha, você estaria contratada!!!

  124. por isso sempre disso q tudo é muito relativo. acho o indice de desistente/reprovado muito alto. Imagina de 65 pessoas 43 dão negativo.quer dizer de 65 22 tão aptos?

  125. AngelicaSBLO

    Ganhar na loteria…
    Isso aí, enquanto a convocação não vem, o melhor a fazer é jogar na loteria, rsrs.

  126. Oi Sukar.
    Eu fiquei em 1°.
    Acho que eu 25° você tem que ter um pouco de sorte, mas é possível ainda.
    Essa é minha opinião pessoal, tá?
    Falo isso baseada nos desistentes voluntários e não recomendados em avaliação psicológica de 2009 (35 desistentes voluntários e 8 não recomendados, números altos considerando um total de 65 candidatos aprovados).
    Essa informação é daqui:
    (http://www.infraero.gov.br/images/stories/Infraero/Concurso/2012/candidatos_concurso01.2009-_15.02.2012.pdf) .
    Muitas pessoas não se dão conta de que o curso demanda que os candidatos fiquem 10 meses fora, outras passam em outros concursos, ganham na loteria, etc.
    De qualquer forma, boa sorte!
    Tem um cara que trabalha comigo e ficou em 29° que também está na expectativa. Mas, só para ilustrar, ele não sabe se tomaria posse caso fosse convocado porque não gostaria de deixar a esposa sozinha por todo esse tempo.

  127. calma lih,
    não procure lógica nas convocaçoes, pois teve 1 turma de 20 que 19 foram tudo pro norte, só 1 foi pro rs

  128. AngelicaSBLO, qual sua classificação para Londrina?
    Eu fiquei na casa dos 25º. Acha que tenho chance? ;/

  129. Calma xará (Léo), no segundo semestre terão mais turmas. Eu Fiz pra Guarulhos (SP) e também não terá convocados agora. eu acredito que aeroportos do vulto de Cumbica e Galeão tenham alguma demanda. O jeito é não perder a fé. O concurso vale por dois anos, e até lá, muitas águas vão rolar embaixo da ponte da Infraero!

  130. Juvenal:
    Será que essa fonte de convocações é fidedigna? Ficou de fora grandes aeroportos chaves, dessa primeira leva do curso de formação em S J dos Campos.
    A não ser que os 09 convocados de Ribeirão Preto-SP, serão preparados, e poderão escolher Ribeirão Preto, Guarulhos, Campinas, etc., e terão privilégios sobre os demais.
    Não dá para entender isso aí não, é injusto demais!!!

  131. E o ano começa no Brasil… vamos ver se agora começam as convocações tb!
    Feliz Ano Novo!

  132. Juvenal entao a Infraero que nao fizesse concurso pro Rio… po em 2 anos sao 4 turmas de 40, a primeira nao vai ter ninguem do Rio… foram 4000 inscritos, 2 aereoportos (Santos Dumont e Jacarepagua)…
    Ribeirao Preto teve 140 inscritos e 8 sao convocados de cara de 40 disponiveis no cadastro.. po que desvantagem.. vao trabalhar menos, ganhar o mesmo e ainda sao chamados antes..
    eu sei q vc nao vai mudar nada mas que indignacao.. vc estuda e fica entre os 10 primeiros de quase 4000 e o cara que tira uma notinha entre 140 pessoas mas nao tem concorrencia e fica em 8, ja ta dentro
    e o pior q nem e q nem todos os outros concursos q a fila vai andando, nesse se nao for pra essa turma espera mais 5 meses pra proxima e ainda tem o risco de nao ser chamado…

  133. Pow pessoal…poderiam por gentileza nos informar as fontes destas caras informações prestadas?É que eu e acredito q hajam outros assim como eu que fiquem meio confusos ai neh…pq eh uma spectativa srsrs + d qqr forma eu agradeço as informações transmitidas por qm anda + a parte do desenrolar das coisas….obrigado
    e aproveitem ai os ultimos instantantes dessa brisa maravilhosa q chamamos tao carinhosamente de carnaval
    rsrs

  134. Leo…
    A grande diferença é que, o Rio mesmo com dois aeroportos, um desses não é da infraero, entao nao conta, e o outro é como se fosse a boca rica da empresa, todos querem ir…logo, imagina-se como é o quadro de funcionários por lá né..=)
    já ribeirão preto não. . .

  135. tem veracidade isso? porque po uma cidade grande como a doRio com 2 aeroportos (n estou contando o galeao).. com 560 disponiveis no cadastro de 3855 inscritos nao vai chamar ninguem, mas ai ribeirao preto com 47 disponiveis no cadastro de 162 inscritos chama 8.. ta de sacanagem ne? qual a logica? a demanda de ribeirao preto eh maior que do rio de janeiro, com a cidade lotada e cheia de eventos?

  136. Esses códigos são os códigos ICAO dos aeroportos…
    se tiver dúvida, é só pesquisar por: SBGR ICAO…ou SBGR AIRPORT…ou SBPJ AIRPORT….
    aí ele vai te mostrar aonde é..=)…
    SBGR-Guarulhos
    SBPJ-Palmas
    SBUL-Uberlandia
    SBUR-Uberaba
    SBVT-Vitoria
    SBRJ-Rio de Janeiro, Santos Dumont

    e por ai vai..=)

  137. ei Juvenal… se puder traduzir as siglas agradeço muito… rs

    a maioria é leiga no assunto

  138. Me surpreendeu…nada de SBGR, nada de SBKP, nada de SBPJ, nada de SBGO, nada de SBTE, nada de quase nada…um monte de vaga para SBUL, SBUR, 8!!! e nada para as outras…que coisa. . . .

  139. Candidatos a PTA, duas turmas ATM005 estão previstas para 9/4.
    Elas serão distribuídas assim: 7 pessoas de SBUR, 5 de SBUL, 10 SBLO, 9 SBRP, 8 SBDN e 1 SBJV.
    Sem informações sobre PNAs ou ENAs.

  140. Quer q eu fale a verdade? Trabalho na aviação desde 1989, e desde então se fala isso. Mas nunca sai da intenção.

  141. Lolita, esse processo é naturalmente demorado, ou depende só de vontade política??

  142. Algúém tem alguma informação sobre alguma torre do nordeste, que atualmente está sob o controle da FAB, que poderá passar para o controle da INFRAERO?

    Postando novamente

  143. Putzz velho ateh q enfim uma lux neh ?vamos pensar positivo:vao chamar sim eh soh esperar…qm ta na lista curta o carnaval q depois eh infraero rsrs falow

  144. Eu já falei q os meus exames foram em 1 semana. No hospital da Aeronáutica ta pronto num dia só. E é o q eles querem. A gente ainda renova até hoje os mesmo documentos numa manhã.
    Acho que claro q dá tempo. Só acho que em cima da hora muita gente não vão pider ir por causa de emprego, família. etc

  145. Contando os feriados do período do carnaval, pra março não chamam mais os candidatos pros exames, muito em cima da hora né… será então que vão divulgar a nova data do curso?? (abril, maio, etc.?)

  146. Repetindo
    Se for verdade, não vai ser só esta pessoa chamada. Será mais de 20, considerando os reprovados nos exames.
    Quem precisa de óculos e não USA (por ex.) heheh

  147. Se for verdade, não vai ser só esta pessoa chamada. Será mais de 20, considerando os reprovados nos exames.
    Quem precisa de óculos e não sua (por ex.) heheh

  148. Pessoal, Extraído de um comentário no Grupo do Facebbok de Navegação Aérea!
    “Fulano de Tal
    Começou. Acabei de receber uma ligação do RH. PTA Uberaba (1o. lugar).
    Like · · Follow post · 55 minutes ago” Dia 16/02/2012.
    Troquei o nome pra preservar a privacidade do cara, mas tá lá pra quem quiser olhar…

    Alguém tem como confirmar isso?

  149. Algúém tem alguma informação sobre alguma torre do nordeste, que atualmente está sob o controle da FAB, que poderá passar para o controle da INFRAERO?

  150. Sou novinha sim ( 18 anos) e essa ansiedade de mãos dadas com a falta do que fazer está me matandooooo!!!! rs
    Vou tentar não surtar, juro! kkkkk

  151. Eh minha cara Raissa…!
    A Ana Clarice tem toda a razao. Esta sendo rapido sim.
    Nao va ter “Tic tic nervoso, hein!”
    Calma e muita fe´ e tudo vai dar certo. E´ so saber esperar.

  152. Raissa
    Calma. Justamente por ser convocação através de turmas, não pode convocar um aqui outro ali. Eles vão convocar já um montante definido justamente para preencher as turmas.
    Não esquenta, vai chegar a hora. Você é novinha (suponho), não fique de cabelos brancos logo, deixe para ficar quando virá ACT.

  153. Raissa
    Calma. Justamente por ser convocação através de turmas, não pode convocar um aqui outro ali. Eles vão convocar já um montante definido justamente para preencher as turmas.

  154. Minha experiência com concursos é .. … … ZERO rs
    Pensei que esse concurso seria como um vestibular, já que ele estudará turmas.
    Estou prestando outros concursos também… vamos ver o q vira!

  155. Raissa
    Você acha que um concurso de “cadastro de reserva” que homologou há menos de 2 meses está demorando para convocar?
    Não sei sua experiência com concursos, mas a minha é de convocarem a partir de 1 ano da data da homologação, isso para os 1º colados.
    Uma amiga passou em uma autarquia federal dentro das vagas e o concurso fará 2 anos agora em maio e ainda não foi convocada.
    Patience.

  156. Já desiludi desse concurso já…… quanta demora pra convocação! Será q isso vai dar certo?

  157. Lembrando a banda Magazine – Saudoso anos 80…
    Isso me dá, tic tic nervoso tic tic nervoso tic tic nervoso…

  158. Em rítmo de carnaval…Vai ter andar, vai ter que andar…!
    Um dia chega esse tão esperado telegrama…!

  159. Maringá e Jundiaí são bons exemplos. São do município. Controladores são funcionários da Prefeitura. Inclusive o concurso para Maringá estava aberto se já não fechou.

  160. Amigo juvenal,
    Sabe me dizer se há algum aeródromo brasileiro cujo controle de tráfego não seja realizado nem pela FAB nem pela Infraero?

  161. Ignorem-no. Ele deve estar pior que a gente!
    A fila parece que nem começou a andar, mas acho que quando começar, será às dúzias!

  162. Putzz a gente aki correndo atras de trampo e um maluko oferecendo empréstimos…sem noção einhkkkkkk

  163. Prezado Mr Juvenal
    Este bog tá virando bagunça. Já estão até divulgando ofertas de empréstimos!
    Pouco mais estão colocando ofertas como compras coletivas, etc.
    Não tem como monitorar isso?

  164. “Gleison
    O Espaço Aéreo faz parte da soberania de uma nação. Seria inimaginável, incabível, inconstitucional pivatizar serviços de espaço aéreo de qualquer nação”

    Não é bem assim, na maioria dos países do mundo o controle da aviação civil é privatizado, até mesmo nos estados unidos, na europa.
    Não é impossível que privatizem.

  165. já li algumas vezes as frases aqui: vi em outro forum, há rumores em outro forum…
    que forum é esse? qual o nome?

  166. oferta de empréstimo
    Veja a nossa lista de produtos e serviços disponíveis abaixo não hesite em contactar-nos se você tiver quaisquer perguntas ou comentários ou Se você colocar a sua encomenda online ou por telefone para o local. nossa equipe 24 horas por dia, 7 dias por semana. Aqui em rateecatlet serviço de empréstimo financeiro oferecemos completo soluções para melhorar o desempenho e sucesso do seu negócio para melhorar, por exemplo,
    Empréstimo Escola:
    Empréstimo de construção:
    Home Loan:
    Empréstimo Departamento:
    otheres:
    FINANCEIRA de Crédito Serviço Gospano Leo
    Mais de 25 anos de experiência
    Contato e-mail: Gospanoloans38@yahoo.com
    Uma e outra vez, seu sucesso é nosso sucesso
    Leo Gospano

  167. oferta de empréstimo
    Veja a nossa lista de produtos e serviços disponíveis abaixo não hesite em contactar-nos se você tiver quaisquer perguntas ou comentários ou Se você colocar a sua encomenda online ou por telefone para o local. nossa equipe 24 horas por dia, 7 dias por semana. Aqui em rateecatlet serviço de empréstimo financeiro oferecemos completo soluções para melhorar o desempenho e sucesso do seu negócio para melhorar, por exemplo,
    Empréstimo Escola:
    Empréstimo de construção:
    Home Loan:
    Empréstimo Departamento:
    otheres:
    FINANCEIRA de Crédito Serviço Gospano Leo
    Mais de 25 anos de experiência
    Contato e-mail: Gospanoloans38@yahoo.com
    Uma e outra vez, seu sucesso é nosso sucesso

    Leo Gospano

  168. Companheira Lih, acredito que os aeroportos com controladores militares são os TWR, não têm a ver com os aeroportos com controladores civis (casos de Cumbica, Viracopos). Um dia os militares controlarão somente os aviões e aeródromos militares, enquanto a Infraero ficará com os civis… Mas, dizem que isso só vai ocorrer no dia que o salário mínimo proporcionar saúde, lazer e educação para toda uma família. Quanto ao salário, o padrão militar é diferente dos civis. Eles ganham o soldo de acordo com a patente (se você é Tenente, seu soldo será de Tenente, não importa se você é piloto, controlador, enfermeiro…) mais algum adicional. Só que eles trabalham 8 horas diárias, e não 6. Uma amiga de minha esposa é controladora militar em Congonhas.
    Quanto a nós, não tem jeito, é só esperar pra ver…

  169. Oi gente guerreira!
    Concordo ipsi litteris, ipsi verbis com a cara MicheleRS em tudo.
    Espero muito que a Lih nao esteja correta em seus prognosticos. Vamos acreditar que tudo vai dar certo ainda para este ano. Certo gente?
    No mais,vou aguardar e dar um tempinho longe da ansiedade e deixar Deus tomar de conta de tudo.

  170. Há rumores em outro fórum de que o curso em março no ICEA será cancelado por já terem candidatos na reserva para serem chamados (pessoas que já tem o curso e estão na reserva).
    Pela demora é de se acreditar mesmo… mas por que fariam concurso se não precisam de gente agora??!
    O pior é não darem informação sobre as convocações aos candidatos, deixam todos a “ver navios”, pq a “ver aviões” tá difícil ein!!!!!!!

  171. …”Em abril de 2011, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) abriu inscrições para 160 postos de controlador de tráfego aéreo, disponíveis em todo o país, exceto no Tocantins, Piauí, Amapá, Roraima e Espírito Santo. O salário oferecido ao cargo era de R$ 4 mil bruto, ou R$ 3.300 líquido, aproximadamente. Podiam participar da seleção os profissionais formados na função e certificados pelo Instituto de Controle do Espaço Aéreo, Instituto de Proteção ao Vôo ou Escola de Especialistas da Aeronáutica.
    Esses candidatos passaram por análise curricular e avaliação da capacidade técnico-profissional, incluindo validação do certificado médico aeronáutico e do certificado de habilitação técnica nos órgãos selecionados. Os escolhidos foram admitidos para contrato de dois anos, que expirará até, no máximo, 18 de março de 2013, conforme Medida Provisória 527, de 18 de março de 2011″…
    Analisando o texto, percebe-se que o salário oferecido para iniciantes concursados é menor em relação aos que já tem a formação..
    Então se o contrato desses 160 contratados sem concurso vence no início de 2013, só aí já são 160 postos de controladores no país, sem contar os que serão remanejados, os que se aposentam etc
    É a oportunidade da Infraero mostrar sua competência para os novos concessionários ao gerir o espaço aéreo com base em formação de mão de obra e redução da massa salarial.
    -160 postos equivalem a 08 turmas de 20, tirando os que já possuem o curso do concurso de 2009, que estão aguardando a chamada, acredito que ao menos 80 serão convocados até a semana que vem, no máximo, em todo país, e mais 80 em curso em 2013…e prorrogando o concurso mais 80 em 2014… e assim até 2015… e que venha a COPA e o evento de 2016.
    Vamos acreditar, posso estar equivocada ao interpretar o texto, essa MP 527 foi só uma emergência. Agora é a vez de quem realmente esforçou e lutou por um ideal assumir estes postos.
    Contem com estes guerreiros INFRAERO, …
    É URGENTE URGENTÍSSIMO!!!
    CONVOCAÇÃO JÁ!

  172. O Espaço Aéreo faz parte da soberania de uma nação. Seria inimaginável, incabível, inconstitucional pivatizar serviços de espaço aéreo de qualquer nação

  173. Thanks a lot, Lolita! You’re awesome!
    Just keep waiting for glad tidings always.

    God bless you all, folks.

  174. Pessoal, td bom?
    tenho uma dúvida em relação aos documentos, quando no edital fala no item 2 do Capitulo II:

    “e) apresentar declaração firmada pelo candidato de não ter sido, nos últimos 5 (cinco) anos, na forma da legislação vigente:
    e.1) responsável por atos julgados irregulares por decisão definitiva do Tribunal de Contas da União, do Tribunal de Contas do Estado, do Distrito Federal ou do
    Município, ou ainda, por Conselho de Contas do Município;
    e.2) punido, em decisão da qual não caiba recurso administrativo, em processo
    disciplinar por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo;
    e.3) condenado em processo criminal por prática de crime contra a Administração
    Pública, que esteja capitulado nos títulos II e XI da Parte Especial do Código Penal
    Brasileiro e na Lei nº 8.429, de 02 de junho de 1992; ”

    Será que deveremos fazer uma declaração de próprio punho ou vai ter algo para assinarmos lá?

    Tomara que se resolva essa situação logo!
    Boa sorte a todos nós!

  175. Quem é de navegação aérea não tem de se preocupar, pelo menos por enquanto, pq não entrou na concessão.
    Take it easy.

  176. Pessoal, o que foi privatizado foram os AEROPORTOS, e não a INFRAERO! Pode ser que a empresa fique com pessoal excedente que possam ser remanejados, mas 49% da sociedade ainda são da Infraero…
    Me desculpem, mas sou otimista até algo der totalmente errado!

  177. 07.02.2012 – 19h57
    PSDB diz que privatizações dos aeroportos é contradição do PT

    Mariana Jungmann
    Da Agência Brasil, em Brasília

    As lideranças do PSDB no Congresso Nacional fizeram hoje (7) uma “crítica política” ao processo de privatização dos aeroportos de Brasília, no Distrito Federal, e Cumbica e Viracopos, em São Paulo, cujo leilão ocorreu ontem (6). Acompanhado dos líderes do partido na Câmara e no Senado, o presidente da legenda, deputado Sérgio Guerra (PE), disse que o PT usou as privatizações feitas pelos tucanos para atacá-los durante a campanha eleitoral.

    “No Nordeste, onde a presidente Dilma ganhou com mais de 10 milhões de votos, o discurso central do PT foi no sentido de dizer que nós [PSDB] iríamos privatizar o Banco Nordeste, o Banco do Brasil, os Correios. Nós nunca dissemos que iríamos privatizar nenhuma dessas empresas”, lembrou Guerra. Para quem, o PT agora está privatizando da mesma forma como o seu partido fez durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso e “não tem coragem política” de assumir.

    Apesar de acusar o governo petista de entrar em contradição, Guerra declarou que a crítica ainda é política e que as avaliações técnicas sobre as condições da privatização dos aeroportos serão feitas com o tempo. Ele também admitiu que se o PSDB estivesse no poder “seguramente” já teria privatizado os aeroportos há mais tempo.

    De acordo com o senador tucano, o problema não está em conceder a administração dos terminais à iniciativa privada, e sim na falta de controle social e de fiscalização sobre o processo. “Outras reformas teriam sido feitas também [se o PSDB estivesse no poder]. Teríamos marcos regulatórios mais firmes, agências reguladoras verdadeiramente públicas e que controlassem o funcionamento do mercado, e não essa festa que está aí”, declarou.

    Guerra criticou ainda o preço excessivamente baixo cobrado para a concessão e o fato de terem sido privatizados os aeroportos mais rentáveis e não os que causam mais prejuízos. “O filé foi concedido, o osso não”, disse.

    O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), antecipou-se à entrevista coletiva do PSDB e, mais cedo, discursou em plenário para defender o processo de concessão dos aeroportos e a decisão do governo petista de privatizá-los. “O que nos diferencia do governo anterior não é uma posição ideológica necessariamente em relação à privatização, mas o que privatizar”, disse Costa.

    O líder petista também ressaltou que a concessão dos maiores aeroportos vai render recursos para serem investidos nos terminais menores, que atualmente não são rentáveis. “Nós privatizamos a estrutura de prestação de serviços em terra para os aeroportos brasileiros, o que vai facilitar, com novos recursos e rapidez, a chegada de reformas para a Copa do Mundo e, ao mesmo tempo, recursos que estão entrando para serem investidos na aviação regional”, defendeu.

    Os aeroportos de Brasília (DF) e Cumbica, em Guarulhos (SP), têm o maior fluxo de passageiros do país e o Viracopos, em Campinas, o maior fluxo de cargas. O leilão para concessão dos três aeroportos ocorreu na Bolsa de Valores de São Paulo e totalizou R$ 24,5 bilhões de arrecadação para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As empresas vencedoras irão administrar os terminais, mas não o controle aéreo, que continuará nas mãos da Força Aérea Brasileira (FAB).

  178. Muita calma nesta hora e muito a ser acompanhado e refletido…
    ~Don`t put the horses before the stable is open… –
    Atentem para a seguinte frase extraida…
    http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-02-06/governo-faz-hoje-leilao-para-privatizar-tres-aeroportos

    A gestão do espaço aéreo nos aeroportos concedidos não sofrerá mudanças e continuará sob o controle do Poder Público.

    Agora na integra.

    Sabrina Craide
    Repórter da Agência Brasil

    Brasília – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) promove hoje (6) o leilão de privatização dos aeroportos internacionais de Guarulhos (SP), Viracopos (Campinas-SP) e Juscelino Kubitschek (Brasília). A licitação está marcada para começar às 10h, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

    Os vencedores do leilão serão os grupos que apresentarem as maiores propostas de preço para a outorga, que prevê a ampliação, manutenção e exploração dos aeroportos. Os valores mínimos foram fixados pelo governo em R$ 3,4 bilhões para Guarulhos; R$ 1,5 bilhão para Viracopos; e R$ 582 milhões para Brasília.

    O leilão dos três aeroportos será simultâneo e cada proponente pode apresentar proposta para todos, mas somente poderá ser o vencedor de um. Segundo o edital, grupos estrangeiros poderão participar dos leilões, desde que associados a empresas brasileiras. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) terá participação até 49% no capital dos consórcios.

    Com a privatização, devem ser investidos R$ 4,6 bilhões em Guarulhos; R$ 8,7 bilhões em Viracopos e R$ 2,8 bilhões em Brasília. Os concessionários também deverão recolher anualmente uma contribuição de 2% sobre a receita bruta da concessionária do aeroporto de Brasília, 5%, no caso de Viracopos e 10%, no de Guarulhos. A arrecadação será direcionada ao Fundo Nacional de Aviação Civil, administrado pela Secretaria de Aviação Civil. Os recursos serão destinados a projetos de desenvolvimento e fomento da aviação civil, beneficiando os demais aeroportos do sistema aeroportuário nacional.

    Os prazos das concessões são diferenciados por aeroporto: 30 anos para Viracopos, 25 para Brasília e 20 para Guarulhos. Os contratos poderão ser prorrogados uma única vez, por cinco anos. A concessionária de cada aeroporto deverá concluir as obras para a Copa do Mundo de 2014. A multa por descumprimento é R$ 150 milhões, mais R$ 1,5 milhão por dia de atraso.

    A partir da assinatura do contrato de concessão, haverá um período de transição de seis meses, prorrogável por mais seis, no qual a concessionária administrará o aeroporto em conjunto com a Infraero. Após esse período, o novo controlador assume as operações do aeroporto. A gestão do espaço aéreo nos aeroportos concedidos não sofrerá mudanças e continuará sob o controle do Poder Público.

    Os três aeroportos respondem, conjuntamente, pela movimentação de 30% dos passageiros, 57% da carga e 19% das aeronaves do sistema brasileiro. Os terminais concedidos serão fiscalizados pela Anac, que também será gestora dos contratos de concessão.
    Na última sexta-feira (3), a agência divulgou que nenhuma das propostas apresentadas para o leilão foi desclassificada da disputa. O número de propostas e o nome dos grupos proponentes serão divulgados apenas durante o leilão, à medida que os envelopes forem abertos. Mas a composição dos consórcios só será tornada pública ao final do processo para evitar a troca de informações entre os concorrentes durante o leilão.

    Edição: Juliana Andrade

    Ainda nao eh hora do desespero, gente!

    Boa sorte a todos!

    God bless you all!

  179. Até o final da próxima semana não pode passar né… caso passe, só pró próximo semestre?!

  180. Gente, navegação aérea não entrou no bolo das concessões.
    Ainda fica com a Infraero

  181. só pra deixar o texto bem entendido. Controladores não é se referindo a “Controladores de Tráfego Aéreo”.

  182. Creio que como a Infraero é CLT pode sim transferir os atuais funcionários. O grande problema é o sindicato aceitar, por isso eles estão falando que ninguém vai sair.
    Falo isso, pois como foi com a Telebrás (e filiais no Brasil) no qual os funcionários foram transferidos para as empresas privadas que compraram-nas.

  183. Eitah marhhh!

    Vão privatizar é tudo mesmo!
    Acredito que, por direito, não se pode transferir um concursados para uma empresa privada, certo?
    Agora, depois de já privatizado aí a história muda de rumo com as futuras contratações.
    O direito que nos assiste é garantido e deve ser mantido.

  184. RETIRADO DO JORNAL O GLOBO HOJE DE MANHÃ…

    BRASÍLIA e RIO — Com o sucesso no leilão de privatização dos aeroportos de São Paulo, Campinas e Brasília, o governo considera incluir na próxima leva de concessões os aeroportos do Galeão, no Rio, e de Confins, em Belo Horizonte, diz uma fonte do Palácio do Planalto. O aeroporto de Salvador também entrou na lista dos “leiloáveis” pelo governo. De modo geral, todos os terminais nas cidades-sede da Copa de 2014 estão no foco. Os investimentos necessários nesses aeroportos chegam a R$ 7,14 bilhões. Mesmo em um cenário de crise internacional, o ágio elevado dos leilões aguçou o interesse do governo federal em acelerar a promoção de nova disputa, que pode ocorrer até novembro.

    O leilão de segunda-feira ocorreu sete meses após os três aeroportos terem sido incluídos no Programa Nacional de Desestatização (PND). A previsão do governo é que, numa segunda oportunidade, esse prazo possa ser mais curto. Uma das opções é esperar seis meses após os novos controladores assumirem os aeroportos já leiloados, em maio. Nesse prazo — até novembro, portanto — é provável que haja alteração da composição dos consórcios vencedores, e o governo poderia reavaliar o cenário. Outra alternativa é antecipar o próximo leilão, para aproveitar o momento atual, com farto interesse nacional e internacional, e obter valores elevados.

    Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/proxima-escalas-das-privatizacoes-galeao-confins-3909890#ixzz1lmnVwtyi
    © 1996 – 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

  185. Muuuuuuuuuuuuuita calmaria!

    MicheleRs…uma luz, please!

    Sera q agora so depois do 2º semestre deste ano?
    Nao podemos perder as esperanças, jamais.
    Muita calma, paciencia, sabedoria e principalmente fe’ nesta hora.

  186. Façam-se entender:
    “Os demais serão realocados nos 63 aeroportos que continuam sob gestão da Infraero. Não contrataremos novos funcionários até que todos esses profissionais sejam realocados”, afirmou Vale.

    E agora Jose´?

  187. ´Eh seu Milton… Soh lendo tudo pra entender o que vc quis dizer com “ferrou tudo”
    Sera que vamos ficar congelados? ainda por quanto tempo? Espero que se faça justiça com nossas colocaçoes, tais redistribuiçoes vai sobrar pra todos ao passar destes 06 terrorificos meses!
    Neste caso, se jah sabiam destas privatizaçoes e de suas eventuais repercursoes, os Srs da autarquia suprema deveriam ter pensado antes de requererem abertura de tais concursos.
    Eh…mas ainda tenho muita fe´ e esperança, pois DEUS e´ Pai !

    Boa sorte a todos e leiam com atençao o link do Seu Milton:
    O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, reafirmou hoje que nenhum funcionário da entidade será demitido em função da privatização dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília, realizada nesta segunda-feira (06).

    Ele disse que nos primeiros seis meses após a assinatura do contrato todos permanecerão onde trabalham hoje e, após esse prazo, a concessionária poderá escolher com quais funcionários deseja permanecer. “Os demais serão realocados nos 63 aeroportos que continuam sob gestão da Infraero. Não contrataremos novos funcionários até que todos esses profissionais sejam realocados”, afirmou Vale.

    O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt, ressaltou ainda que, pelas regras do edital, as tarifas não vão poder subir livremente. Marcelo Guaranys, presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) complementou dizendo que as tarifas estabelecidas são tarifas-teto. “Estamos inserindo a concorrência nos aeroportos brasileiros. Os consórcios podem cobrar tarifas menores do que as tarifas-teto.”

    Eh isso ai´…… no meu, no seu, no nosso! ´Eh de lascar, viu!

  188. MicheleRs
    ´´E minha cara Michele…! Assim esperamos que estas proximas semanas sejam promissoras.
    Ate breve!

  189. Certo Lolita, obrigada!!
    Tá pior que fila de banco, vamos ver se começa a andar a partir da semana q vem…!!

  190. O cadastro reserva dos que não tem o curso não foi prorrogado, resta apenas os que tem curso. E qto aos da regional SUL conheço alguns que tem o curso sim e trabalham pra outras empresas q fazem o mesmo serviço. Lembrem-se q não é so a Infraero que tem Controlador e PNA (mas as outras empresas chama de OEA – Operador de Estação Aeronáutica) que é a mesma coisa, Na verdade este PNA é coisa da Infraero, na verdade nossa função ou é OEA ou AIS.
    O existente hj é apenas de quem tem o curso já. E se eles tem prioridade não sei, mas sei que apenas eu fui chamada até agora. Tanto que alguns do cadastro me ligam perguntando se a fila não anda?!

  191. Angelica e Lolita

    Os cargos mudaram de nome desde o concurso de 2009, então não sei quais números da lista correspondem ao cargo PNA.
    Mas a Lolita acha que talvez não tenham candidatos para fazer o curso na reserva…. e então está dito e que assim seja, rsrsrs!

  192. Angelica e Lolita

    Sim, fiz pra Pelotas-RS. Não faço ideia se os 12 PNAs que já tem o curso (mesmo sendo feito em outro local e não o de SJC) entram primeiro que os PNAs do concurso 2011 ou não… será que eles têm prioridade? Caso sim, vai ver estes até já receberam telegrama e os de 2011 vão ficar pra daqui uns anos…

  193. Oi Michele… dá uma olhada aqui: http://www.infraero.gov.br/images/stories/Infraero/Concurso/2012/01.2009-_27.01.2012.pdf
    De acordo com o site, a validade foi prorrogada até 03/05/2013 para os cadastros PANA-TIA, PANA-OEA, PMET e PTA.Existem algumas pessoas disponíveis no cadastro para PANA-TIA e PANA-OEA, mas digo isso só de olhar na tabela mesmo…
    Para Londrina, nem houve concurso para PNA em 2011.
    Sei que 2 dos 3 PANA-TIA admitidos em outra localidade vieram pra cá.
    Você fez para Pelotas?

  194. Olá Pessoal!

    Alguém aqui sabe se ainda há cadastro de reserva PNA para o SBJU (Juazeiro do Norte)?
    Liguei e falei com um dos PTAs de lá, mas não sabem informar. Disseram que estão precisando muito de apoio lá. Tanto PTA como PNA.

    Abraços,

    Gleison.

  195. Angelica

    Sabe me dizer se para PNA ainda tem cadastro reserva para a Regional Sul? Vi meses atrás que ainda tinha 12 ou 14… ??

    Valeu!

  196. Oi gente e prazer em conhecer.
    Sou fiscal de pátio (PSA) no aeroporto de Londrina e passei para PTA Londrina também.O clima aqui é de convocação iminente… mas ninguém sabe dizer quando exatamente.Não existem mais candidatos em cadastro reserva para a Regional Sul, 4 PTAs fazendo estágio prático na torre SBLO (a fase seguinte ao curso em São José dos Campos). Esses bolsistas (os que estão fazendo estágio prático) me disseram que quando saíram do ICEA no final do ano passado, os professores estavam se preparando para treinar muitos controladores da Infraero em 2012 (80 exatamente).
    Agora, como já foi dito antes, as convocações são imprevisíveis… até os funcionários do RH do aeroporto de Londrina estão ansiosos porque sabe que o aeroporto precisa de mais PTAs…
    Vamos tentar controlar nossa ansiedade antes de controlas o tráfego aéreo brasileiro, hehe… Está difícil, mas estou tentando encarar como um pre-teste psicológico para não ficar louca…

  197. Flávio

    Falaram em outro fórum que os exames são feitos no Hospital da Aeronáutica mais próximo. No meu caso, a cidade com o Hospital mais próximo de onde fiz a prova fica a 3 horas de distância, numa cidade onde tem Base Aérea.
    O local, endereço, deve vir bem explicado no tão esperado telegrama!

  198. perguntei pra uma controladora amiga minha, ela me disse q ninguem…
    eh nois mesmo, eh soh essa enrolação do governo acabar. A nova torre aki em Bh tah ficando pronta… veremos.

  199. Flávio
    Pessoal, sou de Alagoas, e fiz o concurso para petrolina. quando eu receber o telegrama, caso receba claro, é para fazer os exames onde? aeroporto de maceió que é próximo de minha casa, aeroporto de petrolina que foi para onde fiz, ou na sede da infraero em brasília?

  200. Tá meio político o fórum hoje, hein? Calma gente, o que tiver que ser será. Se eles não precisassem de gente, acho que não fariam concurso… Sei lá, posso ser ingênuo, mas prefiro acreditar e não perder a fé. A maior parte das pessoas que conheço são de bem e deve ter gente bem intencionada na SAC tb. Sem falar que, nas privatizações, 49% de participação ainda ficará com a Infraero…

  201. PUtzz c havia esperanças de um dia a PL aumentar, parece que a tendência agora é o caminho inverso.Até agora não me convenci de que isto será benéfico para nós brasileiros;eles vem com esse papo de que o governo não tem capacidade de gerir o bem público(embora sejam responsáveis pelo sucateamento e o não recrutamento de pessoal), que falta dinheiro,embora a arrecadação aumente em níveis estratosféricos…enfim:mais uma vez uma um governo brasileiro vende um bem nosso sem o nosso consentimento.Oq é triste eh saber que um dia esse msm partido (PT) fex critikas ácidas a este msm processo operado por outro governo…agora o vemos com a saliva escorrendo do canto dos olhos,q palhaçada!

  202. Boa noite, MicheleRs
    Hehehehehehehe “sinal de fumaça!” boa essa! – fumaça mesmo só na kbça da gente que tá doido pra receber alguma luz no fnal do túnel que não seja trem nem metrô!
    Tenho facebook sim, Michele, só que onde trabalho(Universidade), mantemos contato diariamente através desta rede social, o que provocaria muita especulação de todos os colegas e chefia, pois só anunciarei meu desligamento assim que tiver o telegrama em mãos.
    Já tenho visitado, sem ter que adicionar-me à comunidade. Mas falta de vontade não é não, viu!
    Muito obrigado novamente.
    Cordialmente,

    Gleison.

  203. Saiu no site da Infraero… logo os aeroportos irão a leilão…:

    http://www.infraero.gov.br/index.php/br/imprensa/noticias/4718-nota-da-sac-tcu-aprova-edital-de-concessao-dos-aeroportos-de-brasilia-guarulhos-e-viracopos-.html

    Será que a demora nas convocações não é um pouco por causa disso?? Não estão esperando isso se resolver para só então começarem a chamar os futuros funcionários?
    Já falaram nos fóruns que a Navegação Aérea não será prejudicada com a privatização. Já o cargo PTA eu não sei.

    Quem souber algo, avise-nos

  204. Gleison

    Obrigada!
    Vc não tem Facebook? Caso tiver, entra nos grupos do concurso, lá que colocam seguidamente informações, daí as mais importantes eu repasso aqui.
    Tudo calmo por enquanto… nada de telefonema, telegrama, pombo-correio, sinal de fumaça da Infraero…

  205. MicheleRs
    Vc é demias!
    Sempre nos fornecendo grandes informações.
    Fico mais tranquilo com esta última.

    Valeu msm!

  206. Conforme estão falando nos fóruns, as turmas de PTA e PNA começam no início de março. Por isso eles tem que chamar logo pros próximos exames…! Até agora nada de telegrama, quem sabe semana que vem…

  207. Sim, mas quando é a previsão pra começar a primeira turma de 40 (PTA) ??

  208. É quem sabe com a copa e as olimpiadas ai somadas ao aumento natural do turismo no nosso país os nossos gestores tomem o minimo de vergonha na cara e melhorem ai a infraestrutura aeroportuária do pais para oferecer um serviço de melhor qualidade…então quem sabe entremos nestes planos a esperança eh esta rsrs

  209. É pouco mesmo! Tem 2 anos para chamarem mais gente (e quem sabe prorrogam o concurso pra mais 2 anos)

  210. Obrigado Michele!
    Embora eu não tenha a ,ínima noção da demanda verdadeira destes cargos eu creio ser muito pouco a nível nacional neh?Espero q o governo amplie isto ai e ofereça + oportunidades

  211. Somente foi disponibilizada esta informação para convocação de PTA e PNA.
    Nível nacional serão chamados 40 PNAs em 2012, isto é, 20 para o próximo curso e mais 20 no segundo semestre.
    Já PTA: 80, sendo 40 no próximo curso e mais 40 no outro semestre.

  212. MIchelle
    Com relação ao assunto levantado por Pedro: esses dados são relativos ao âmbito nacional ou em relação a alguma região em especifico?Ah de onde vc tirou esses dados há dados relativos a outros cargos e vc poderia disponibilizá-los para nós por favor?
    Desde já muito obrigado

  213. Michelers, onde você conseguiu essa informação? E qual cargo você prestou? Vwl

  214. Deixa essa comigo!!! rsrs

    Prezado Pedro;

    Sempre a demanda por PTA’s é maior que PNA’s. É comum um aeroporto ter, por exemplo, 12 PTA’s, e apenas 4 ou 5 PNA’s. Como exemplo, já está correndo no submundo da informação que as vagas reservadas no ICEA para os cursos de formação deste ano são 80 para PTA e 40 para PNA. Se vc passou numa boa colocação, e é um aeroporto movimentado ou em expansão, prepare seus documentos.

    Pra quem tá chegando agora, acompanhe-nos no facebook!! Quem acompanha vai ter desconto no aluguel em SJC!!! rsrsrs.

    https://www.facebook.com/groups/296181200417634

    Para informações salariais, benefícios e carreira…

    http://www.sina.org.br/download/act_2011-2012.pdf

    Lolita e Ana Clarice (Gran Masters)

    Uma grande dúvida de minha, é referente à como será a formação do PNA, visto esta ser uma denominação nova. Assim, ele terá uma formação geral em informações aeronáuticas, operação de estação e meteorologia? Dá para, em 6 meses, um PNA sair apto em todos estes quesitos, ou serão cursos direcionados… tipo, como “PNA com ênfase em AIS”? Como é hj e como poderá ficar?

    Vcs concordam comigo que se tiver uma formação geral de tudo, o curso de PNA durará mais do que um curso de TIA, PMET, ou OEA?

  215. Pedro

    Mais PTAs, pois serão 80 chamados no ano de 2012 e apenas 40 PNAs em 2012.

  216. Ana clarice, lolita, michelers, juvenal e tbm quem quizer responder. Na opinião de vocês qual e a demanda de pna’s e pta’s . Vão ser chamados mais pna ou pta? Obrigado

  217. Eh parece que a INFRAERO eh uma empresa boa,porém,para quem sonha em ir além ela num deve passar de uma trampolim para sonhos maiores:cai fica um tempo c estrutura e parte p outra…o objetivo eh a petro.Um camarada meu entrou para a refinaria de cubatão na baixada…ali eh vida rsrs falow

  218. Valeu pelo esclarecimento Wicked man! – Sem precupações. Mas a verdade é que esses paralamentares não perdem tempo para tirar os direitos dos trabalhadores.

    Quer dizer q nenhum fucionário da Infraero terá apsentadoria integral? Ferrou mesmo! Como dizia o poeta: “o tempo não pára…” amanhã prestarei concurso para o TRE-CE e dia 12/02/2012 para o INSS. Caso passe com boa colocação, lamentavelmente terei que desistir do sonho de ingressar na Infraero, deixando o próximo candidato da lista felicíssimo, é claro!

  219. lolita
    A sua participação nos lucros ainda foi ótima. Depende do cargo e do tempo de serviço. A minha foi menor que a metade da sua. Rss
    É uma vergonha, uma empresa que não tem concorrência e tem um lucro enorme.

  220. Caro Juvenal (e demais colegas),

    Quais as chances reais:
    14° – PTA em SBPJ

    Um forte abraço e boa sorte aos demais.

  221. eai Max blza?
    Então cara eu prestei para PEM-Técnico em Edificações…agr to ai na spectativa de me jogar p Macapá…d qqr forma o meu próximo tiro eh o metrosão de Sampa rsrs valeww

  222. Gleisson, Mr Max,
    A preocupação de vocês não procede. A Dilma quer mexer com os funcionários públicos ESTATUTÁRIOS. No caso da Infraero, o regime é celetista, ou seja, já foi “ferrado” a muito tempo. Quanto às contratações, a Infraero é uma empresa pública, administração indireta. O que o governo quer frear são os concursos para a administração direta (Ministérios, judiciário, etc.).
    Raíssa,
    conselho de funcionário público: a gente estuda, não mpara passar, e sim, ATÉ passar. E como disse a companheira Lolita, trabalhando você poderá fazer faculdade e vai ter um leque maior de opções. Boa Sorte!

  223. É pq nunca prestei um concurso público, então não entendo como funciona (e esperança é a última que morre né hahaha)
    Mas vou prestar outros concursos por via das dúvidas, vamos ver …..

    (fiquei desanimada agora, achei que tivesse mais chances de ser chamada)

  224. Meu filho nem tem esperança de ser chamado (22 lugar) e vc cheia de gas..tomara q vc esteja certa.
    Mas eu prefiro pegar este emprego e depois estudar do que o contrário. mesmo pq vc pode estudar depois de estar empregada.

  225. valeu pela informação Mr Max!
    Não sei mais o que esses políticos pretendem tirar dos trabalhadores, e agora essa aí dos servidores públicos!!! – Abolir a aposentadoria integral? Pra sobrar pra quem? Para o aumento estratosfericamente absurdo dos próprios salários deles? que ao ano chega a mais de 100%, fora as regalias e benefícios, como passagens, moradias, aposentadoria especial em 02 mandatos. É bom se ter bem
    na memória destes que votarão a favor de um ato de quebra constitucional desta, pq na hora das eleições são todos(as) santnhos(as). Previdência preocupada? História pra boi dormir! Eles choram com o orçamento público, mas deviam chorar mesmo é com o que desaparece desses cofres e que de resposta a população já está cansada de saber que tudo acaba “virando em pizza” mesmo.
    “…que país é esse…?”
    Daqui a pouco vão querer também tirar a estabilidade do servidor público.
    Onde está mesmo aquilo que se chama: democracia heim? Existe mesmo? Será?
    Com grande pesar de ser + 1 a assistir tudo de braços cruzados,
    Gleison.

  226. Obrigada Lolita e todos que responderam minhas perguntas, por me esclarecerem as coisas.
    Acho que vale a pena a emprego, o salário é ótimo, dá pra viver bem e pagar uma boa faculdade. Tenho 18 anos, pra começar a vida este emprego está ótimo né, não posso reclamar.
    Sobre a posição, eu fiquei em 19 pra PNA – Ribeirão Preto. Espero que eles não demorem pra nos convocar! Ah, e parabéns pelo primeiro lugar (e por ser generosa, respondendo as perguntas das leigas no assunto)!!!!!!
    Essa será uma grande escolha na minha vida, pois estou prestando vestibular também. Estou na lista de espera da unesp, da unifei e esperando o resultado da unicamp, que sai semana que vem. Presto engenharia mecânica, curso bem concorrido nas faculdades públicas. Tenho um pouco de receio de conseguir uma vaga em alguma dessas faculdades (que são ótimas), disperdiçar e me arrepender depois. (ACEITO CONSELHOS/SUGESTÕES SOBRE O ASSUNTO EMPREGO DA INFRAERO X FACULDADE PÚBLICA, se alguém estiver afim de me dar uma luz eu agradeço)

  227. MicheleRS
    nem se preocupe
    eu tava no endereço provisório de uma amiga e levei a conta de luz dela.
    A Infraero sabe que a maioria nem é da cidade q prestou.
    tranquilo?

  228. Dúvida quanto ao documento “comprovante de residência”:

    Se o comprovante de residência (exigido conforme o edital) do candidato não está no nome dele (por exemplo, mora com os pais e está no nome do pai), o candidato deve levar este comprovante (conta de luz ou telefone, etc.) e também uma procuração assinada pelo pai dizendo que o candidato reside na residência com ele? Daí levar também cópia da identidade do pai para comprovação de assinatura??

    Caso alguém saiba me dizer, obrigada!!

  229. Raissa, meu filho fez pra PNA em Ribeirão Preto, mas ficou em 22, eu fiz pra especialista e peguei o primeiro lugar,
    outra dúvida:
    Se vc fez pra esta localidade, depois do curso irá voltar pra onde fez a prova.
    Quanto ao incentivo ao estudo (percentual) é para quase todas as áreas de graduação, independente se vc ta fazendo este tipo de trabalho na INfraero.
    Mais uma:
    salário base + 750,00 de ticket + o percentual de graduação (quem tiver). Soma ai.

  230. Obrigado caros amigos pelos esclarecimentos!Putzz sem plano de carreira complica um pouquinho neh + pelos beneficios da pra se segurar um poukinho ateh descolar outra coisa melhor(de acordo com a ambição de cada qual).
    Soh uma dúvida,eu estou prestes a terminar a faculdade de Comercio Exterior,quer dizer, nada a ver com o cargo que escolhi-PEM.Eu somente seria beneficiado com aquele percentual(7%) se eu ainda não tiver concluído o curso ateh a data de minha eventual entrada na empresa ou se ateh lá eu já tiver concluído receberia da msm forma?Falow

  231. Aproveitando as perguntas da amiga Raissa, e creio que seja a dúvida de muitos, eu queria saber de alguem aqui que trabalha na Infraero como PNA ou alguem que saiba msm.. Quanto ganha no total, (somando salário-base, Vale-Alimentação, auxílio transporte etc..) um PNA? Chega a 3,2mil?

  232. Obrigada Lolita.
    O aeroporto que eu escolhi foi o de Ribeirão Preto – SP. Vou procurar o número e ligar lá hoje.

    Outra dúvida (rs): é garantido que você vá trabalhar no aeroporto que você escolheu ao prestar o concurso, depois de se formar no curso q eles oferecem ??? Sem nossa aprovação, eles não podem nos mudar de cidade/aeroporto né?!
    E qual o valor do vale alimentação? Eu procurei e só vi o valor pra nível superior (e achei ótimo!)… pra PNA e PTA não consegui achar.

  233. Incentivo ao estudo.
    Qdo vc conclui e apresenta o certificado no RH, no próximo pagamento já vem com o percentual a mais.
    Troca de turno.
    Depende o pessoal que vc trabalha. Mas a maioria facilita as trocas dos colegas sim
    Participação nos Lucros:
    Lenda Urbana (ano passado deu menos de 150,00) Cento e cinqüenta reais). Escrevi por extenso pq alguns poderiam pensar q eu havia esquecido um zero na digitação (hehehe)

  234. Raissa,
    Se vc presta concurso pra 1 cargo específico, vc não pode depois mudar de cargo depois de nomeado, salvo se fizer outro concurso. Tem muito empregado da Infraero formado em outra área nada a ver com navegação e nem por isso mudou de cargo.
    Mas se vc é PNA, que é de nível médio, e possui graduação vc recebe um percentual a mais como incentivo ao estudo.
    Ex.
    Curso técnico: 5 %, graduação 7%, pós 9%, mestrando 11% sobre o salário.
    Turnos de trabalho: depende o horário de funcionamento do aeroporto.
    Nada impede o candidato de ligar pra navegação aérea do aeroporto q vc prestou o concurso e perguntar. Mas aconselho falar direto com a navegação pois sai quentinha a informação e ai fica sabendo como funciona a coisa. Não existe uma regra pra todos os aeroportos. Uns aeroportos não fecham (24 horas) , outros são 12 horas, outros 16, outros 18. Depende.
    Plano de carreira
    Isto non ecsiste.

  235. Acredito que os salários só aumenteam depois do curso. Qto aos turnos, acho que os amigos Juvenal, Lolita poderiam esclarecer melhor, mas acho que dá pra trocar horários sem problema. Pegue um calendário e uma caneta 4 cores e risque os dias conforme horário. por ex. 18:00 – 24:00, azul, 6:00 – 12:00, vermelho, etc. 5º dia folga, depois, do começo de novo. Você terá ideia de quantas escalas/mês precisará trocar.

  236. Ah, então tem incentivo aos estudos, isso é importante! Será que eles reajustariam meus turnos de forma que não atrapalhasse minha faculdade? O que vocês acham?
    Vocês conhecem alguém que ganhou 100% de bolsa da infraero? ..ou eles aumentam o seu salário (depois que vc começa a estudar) como forma de incentivo (são isso esses títulos? A porcentagem salarial que eles aumentam após a iniciação da graduação?)

    * Desde já, obrigada pelas informações, elas estão me esclarendo bastantes coisas que estavam me deixando louca até então rs..

  237. Raissa,
    acho que meu comentário ficou intelegível (digitei de celular). Retirei esse texto do site do sindicato. Espero que possa ajudar:
    CLÁUSULA 3ª – ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIÇO (…)
    Parágrafo 1º – O aeroportuário admitido após a data referida no Caput fará jus ao ao recebimento do adicional de 1 %(um por cento) da sua categoria/padrão salarial, para cada ano de serviço prestado. (…)
    CLÁUSULA 4ª – PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS
    A Infraero e o SINA por intermédio da Comissão formada pelas partes continuarão discutindo a regulamentação do Programa de Participação nos Lucros e/ou resultados para o exercício de 2012 e a forma de pagamento deste programa atribuída para os empregados no ano de 2011.(…)
    CLÁUSULA 41 – PROGRESSÃO FUNCIONAL
    A Comissão constituída com representantes da Infraero e do SINA, continuará com o trabalho de revisão do Sistema de Progressão Funcional – SPF.(…)
    CLÁUSULA 58 – INCENTIVO AO ESTUDO
    A Infraero continuará concedendo percentual sobre salário-base, a título de Incentivo ao Estudo, ao empregado enquadrado no Plano de Classificação de Cargos e Salários vigente, que tenha ou venha a conquistar títulos de educação formal acima do exigido para o ingresso em seu cargo/carreira na empresa, conforme demonstrado na planilha abaixo, que incidirá para todos os efeitos legais:
    TÍTULO APRESENTADO % SOBRE SALÁRIO – BASE
    Curso Técnico Profissionalizante 5
    Superior Completo 7
    Especialização/Pós-Graduação 9
    Mestrado 11
    (…)
    http://www.sina.org.br

  238. Humm, entendi.
    É que eu pretendo fazer uma faculdade de engenharia. Imaginei que, se eu entrar na INFRAERO como PNA e fazer meu curso enquanto trabalho, no final dele poderia mudar meu cargo sem prestar concurso.
    Estou em dúvida também sobre os turnos de trabalho. Li nos comentários que eles variam, acho que essa variação impossibilitaria ou atrapalharia meu curso faculdade né?!

    (AH, OBRIGADA POR RESPONDER MINHAS PERGUNTAS. ESSAS ERAM DÚVIDAS QUE ME DEIXAVAM MUITO CONFUSA, POIS ESTOU PRESTANDO VESTIBULAR TAMBÉM; ENTÃO PRECISO DESSAS INFORMAÇÕES PRA TOMAR A DECISÃO CORRETA SOBRE O MEU FUTURO)

    :)

  239. Primeiramente agradeço a Lolita pelo esclarecimento e repito a pergunta da Raissa.
    Há algum incentivo ao estudo: formação superior, cursos diversos ou o cara cai lá dentro e alí stagna a não ser que parta outra?Alguém sabe me dizer se ha plano de carreira para PEM?
    valew

  240. MicheleRS
    falou bem.
    Mas subir de cargo não, mas subir de categoria e padrão dentro do mesmo cargo sim, a cada 2 anos vc recebe uma promoçãozinha por tempo de serviço de uns trocados no salário e ainda tem o anuenio. 5 anos:5%; 10 anos 10%.etc

  241. Raissa

    Os benefícios estão escritos no edital (seguro saúde, vale-alimentação, etc., etc.). Apesar do salário não ser tudo aquilo, os benefícios são muitos,na minha opinião.

  242. Raissa,tá lá no edital.v será controlador,o salário terá acréscimo conforme seu curso.de 3 a 7%.para outro cargo só prestando outro concurso hkl

  243. subir de cargo sem ter que prestar um novo concurso pra isso *************

  244. RESPONDAM POR FAVOR, SÃO PERGUNTAS IMPORTANTES!!

    É possível subir de cargo na INFRAERO?
    Eles incentivam os empregados à formação num curso superior, dando bolsas de estudos?
    Há reajustes salariais?
    Não li sobre auxílio alimentação no edital. Nós teremos esse benefício?

  245. Bom dia a todos!
    Conversando com o pesoal da Infraero por via telefone de FOR à SBJU, uma das operadoras de navegação aérea informou que os cargos PANA/OEA e AIS entre outras funções foram vinculadas, unificadas ao novo termo: PNA, o que entende-se que também abrange meteorologia, etc e que deverá constar imprecindivelmente no roteiro do curso, que ela o chama de “cursão”.
    Àqueles que dominam ou tenham nboas noções da língua inglesa certamente terão maior facilidade, mas isso não é bicho de 7 cabeças. A questão fica por conta de uma boa técnica de memorização, pois há um vasto vocabulário de palavras acrônimas(siglas) representando algum comando, função, informação. O Sir Juvenal até já exemplificou por aqui.
    Dica: Tentem baixar, procurando pela internet: “Dicionário de termos aeronáuticos”
    Estudem, pratiquem e boa sorte!

  246. Maters22,
    É tudo muito rápido. Geralmente são 5 dias.
    Leo,
    Geralmente o pessoal se mobiliza nas redes sociais e uns ficam dentro do alojamento no ICEA, outros preferem fazer grupo de 3, 4 ou 5 pessoas (depende) e pega um flat. O curso é de seg a sex. tempo integral.

  247. ai pessoal blza? gostaria de saber se quando do recebimento do telegrama a entrega dos documentos,quanto tempo decorre?Falo pq sou de sao paulo e passei em macapá agr to ai na spekitativa….falow boa sorte p todos ai

  248. Juvenal…
    e facil conseguir aonde morar em SJC durante o tempo do curso? eles fornecem algum alojamento por um preco razoavel?
    ou e cada um por si, ficando em casa de amigos, pagando albergues, como e?
    o curso e de segunda a sexta integralmente? 8 as 6 da tarde?

  249. Wicked man
    É custeado pela INFRAERO, os exames são feitos nos hospitais da Aeronáutica.

  250. E incrementando a pergunta do “Wicked man” , alguém sabe também onde eles são realizados ?

  251. Olá pessoas, será que alguém saberia me dizer se os exames médicos são bancados pela Infraero ou temos que fazer por nossa conta?

  252. Shilluba

    Não ganha é nada!!! nem a taxa de embarque que é da própria infraero vc nao ganha desconto!!!

    Fátima
    Depdende da cidade…

  253. Não vi se alguém já perguntou aqui, mas tem algum tipo de vantagem ou facilidade pra viajar/comprar passagens pra quem trabalha na infraero?

  254. Caro Juvenal, fui a 13ª colocada aqui no Pará. Você acredita que tenho possibilidade de ser chamada?

  255. Os documentos estão listados no edital, mas qdo vem o telegrama imagino que deve vir escrito ali tb a relação. Tb não sei se a apresentação dos documentos já é feita na convocação da próxima fase, dos exames ou somente depois, antes de ir pra SJC.

  256. Valeu juvenal, fiz aquele comentário porque não sou bom em inglês e estou com receio de não ser aprovado no curso por causa em inglês. Mas vou tentar aprender pelo menos o básico enquanto não pedem a documentação. Que Deus esteja com todos. Vlw

  257. onde encontro a lista de documentos necessários para a nomeaçao? para o cargo de PTAr

  258. CONSELHO:

    Tenha um bom inglês!!

    Sim, ninguém é obrigado a saber inglês!
    Mas quem o tiver, terá MUITO MAIS facilidade! Ainda mais, porque muitos termos da aviação são originados do inglês…até as siglas…
    Por exemplo…Pra vc lembrar o que é AFIS é mais dificil decorando, do tipo: AFIS é AFIS, que é Rádio e Pronto!
    Do que: AFIS é Aerodrome Flight Information Service…AHhhh, é o Serviço de Informação de Voo de Aeródromo…

    E por ai vai!
    Mas se vc nao tem um bom ingles, não é nada impossível, apenas, torna-se-a mais trabalhoso!

  259. Pois é Max, aqui em Vitória sei que eles terceirizam, mas que tb estão sem topógrafos no mercado. Vamos ver o que vai acontecer!

  260. Oi a todos, nesse curso em são josé dos campos Você tem que falar perfeitamente o inglês no curso ou apenas frases padronizadas em inglês? Porque creio que nem todo mundo tem um Bom inglês. Quem puder responder ficarei grato

  261. Meus caros, Gislaine e César,
    Boa noite!

    Onde se lê: conv. para exames e conv. para admissão nada consta ainda aos cargos de PTA e PNA.
    Prestando bem atenção, é possível perceber que as convocações são restritamente para o nível sênior: nível superior, até o momento.
    Em todo caso vamos acompanhar as demais convocações ao longo deste trâmite.
    Muita calma nesta hora! e muita fé também!

  262. As coisas estão movimentando…, qdo começar a navegação aérea, vai ser igual estouro de boiada!!! rsrs. Primeiros colocados pra PTA, aos documentos!!!

    Pra PNA, bem menos, mas, aos documentos tb!!! Nossa colega Ana Clarice deixou claro que é tudo mto rápido.

  263. Tem de ver se consta no Edital de 2009 a previsão de, caso esgote uma lista de uma determinada cidade, a Empresa pode convocar o candidato pra outra, e cabe a este aceitar ou não sem prejuízo de seu local de opção, pois abaixo está o edital de 2011 que prevê esta convocação:

    5. A critério da Infraero, os candidatos aprovados em um Cargo/Ocupação/Cidade de Classificação poderão ser aproveitados em outras localidades onde existam vagas para o mesmo Cargo/Ocupação, nas quais não haja candidatos aprovados, respeitando a ordem de classificação:
    5.1 O aproveitamento de candidatos de outras localidades obedecerá rigorosamente o critério de Localidade mais próxima para qual haja cadastro para o Cargo/Ocupação a ser convocado.
    5.2 O candidato que aceitar esta convocação deverá declarar, por escrito, que aceita ser admitido em cidade diferente daquela para onde concorreu, desistindo definitivamente do local para o qual foi aprovado e classificado.
    5.3 Na ocorrência desta situação, a Infraero não se responsabilizará em hipótese alguma, por qualquer despesa de mudança de domicílio, deslocamento ou estada disto decorrente.
    5.4 A critério do candidato, este poderá não aceitar a convocação excepcional, de que trata este item, sem prejuízo de sua classificação no Cargo – Ocupação/Cidade de Classificação.

  264. Estou confiante e tenho muita fé que seremos chamados daqui para fevereiro. Duvidam?
    Aguardem seus devidos telegramas e estejam a postos, munidos de documentos atualizados e sem rasuras.

    Até breve.

  265. Saudações a todos daqui!
    Espero que essa informação da Elaine que consta no DOU não afete direta ou indiretamente no concurso de 2011, pois como pude perceber, por lei, terão que convocar os que ainda não foram antes de chamarem os de 2011.
    Espero que, com isso, não nos coloquem em “banho-maria”. Isto é, se houve vagas para PTA e PNA.. Em todo o caso, vamos continuar aguardando e com muita fé!

  266. Elaine não so estas duvidas como um monte de outras, se é para fiscalizar se é pra civil… mecanica… cadastramento, ou se é isto tudo, so sei que com este monte de obra eles estão precisando… mais num entendi em recife que teve concurso em 2009, foran classificados 5 so chamaram 1 para la, e outro para outro lugar, tinha que ser pelo menos 1 equipe. mais fica assim qualquer novidade eu deixo aqui!

  267. MAX PME _ TOPOGRAFIA:
    MAX, Passei p/ Top. em segundo lugar p/ Vitória – ES e estou com a mesma dúvida.

  268. IMPORTANTÍSSIMO!!! SAIU ESSA SEMANA NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO:

    PORTARIA No-444, DE 5 DE OUTUBRO DE 2011

    O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, por intermédio do
    Procurador da República signatário, tendo em vista o rol de atribuições elencadas no art. 6º da Lei Complementar nº 75, de 1993, a
    incumbência prevista no art. 7º, I, do mesmo diploma, e o disposto na
    Resolução nº 23, de 2007, do Conselho Nacional do Ministério Pú-
    blico, e considerando o teor do Procedimento Preparatório nº
    1.16.000.000775/2011-21/2010-34, instaurado a partir da notícia de
    irregularidades na ordem de convocação dos aprovados no concurso
    público realizado pela EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA – INFRAERO em 2009; considerando-se,
    ainda, a necessidade de aprofundar as verificações, tendo em vista
    aparente ausência de critérios objetivos para a convocação de aprovados para a localidade Brasília, que se inscreveram para outras
    regiões, resolve instaurar INQUÉRITO CIVIL, mediante conversão
    do presente Procedimento, com o seguinte objeto, alterando-se a
    ementa:
    CONCURSO PÚBLICO. INFRAERO. EDITAL 02/2009-01.
    FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS – FCC. SUPOSTAS IRREGULARIDADES EM NOMEAÇÕES DE CANDIDATOS APROVADOS NO CERTAME. AUSÊNCIA DE CRITÉRIOS OBJETIVOS
    PARA CONVOCAÇÃO DE CANDIDATOS APROVADOS EM OUTRAS REGIÕES PARA A LOCALIDADE BRASÍLIA.
    Após autuado e registrado, comunique-se esta instauração à
    5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal,
    para os fins previstos nos artigos 4º, VI, e 7º, § 2º, I e II, da
    Resolução nº 23, de 2007, do Conselho Nacional do Ministério Pú-
    blico. Em seguida, cumpram-se as diligências instrutórias, especificadas em despacho próprio.
    PAULO ROBERTO GALVÃO DE CARVALHO

  269. PNE = quantidade de vagas destinadas aos portadores de necessidades especiais, que no momento da inscrição informaram que possuem alguma deficiência e ao serem convocados terão que realizar exames periciais dos médicos da Infraero para a verificação da deficiência ou não.
    Destinar vagas para portadores de necessidades especiais é obrigatório em qualquer concurso público, está na lei.

  270. Alguém sabe o q significa o número ao lado na coluna PEM do relatório gerencial?

  271. Charles

    Uma informação nova é sempre bem vinda divulgada no site da Infraero, esperamos que a partir de agora chamem logo e comece a reduzir o número de candidatos que está na tabela em PDF (conforme forem chamando, ela vai sendo atualizada) para vermos a fila andar :)

  272. Eduardo,

    Cara, eu sei, mas você acredito que nem isso eu estava conseguindo, pode procurar… Não existe nenhuma informação de CAMPINA GRANDE no concurso passado, em nenhum canto ela estava, parecia até fora do mapa! Foi só por isso que agradeci à Michele…

  273. Charles..

    não existem vagas delimitadas no .pdf
    apenas a quantidade de aprovados para aquele cargo, disponível no cadastro.

  274. Michele, valeu pelo documento em pdf com as cidades e vagas… Valeu mesmo, pela primeira vez, achei ALGUM DADO sobre a cidade à qual fiz para PNA.

  275. Oi MicheleRS,

    Sou PNA na Infraero. Meu curso começou dia 05 de março de 2007. O primeiro mês foi inglês (PNA´s e PTA´s juntos – de acordo com o nível de inglês) e em abril começou o curso CNS005.
    Meu curso durou de 05/03 a 14/09 e o curso ATM005 começou no mesmo dia mas terminou em dezembro.

    PS.: Como o curso de PTA é mais longo, no meio do ano eles tiveram um recesso de 15 dias.

  276. veronicawa
    Positivo, a data que você informou já estava sendo especulada por alguns colegas, um ATCO da FAB entrou na intranet do DECEA e avisou quanto a essa data. Com certeza o PAEAT 2012 já está pronto, só falta publicarem. Sua colaboração é muito importante, quanto mais informações, melhor.

  277. Ivan, este concurso de Maringá é apenas para quem já tem o curso. Eu fiz outro deste em 2009 e passei em 4 lugar mas a infraero me chamou antes. Conheço o pessoal de lá e se vc não tem o curso, nem tenta, vai ser dinheiro jogado fora e vc não tem como fazer o curso por conta própria Tb. O ICEA não aceita alunos avulsos.
    Falow

  278. Alguém tem informação sobre o curso de PNA? Inicia em março ou abril?
    Já que ninguém recebeu telegrama ainda, certo é que vão chamar na última hora tb!

  279. Ontem, liguei para o ICEA. Informaram que duas turmas começam dia 05 de março e outras duas dia 06 de agosto (para PTA). Já trabalho na Infraero desde 2007, se puder ajudar alguém….
    Um amigo meu fez esse curso ano passado. Quanto ao tempo que levou o processo dele, desde o recebimento da notificação até o início do curso em SJC, ele informou que foi tudo meio corrido. Foi notificado no meio de dezembro e começou em SJC em janeiro.
    Fiquei em segundo lugar para Vitória…acho que devo ser chamada este ano (espero que para a primeira turma).
    Se alguém souber de mais alguma coisa….

  280. David BH
    Como haviam comentado antes. As turmas serão em março conforme o PAEAT 2012, o ruim é que ele ainda não foi publicado.

  281. Ivan Marcel, dá uma lida direito no edital, requisito eh requisito… logo, seria antes do concurso, mas, vai saber… tem q ler o edital. E Elvis, eu passei pra PTA, então, só estou olhando coisas de PTA… infelizmente não sei nada de PNA… abraço.
    Quem me deu essa informação foi uma controladora.

  282. David bh. onde você viu essa informação ? E os pna’s também são duas turmas de vinte?

  283. Bom Dia amigos, Moro em Maringa-Pr, onde será realizado um concurso com vagas de CONTROLADOR DE TRÁFEGO AÉREO, OPERADOR DE ESTAÇÃO AERONÁUTICA, TÉCNICO EM INFORMAÇÃO AERONÁUTICA e TÉCNICO EM METEOROLOGIA. No requisitos pede Ensino Médio e o curso de ATM-005 , CNS-005 e AIS – 005. Minha dúvida é referente a estes cursos. Onde posso faze-los e qual a duração dos mesmo ? Ou este curso é dado após aprovação ? Desde ja agradeço a pronta atenção.

  284. Pessoal, confirmado, 2 turmas de 20 pessoas em Março no ICEA, nos cursos de PTA civil…

  285. Sim ela eh de 2009, e, quem eh chamado e passa nos exames faz o curso, eskece isso de curso gente, eh a etapa de treinamento… normal. Estou conversando com ela pra saber detalhes… jah peguei ateh nome dos hoteis bons em SJC… abraço a todos. Vamo Infraero, CHAMA EU !!!

  286. Tirando essa coisa de cigana, búzios, bola de cristal e cartomantes, sem dúvidas me apego as estrofes que mencionam Deus.

    Boa sorte a todos e não percamos a fé, certo?!

  287. Gostei da música do Titãs, Lolita.
    Aqui vai outra pra turma!
    O Amanhã
    Simone
    A cigana leu o meu destino
    Eu sonhei!
    Bola de cristal
    Jogo de búzios, cartomante
    E eu sempre perguntei
    O que será o amanhã?
    Como vai ser o meu destino?
    Já desfolhei o mal-me-quer
    Primeiro amor de um menino…

    E vai chegando o amanhecer
    Leio a mensagem zodiacal
    E o realejo diz
    Que eu serei feliz
    Sempre feliz…

    Como será amanhã?
    Responda quem puder
    O que irá me acontecer?
    O meu destino será
    Como Deus quiser
    Como será?…

    Como será amanhã?
    Responda quem puder
    O que irá me acontecer?
    O meu destino será
    Como Deus quiser
    Mas a cigana!…

    A cigana leu o meu destino
    Eu sonhei!
    Bola de cristal
    Jogo de búzios, cartomante
    Eu sempre perguntei
    O que será?
    (O que será?)
    O amanhã?
    (O Amanhã?)
    Como vai ser?
    (Como vai ser?)
    O meu destino?
    Já desfolhei
    (Já desfolhei!)
    O mal-me-quer
    (O mal-me-quer!)
    Primeiro amor
    (Primeiro amor!)
    De um menino…

    E vai chegando o amanhecer
    Oh! Oh! Oh! Oh!
    Leio a mensagem zodiacal
    E o realejo diz
    Que eu serei feliz
    Sempre feliz…

    Como será amanhã?
    (Como será?)
    Responda quem puder
    O que irá me acontecer?
    O meu destino será
    Como Deus quiser
    Como será?…

    Como será amanhã?
    (Como será?)
    Responda quem puder
    (Quem sabe é Deus!)
    O que irá me acontecer?
    O meu destino será
    Como Deus quiser
    Como será?…

    Como será amanhã?
    Responda quem puder
    O que irá me acontecer?
    O meu destino será
    Como Deus quiser
    Como será?…(4x)

  288. David BH

    CTA é PTA?? (controlador de tráfego aéreo?). Ela fez o concurso de 2009 ou 2011??
    Se for o de 2011, nenhum dos 29 candidatos na frente dela apareceram em fóruns da internet para relatar que foram chamados…
    Mas tomara que seja verdade!!

  289. Pessoal, conversei com uma CTA do RJ, ela disse q a chamaram, e a posição dela era pra mais de 30 … além disso, disse q podem chamar os primeiros do fim de Janeiro até meados de Fevereiro. Vamos continuar na torcida…

  290. Pelo menos aqui na minha cidade, do concurso de 2009 da CRO-PANA-OEA, na época foram convocados 05 para oa exames, o primeiro foi reprovado no curso, o1 desistiu, dois não foram aprovados nos exames, somente 02 foram aprovados para o curso em SJC/SP. Já estão trabalhando. Questiono porque a cidade foi novamente destacada para que os indívíduos interessados fizessem o concurso de 2011? Com certeza deve ter alguma necessidade? Somos 09 em CRO-PNA aprovados em 2011. Estamos na expectativa da convocação. O aeroporto em obra está quase para se concluído. Sérá que pelo menos o primeiro colocado tem esperança de ser convocado? e-mai: waikiyuse@gmail.com

  291. Ontem estive no aeroporto e conversei no rh com o responsável por contratações.
    No meu caso a notícia não é boa, pelo menos por enquanto. Todos os postos de trabalho na navegação estão ocupados e, mesmo tendo a necessidade (pela quantidade de serviço) de mais gente trabalhando, os setores superiores responsáveis não autorizam criação de novos postos, mesmo com insistentes pedidos. Então não convocarão na Navegação tão cedo.
    Mas tudo pode mudar num instante. Segundo o funcionário me falou, quando acontecem essas criações de novos postos e consequentes autorizações para contratação, é da manhã pra tarde. Então fica sempre aquela esperança… ou então alguém sair transferido, aposentado…
    Mas o que quero passar pra todos e a impressão principal que fiquei foi de que a Infraero está num período mais preocupada com obras. Aqui em Montes Claros estão sendo contratados um Engenheiro (concurso anterior – cadastro de BH) e um Técnico em Eletrotécnica (deste concurso – cadastro de Montes Claros). Dá a impressão que querem construir a expansão do aeroporto primeiro e depois pensar na navegação. E pode ser que isso esteja acontecendo em todo o país.
    Esperar pra ver.
    E torcer pra que minha impressão não se confirme…

  292. Hummm, será que a demora das convocações é por causa desta possível mudança da Navegação Aérea??

  293. É que a navegação aérea nunca “coube” na Infraero, por isso ela sempre extravasa. Uma hora ela vai ser desmembrada e criada em forma de outra Empresa, noutra vai ser independente, agora essa que unificar com a ANAC.
    Como diriam os Titãs:
    Que não é o que não pode ser que
    Não é o que não pode
    Ser que não é
    O que não pode ser que não
    É o que não
    Pode ser
    Que não
    É
    O que não pode ser que
    Não é o que não pode ser
    Que não é o que
    O que?

  294. Nossa Lolita.., como tu tá “monossílábica”, rsrsrs. É a expectativa?? rsrsrs.

    Aliás, vc tá é certa.

  295. NILTON
    Não, mas já ouvi rumores de que os cargos da navegação aérea iam passar para a SAC direto.

  296. MAX

    Rapaz….dessas áreas eu não sei NADA! =/ desculpe

    RAPHAEL

    Sim sim, com certeza, me manda um e-mail pela aba FALE CONOSCO, e ai a gente vai conversando! Abraçooooo

  297. mais uma convocação em brasília!!!!!! uma economista’!!!!!!!!! ta no face!!

  298. juvenal e os cagos PEM, area de manutenção, topografia em BH… sabe se eles chamam pelo menos uns 3? em 2009 não teve concursos para esta area.. sabe se a infrero terceriza a topografia ou tem topografos contratados?

  299. juvenal, passei em 10 pra PTA em Belem, estou aqui em palmas, sabe se ja começaram a chamar…tem como tirar algumas duvidas com vc?? abraço

  300. Charles

    “Dá” pra começar a estudar pro próximo concurso da Infraero! hehe

    O que não dá pra fazer é desistir!

  301. Juvenal, e eu? Fiquei em 500º, será que dá???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (Brincadeirinha)

  302. Juvenal

    223?? Tem que ter um santo beeeeeeeeeem forte pra se chamado!!!!!!

    Eu em quinto lugar já ando meio desanimada pq o aeroporto é pequeno e não sei não se não chamam apenas uns dois e olhe lá. Oh dúvida cruel, preferiria saber de uma vez por todas se serei chamada ou não!

  303. Um detalhe (comentário)…

    Se eu falo; entre os 5 primeiros, a chance é boa…
    Entre os 10, a chance é menor, mas aindaaaa tem aquelaaa oportunidade….entre os 50, já é uma posição bem crítica, quase nula…

    Ai vem nego me perguntar e 223º? ¬¬

  304. ai galera num perde as esperanças não!!! um dia eles vão ter que começar a chamar!!!

  305. Pessoal, sendo que em 2011 não teve concurso pro cargo PSA (Profissional de Serviços Aeroportuários)… será que o próximo concurso para este cargo será em 2013??

  306. LoLiTa

    Uma duvida pessoal, pelo que eu entendi voce já é PNA em SC (provavelmente navegantes) e passou em primeiro lugar para ENA e 37 em PTA para SBRP (Ribeiro Preto), o que te fez escolher este aeroporto do interior de SP? pergunto isso pois sou nono lugar para PNA neste aeroporto e estou curioso para saber se há possibilidades de larga ampliação do quadro de navegação uma vez que esse aeroporto almeja ser internacional de cargas.

    Obrigado.

  307. Nada de telagrama até o momento. Já até fiz amizade com o carteiro gente fina aki da área. Qq coisa ele avisa logo.
    Baita ansiedade na galera aki, hein?! Normal! – Ooh – quanto sofrimento, meu Deus!
    Paciencia é uma virtude e tanto. Vamos esperar.
    Aí vai a dica:
    Desesperar Jamais
    Ivan Lins
    Desesperar jamais
    Aprendemos muito nesses anos
    Afinal de contas não tem cabimento
    Entregar o jogo no primeiro tempo

    Nada de correr da raia
    Nada de morrer na praia
    Nada! Nada! Nada de esquecer

    No balanço de perdas e danos
    Já tivemos muitos desenganos
    Já tivemos muito que chorar
    Mas agora, acho que chegou a hora
    De fazer Valer o dito popular
    Desesperar jamais
    Cutucou por baixo, o de cima cai
    Desesperar jamais
    Cutucou com jeito, não levanta mais

  308. No site da FCC tem os dados das convocações de 2009. É só dar uma olhada lah…

  309. Caraca, td isso de desistente?!? será q vou conseguir tirar férias antes do curso em SJC? (rsrsrsrsrs)

  310. Hoje é dia de quem puder ir na Infraero, ligar no ICEA ou etc… acho q o recesso acabou neh?! … Tô atrás do PAEAT 2012 aki, alguém tem alguma novidade das previsões? Curso ATM005 – CTA (ATCO) começa 5 de Março mesmo?

  311. lolita
    Acredite. Muitos que fizeram para CRO não sabiam que tinha que ter curso de formação. Acho que eles pensam que já começam trabalhando como controladores e pna´s sem instrução.

  312. reescrevendo
    esses 290 nao leram o edital pra ver que tinham de fazer o curso? dã

  313. Pessoal, olhem só que máximo:

    Em Hamburgo – Alemanha, aeroporto em miniatura (Miniature Wonderland Airport), muiiiiiiiiito legal!!!!!

  314. lolita
    E desses 290 que desistiram não é novidade para mim, pq desse concurso agora de 2011 a maioria das pessoas que eu conheço e que se inscreveram aqui na minha cidade não sabiam que tem curso de formação (muitos não leem o edital). Então o mesmo deve ter acontecido com esses 290. Já vi relatos de pessoas dizendo: ahhh tem curso de formação? Não posso ir pq tenho filho, família, faculdade, cachorro, etc.

  315. lolita
    Mas desses 33 reprovados no psico 19 eram de Recife. Acho que o exame lá foi mais tenso.

  316. NILTON

    Não ganha nem a taxa de embarque que é cobrada pela Infraero!!

    Pra ganhar super descontos e até passagens de graça pra vc e pra família somente trabalhando em cias aéreas.

  317. galera alguém sabe dizer, se quem trabalha na infraero recebe pasagens como cortezia para viajar??????? ouvi dizer queria saber se é real!!!!!!

  318. gente, eu tava fazendo um levantamento meio por cima da planilha do concurso de 2009 e me assustei qdo vi que mais de 290 desistiram, entre PTA e PNA, 9 não passaram no exame médico e 33 no psicologico.isso meio no geral.

  319. Caio

    Tomara que não seja verdade… 40 candidatos somente no ano todo é muito pouco!!
    Tem 43 cidades, mas lembre que o nosso concurso é pra cadastro reserva… então tem cidades que eles não precisam de gente no momento e não chamarão ninguém, infelizmente, sendo para reserva eles não tem obrigação de chamar (é um saco isso, mas é assim que funciona…)
    Parece que tem uma lei que obriga a chamar pelo menos o primeiro colocado do cadastro reserva (não estou muito por dentro da lei pq não fiquei em primeiro lugar, mas li os comentários aqui no blog).
    Já em outras cidades q estão precisando de gente podem chamar 2, 3… ninguém sabe!

    Até agora não chamaram nenhum CRO! Então eu acho que o curso em SJC não vai começar no final de janeiro, como haviam dito.

    Continuamos na expectativa…

  320. Oi Guilherme!

    Que escalazinha chata hein….principalmente para estudar!
    Tomara que seja comum permutar, pois aí ficaria até razoável.
    Ouvi falar que a empresa Azul vai começar em março com três voos diários, então talvez eles fikem com algum horário da madrugada.
    Montes Claros só não pode crescer muito, senão o cargo pode passar a ter a má fama de estressante que tem. Estou naquela fase de todo bom brasileiro, estou querendo trabalhar pouco e ganhar muito, não levar trabalho pra casa e não me estressar. É difícil, mas sonhar não custa né!
    Se o curso de formação for apenas 5 meses, vou ficar mais animada, pois, enquanto estivermos no curso, só ganharemos 80% do salário, o que no momento não é muito atrativo, ainda mais para morar em São Paulo. Aguardo retorno quanto à sua pesquisa no nosso futuro local de trabalho!!!..rsrs

    Assalam-u-Alaikum!

    Att

    Daiane Coutinho

  321. Acho dificil ne caio? Pois na minha cidade por exemplo a necessidade por profissional e grande então acho que vai ser mais vagas do que 40. Bem mais espero. Vlw

  322. 40 pna’s pro Brasil inteiro?

    Se for isso nao chama nem todos os primeiros colocados, pois existem 43 cidades que tiveram vagas pra PNA.

    Será que isso procede mesmo?

  323. Terminando a semana e nenhum CRO recebeu telegrama :/
    Os fóruns e grupos do concurso tb andam meio parados!

  324. Oi Daiane!
    o Aeroporto fica um período fechado sim. De 1h00 às 4h00. (Teve até um dia que estava vindo de Campinas para cá pela Gol, naquele horário de 22h43 e lá em Campinas mesmo, fazendo check-in, me informaram q eu tinha reservas em hotel em BH e no vôo da Trip do outro dia cedo, pq achavam q a conexão nao ia conseguir sair a tempo de BH, mas no fim deu tempo.) E no caso de alguma emergência, manda pra Confins…
    Então, por conta desse horário e da qtdd de funcionários disponível, a escala é feita com o pessoal entrando em serviço às 4h, 7h, 10h, 13h, 16h e 19h, em cada um desses horário entram 1 ou 2 em serviço.
    Tem uns horários desses aí que são quebrados, mas eu nao vou lembrar quais…
    Então a escala é, por exemplo, 19h, 13h, 10h, 7h, folga, depois 16h, 13h, 7h 4h, folga… e assim vai, variando de acordo com a necessidade.
    O curso em sjcampos, lembro de ter lido em algum lugar que ele dura em torno de 5 meses. depois acho q o + lógico seria a gente vir pra montes claros, mas como no edital nao fala q vamos para a nossa cidade, deixa brecha pra eles nos colocarem em outro lugar, mesmo assim acho muito dificil ir pra outro lugar, acho q vai ser aqui mesmo.
    Semana que vem quero ir no aeroporto especular… se der certo, daí te conto.
    Até.

  325. Se for 40 para o ano todo é muito pouco! :/ [[2]]

    Ou seja, 80 PNA’s durante a validade do concurso? Muito pouco mesmo! Mas espero que o andamento do concurso não prossiga dessa forma.

  326. Olá Guilherme!!

    Eu ainda não sei como farei para conseguir dispensa no trabalho. Ainda mais se for no final de janeiro ou no mês de fevereiro, que aqui pega fogo d++++. Quanto ao horário de trabalho, ainda não sei direito como é a escala, só me falaram que no caso de Montes Claros, o aeroporto não é aberto da 00:00 às 05:00, mas sinceramente não acreditei muito, afinal ninguém exclui um pouso forçado ou coisa do tipo. Agradeceria a informação! Quanto ao curso de formação, corrija-me se eu estiver errada: Serão 10 meses em São José dos Campos e 5 na unidade (ou seja, Moc?)??…No edital consta:

    “[…] cursos de formação para os Cargos – Ocupações CRO – PTA – Profissional de
    Tráfego Aéreo e CRO – PNA Profissional de Navegação Aérea serão custeados
    pela INFRAERO, cuja primeira fase terá duração variável entre 4 (quatro) a 10
    (dez) meses, no ICEA ou em local a ser definido pela INFRAERO, e a segunda
    fase, de 2 (dois) a 5 (cinco) meses em Dependência da Infraero.”

    Mais uma vez peço desculpas pela leiguice…..
    Que a Força esteja com vocês!!
    Att
    =D
    Daiane Coutinho

  327. Gleison

    Como assim?? A vaga de cada candidato é para a cidade onde ele prestou o concurso. Quem optou por fazer a prova em Guarulhos, irá trabalhar em Guarulhos…
    Era essa a dúvida?

  328. MicheleRS
    Valeu Michele!
    É possível saber para quais localidades estão designadas tais vagas?
    Vc encontrou essa informação no site da Infraero?
    Valeu mesmo! Agora é só ter fé que Deus vai nos direcionar!
    Boa sorte a todos !

  329. CRO-PNA, 40 vagas o ano todo ou somente no primeiro curso, primeiro semestre?? Daí em agosto mais 40 candidatos?

    Se for 40 para o ano todo é muito pouco! :/

  330. Pessoal, transpondo o comentário da Ana Clarice do facebook para cá…

    “Ana Clarice created a doc.
    Vagas PAEAT 2012
    Novidades.
    O PAEAT 2012 (Programa de Atividades de Ensino e Atualização Técnica para o ano de 2012) prevê 682 vagas para a INFRAERO nos cursos de atualização e formação de pessoal da navegação aérea para o exercício de 2012.

    Segue o número de vagas para os cursos que nos interessam:
    Curso/ Cargo Abrangido/ Total de vagas para 2012:
    ATM 005 – Controlador de Tráfego Aéreo/ PTA / 80 vagas
    *Formação de Profissional de Navegação Aérea da INFRAERO / PNA / 40 vagas
    CTP 012 – Capacitação em Serviços de Navegação Aérea / ENA / 30 vagas

    *Ainda não tem código, pois foi criado recentemente pela INFRAERO englobando cargos como OEA, AIS, etc.
    Não se sabe ainda quantos alunos por turma e nem a data certa do início de cada turma. Mas pelo menos sabemos quantas vagas já estão programadas para 2012 para a INFRAERO. As informações completas sobre datas saberemos com a publicação do PAEAT 2012 no site do DECEA até o final de janeiro.”

    Abraço a todos

  331. ei juvenal! sabe qual area que atua PEM topografo, na infraero, se é na area civi, mecanica, ou fiscalização? e como ta as vagas para esta area em BH?… valeu!!!

  332. Lolita, vi no forum do pci que você já foi chamada para apresentar os documentos. Posta os detalhes aqui pra gente. Ficaremos muito grato. Vlw

  333. Oi Daiane.
    BH é caro mesmo, td + longe, + difícil…
    Pode deixar, qq novidade q souber aki te falo.
    Q nos chamem logo!!
    E como vc vai fazer qdo te chamarem, para apresentar documentos e fazer os exames? É td aqui em Moc…
    Vc falou das 6 hrs diárias… viu como é doido o horário de trabalho aqui?
    Abraço.

  334. Guilherme,
    Obrigada pelas informações!!

    Atualmente estou morando em Belo Horizonte, me mudei pra k em dezembro pra trabalhar na UFMG. Mas estou torcendo pra Infraero me chamar pra voltar para Montes Claros, ainda que depois do curso de formação (já que aqui não tenho esperanças de voltar). Estou meio insegura de largar o efetivo pela CLT, mas estou ansiosa por trabalhar em algo totalmente fora da minha realidade. Além disso a jornada é de 6 horas diárias, então poderei estudar, pois aqui em Belo Horizonte estou vivendo para trabalhar, além dos gastos exorbitantes que, em contrapartida, Montes Claros me isentaria de boa parcela. Espero que sejamos chamados ainda em janeiro, já que a previsão do curso de formação é para o mês subsequente. Se conseguir ter notícias do RH, por favor me comunique.
    Desde já agradeço

    Forte abraço

    Daiane Coutinho

  335. Pessoal eu tenho obrigatoriamente que ir ao aeroporto.para atualizar meus dados?

  336. Guilherme

    Obrigada!
    Já que o curso é no final de janeiro, já tinham q estar chamandos os CROs…! Caso algum desista ou não passe nos exames, não vai dar tempo da fila andar e chamar os próximos… acho q este curso tem que ser adiado pra fevereiro… hahahahaha

  337. Oi Daiane!
    Parabéns pelo 1º lugar.
    Moro em MOC sim. E vc?
    Estive no aeroporto 2 vezes por conta do concurso.
    Na primeira, conversei com o chefe da Navegação e tive a impressão de que ambiente é bom pra se trabalhar e o trabalho tranquilo.
    Quanto a nos convocar, o que ele me falou foi que eles tem quadro deficitário e que a administração em Brasília não autoriza contratação. Mas ele acha que esse ano autorizarão.
    Na segunda, foi semana passada para atualizar endereço e telefone. A pessoa que cuida do RH na administração local e saberia informações sobre “SE” e “QUANDO”, não estava trabalhando no dia, só volta semana que vem.
    Estou esperançoso.
    MAS DEPENDEMOS 100% DE BRASÍLIA!!!!
    O pessoal aqui ou em qq administração local não tem autonomia pra contratar.

    Agora sobre sua dúvida e da Michele e acredito que de outros também….
    Bem, por minha experiência de concursos e de vida, geralmente a convocação é na medida certa das vagas.
    Vejam este Exemplo (não garanto que será assim, mas não será muito diferente):
    Se o curso de formação começar no final de janeiro ou fevereiro com, sei lá…, 40 vagas.
    A Infraero Brasília dividirá essas vagas de acordo com a necessidade (ou conveniência…)
    Aí cada administração local convocará a quantidade de candidatos liberada para ela.
    Vamos supor que sejam 3 aqui para Montes Claros. São chamados os três primeiros para apresentação de documentos, exames médicos e avaliação psicológica. Tudo ok com 1, outro não quer assumir, abre mão da vaga, e o terceiro não é recomendado na avaliação psicológica. O que está com tudo certo fica só esperando começar o curso.
    São chamados o quarto e o quinto colocados.
    Tudo ok com mais um e outro não.
    Chama-se o sexto e não dá certo. O sétimo também não.
    Passam-se os dias e vão sendo chamados um após outro e nada.
    Chega a data limite para a administração local indicar o nome dos três candidatos a que ela tem direito, mas só tem dois nomes.
    Vão os dois e fica uma vaga sem preencher. A administração local perde a oportunidade de formar os três que tinha direito. Até pq, acho q um curso como o q a gente vai fazer não tem como entrar no meio…..
    E o curso em São José dos Campos terá só 39.
    Inicia-se esse curso.
    Vamos supor que um dos dois que estão lá em SJCampos desiste. Ou não é aprovado.
    Então só um forma e está apto a começar a trabalhar.
    Quer dizer que no próximo curso a administração de Montes Claros tem duas vagas garantidas??? Na MINHA OPINIÃO não!
    Os meses terão passado e as prioridades mudado.
    Pode ser que Brasília não destine vagas para Montes Claros.
    Vai ser mais ou menos assim…
    Abraço.

  338. Tb tenho a mesma dúvida… se precisam de 5 candidatos, daí chamam somente 5 para os exames… e se alguém rodar ou se alguém rodar depois no curso em SJC, daí na última hora chamam mais algum candidato?

  339. Olá Guilherme!!!

    Você tb é de Moc né….Meu nome é Daiane, passei pra lá tb…vc acha que nos chamam??? Por ter curso de formação….irão chamar mais gente do que os que irão trabalhar??? Por exemplo, se surgirem 5 vagas, irão chamar somente cinco correndo o risco de alguém desistir no meio do curso e convocar o próximo para iniciar curso no próximo ano????? Já viu que sou totalmente leiga no assunto né….Fui lá no aeroporto para verificar o “clima” de trabalho, os funcionários falaram muito bem, e pelo fato de moc ainda ser pequena em relação ao aeroporto, disseram q o trabalho é bem tranquilo…Será???!!! Saudações e boa sorte a todos!

  340. Cesar, vc se importa de divulgar sua classificação e cargo? E quantos meses demorou pra te chamarem? Desculpa minha cara de pau, mas ansiedade aki eh mato…

  341. Pra quem disse q a infraero nao manda email.. ela manda email SIM.. fui aprovado num concurso de 2009 e ano passado recebi email e telegrama no msm dia, para comparacer lá com os documentos 2 dias dps..

  342. Pessoal, muito obrigado. às vezes falta a gente ler um pouco o edital… Acho que vou dar um pulinho no aeroporto… Dose é o preço doestacionamento, mas, quem manda não ler o edital…

  343. E aí, pessoal!!
    Faz tempo que não posto, mas estou sempre atento, lendo tudo..
    Uma ajuda ao assunto “atualização de endereço”
    Tá lá no edital:
    “… XVI. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

    14. Em caso de alteração dos dados pessoais (nome, endereço, telefone para contato, sexo, data de nascimento etc.) constantes do Formulário de Inscrição, o candidato deverá:
    14.1 Efetuar a atualização dos dados pessoais até o terceiro dia útil após a aplicação das provas, conforme estabelecido no item 6 do Capítulo VI deste Edital, por meio do site http://www.concursosfcc.com.br.
    14.2 Após o prazo estabelecido no item 14.1 até a homologação dos Resultados,
    encaminhar via Sedex ou Aviso de Recebimento (AR), à Fundação Carlos Chagas
    (Serviço de Atendimento ao Candidato – SAC – Ref.: Atualização de Dados
    Cadastrais/Infraero – Av. Prof. Francisco Morato, 1565, Jardim Guedala – São
    Paulo – SP – CEP 05513-900).
    14.3 Após a homologação dos resultados, comparecer à área de RH/Pessoal da Sede ou de qualquer aeroporto administrado pela Infraero.
    … ”

    Espero ter ajudado.

    Depois posto a conversa que tive aqui no aeroporto de Montes Claros quando fui atualizar o meu endereço… agora não dá tempo….

    Abraço a todos!

  344. Leo Bezerra

    Obrigada! É isso mesmo, tem que clicar em “Incrição” para algum outro concurso somente para verificar os dados (e atualizar caso queira).

  345. Wicked man

    Então o melhor é vc entrar em contato com a FCC pra explicar a sua situação, tem o telefone lá no site. Daí eles vão te dizer se é melhor vc entrar direto em contato com a Infraero ou não.

  346. Eu posso estar enganado, mas se você alterar seu endereço no site da FCC não vai adiantar, porque depois que homologam o resultado, eles entregam ao órgão a lista com os dados de todos os candidatos homologados, ao menos no órgão que trabalho é assim. Nesse caso, o ideal é entrar em contato com a Infraero e verificar como pode ser feito a atualização de endereço. Por exemplo, aqui, o pessoal manda SEDEX com um formulário preenchido e assinado.

  347. Galera, para mudar o endereço você precisa ir até algum concurso para fazer inscrição. Quando vc clica pra fazer inscrição eles pedem seu cpf e senha (no caso de vc ter cadastro no site) então vc entra e eles pedem, para se quiser, atualizar os dados.

  348. Eu não encontrei no site da FCC a página para verificarmos os nossos dados, endereço, etc.
    Tem mesmo como fazer isso pelo site?

  349. Wicked man

    Pq vc não muda no site da FCC o endereço? Ouvi dizer que dá pra fazer isso lá, mas não sei onde, qual o link… (tb quero entrar pra verificar o
    meu endereço). Alguém sabe em qual parte do site?
    Daí vc pode colocar o endereço de outro familiar q fica em casa para receber e te avisar assim que chegar!

  350. Bom dia e boa semana a todos!
    Já dancei duas vezes com essa história de telegramas. Gostaria de saber dos amigos se há outro meio de saber das convocações. Não fica ninguém em casa durante o dia e quando fui atrás já tavam convocando outros candidatos. Será que posso ir na INFRAERO pedir outra forma de convocação, visto que não fiquei bem classificado (25º) pra Guarulhos e se for chamado, provavelmente não será nesse ano, e, na medida que os colegas vão sendo chamados, provavelmente o fórum esfriará. Help me!

  351. Meus prezados,
    Gostaria muito de fazer parte da comunidade no facebook, mas para resguardar minha privacidade onde ainda trabalho, evitando, deste modo, especulações, ansiedades, cobranças antes do tempo, se assim me compreendem, pois todos lá seguem e são seguidos no facebook! Coisas de adm moderna!
    Mas não vejo a hora de juntar-me logo a todos vcs! Em todo o caso posso visitá-los para ver o andamento das informações postadas.

  352. Que Deus nos abençoe com saúde, paz, sucesso, muita fé nesta mais nova empreitada na vida de cada um de nós.

    Que cheguem telegramas a todos logo logo! hehehehehehe

  353. Quero agradecer a todos por tantas informações indispensáveis e importantes.
    Parabéns Juvenal por este blog fenomenal!
    FELIZ ANO NOVO agora aqui em Fortaleza!!!

  354. Muito Obrigado michele…também gostei!!!
    =)

    Respondendo ao Kaius, eu não tiro os comentários, pq pra quem entra pela primeira vez e quer ler tudo, pode fazê-lo…pq ou eu deixo tudo, ou eu tiro as mais antigas, e aí não tem como uma pessoa acessá-las depois..=.)…vamos deixar assim, é só ter paciência que os quase 2200 comentários são carregados rapidinhos, hehehehe…

    Abraoç pessoal, feliz ano novo para todos!!!

  355. Boa noite, Ana Clarice.

    Concordo plenamente em termos nossa comunidade para troca de informações em comum.
    Até breve!

  356. Estou aqui.
    Realmente foram convocados 2 administradores para a sede, deste concurso que foi homologado sexta dia 23/12/2011. Resta saber se a nevegação vai acompanhar esse ritmo, ou se foi só reposição de vagas.

  357. gente,teve expediente em algumas regionais sim, aki no aeroporto o recesso é semana q vem…
    renasce a esperança

  358. FELIZ ANO NOVO PESSOAL E QUE EM 2012 AS NOSSAS CONVOCAÇÕES DECOLEM!

  359. Ana Clarice

    Oops, teclei errado!!

    Concordo sim em criar o grupo no Facebook Navegação Aérea 2011!

  360. Gleison

    Obrigada!

    Ana Clarice

    Concurso sim em criar o grupo no Facebook Navegação Aérea 2011!

  361. Gente. Concordam em criar um grupo Navegação Aérea INFRAERO 2011 no facebook? Nada contra os outros candidatos, mas é que os nossos cargos (ENA, PTA e PNA) tem outras peculiaridades quanto a convocação (nosso exame médico é diferente e nós temos psicoteste diferente dos outros cargos) então acho interessante criar um grupo só para nossas discussões.

  362. MicheleRS

    Até agora a única informação sobre convocação parece não ser fidedígna conforme a lolita relata ter visto no blog criado no facebook.
    Dá uma lida no que o Klaus escreveu para a lolita que ele também concorda com isso. Ele até foi muito engraçado em suas declarações.
    Fora isso, eu realmente não sei de onde estão tirando estas informações, já que tais orgãos estão em pleno recesso.
    Caso vc encontre, não me deixe desinformado, p favor!
    Link para consulta: Diário Oficial (Imprensa Nacional): A partir da página 25 inicia-se os candidatos PNAs
    http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=23/12/2011&jornal=3&pagina=4&totalArquivos=460

    Feliz ano novo e boa sorte a todos!

  363. Mr Klaus,
    Retificando…”sábio”, em vez de “ábio” – problema de teclado mesmo! rsrrsrsr
    Incrementando…vc foi sábio e hábil. hehehehehe

  364. Pessoal,

    Onde vcs estão vendo as convocações?? Qual é o link do Diário Oficial para ver o nome dos que estão sendo chamados? (concurseira de primeira viagem…rsrsrs!)

    Obrigada!

  365. Caro Klaus,
    Vc é simplesmente demais de ábio e hilário!

    Muito bem! Vc fez exatamente como manda o figurino nos trâmites jurídicos a seu favor.
    É realmente lastimável a inconstitucionalidade do termo CR nos concursos:
    Ver:
    http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/6744/Proibicao-de-concursos-publicos-para-formacao-de-cadastro-de-reservas

    Proibição de concursos públicos para formação de cadastro de reservas
    19/fev/2010

    O projeto de Lei do Senado Federal nº 369/08 proíbe a realização de concurso público exclusivo para a formação de cadastro de reserva.”Art. 1º. O edital de cada concurso público de provas ou de provas e títulos no âmbito da administração direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal…

    Agora, o que se entende por CRO, o que o próprio Juvenal relata no item 1 deste blog:
    “O CRO (Cadastro de Reserva Operacional) é feito para quem não tem o curso de Controlador e quando chamado pela Infraero, irá para São José dos Campos-SP, recebendo uma bolsa-auxílio (80% do salário base), realizar o curso no ICEA (Instituto de Controle do Espaço Aéreo).”

    Entretanto, o termo cadastro de reserva não deixa de estar explícito em seu propósito.
    Com vc disse, sendo o 1º colocado fica mais difícil não ser chamado, o que bem diferente de ser om 8º.
    No meu caso, tirei o 1º como deficiente homologado como visão monocular(CID h54.4).
    Parabéns! pois vc não precisará mais tirar nenhuma “quizomba!” Agora é só esperar!

  366. Lolita,

    Tenho o curso de Controlador pela EEAR. Fui militar controlador durante 15 anos. Sai do militarismo por que todos os dias eles rasgam a Constituição e violam a dignidade da pessoa humana, rsrsrsrsrsrsr…demorei muito por lá. Mas o que importa é que consegui quebrar as correntes que me prendiam…sobre o início das possíveis convocações, a galera da Navegação Aérea tá esquecendo que o pessoal pedagogo, contador, economista, advogado, engenheiro, biólogo, etc., não precisa de curso de formação no ICEA, basta receber o contato, juntar os documentos admissionais e se apresentar na regional para assinar o contrato e começar a trabalhar. Com a Navegação é diferente. Depende de coordenação estreita com a Força Aérea, pois quem comanda o ICEA são os militares da FAB. Lá no ICEA funciona como uma escola normal, que obedece os periodos de férias (não é o recesso dos órgãos públicos). Portanto, pode ser que realmente estejam telefonando para alguns, mas o fato do e-mail recebido ser um indício de mentira, visto que a INFRAERO não manda e-mail para ninguém, faz nascer outro indício de que até os telefonemas também o sejam, apesar de plenamente possíveis para o pessoal estranho à Navegação Aérea, estes últimos estão sujeitos a outro tipo de programação. Outra coisa, convocação em pleno recesso é brincadeira !!!!! Salvo os casos extraordinaríssimos e os casos alienígenas, como por exemplo, a posse no Senado do Sr. Jader Barbalho em plena quarta feira de recesso (28/12/11), rsrsrsr…

  367. Pessoal, realmente só tem uma Lilian Costa no concurso, aprovada em 1º pra BH, copiei e colei da homologação do resultado final, podem conferir, como ela é 1ª, foi chamada antes. Eu tb sou de BH, vou ver se encontro ela em alguma rede social…

    CARGO: 07 – AS I – PEDAGOGO
    CIDADE DE CLASSIFICAÇÃO: 11 – BELO HORIZONTE
    NÚMERO, NOME, DOCUMENTO, PONTOS, CLASS
    8646a, LILIAN CRISTINA FERREIRA DA COSTA, IDENTIDADE, 382.25, 1

  368. outro relato de convocação para exames semana q vem no fórum do pci!!!!!!!!!!!!!! já começou galera!!!!!!!!!

  369. Klaus,

    Eu sou do concurso de 2009, mas já trabalhei na Infraero por 12 anos e depois de um longo tempo fiz o concurso de novo e voltei, por isso já tinha o curso.
    Eu morava em Belém antes de vir pra cá. Sou paraense.
    Eu fiz pra ENA em SBRP e pra PTA também.
    E vc já tem o curso necessário para ser ENA? Ou vc já trabalhou na área?

  370. Klaus
    No último concurso de 2009 os primeiros colocados para PTA foram convocados em 3 meses após homologação.
    Ah e agora você tem direito sim a convocação. O STF determinou que pelo menos o 1º colocado tenha a convocação certa.
    Boa sorte a nós.

  371. Lolita,

    Fiz pra ENA para a cidade de Marabá/PA. Cidade mediana com previsão de construção de uma TWR e de um APP brevemente. Minha inscrição para essa localidade foi estratégica, visto que meus pais e um irmão moram nessa cidade. Também por que num aeroporto mediano, é melhor para conseguir FG na carreira de ENA. Apesar de que minha nota também daria para ser 1º colocado em 70% das outras localidades (341,52 pontos).

    ___________

    Aos demais amigos que comentaram o ocorrido comigo no concurso de 2009, tenho a explicitar que naquele concurso não fui o 1º colocado (pólo Belém), fui o 8º colocado, daí chamaram logo nos seis primeiros meses até o 7º colocado e depois disso o prazo correu pelos 1,5 ano restante, sendo eu a bola da vez para convocação, o que não ocorreu, como alhures relatado. Em relação ao possível Mandado de Segurança, este somente ampara direito líquido e certo que não se queda à qualquer tipo de dilação probatória, é o que diz a Lei nº 12.016/09. Diante daquele quadro, procurei meu direito líquido e certo e não encontrei, por que fazia parte do cadastro reserva, portanto, não tinha direito a convocação, a não ser que eu provasse que a administração teria contratado pessoa não concursada para ocupar a mesma função para a qual prestara o concurso. Mas como ia obter essa informação? Se existia essa hipótese ou não? Além do mais, o CPC, Lei 5.869/73, no Art. 333, inciso I, preconiza que o ônus da prova incumbe: I – ao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito. Se eu não me desincumbisse dessa obrigação documentalmente, minha batalha jurídica se tornaria infrutífera. Gente, a jurisprudência do STJ pacificou que sendo aprovado dentro do número de vagas, gera direito à nomeação, e, sendo aprovado dentro do cadastro reserva, não gera esse direito, porém, nessa última hipótese, se o candidato provar que existe a vaga ou que tem pessoa não concursada ocupando-a, aí, sim, cabe o remédio heróico em sede de Liminar em Mandado de Segurança para compelir a administração do órgão ou empresa a proceder com a convocação compulsória do demandante na esfera judicial. Fato é, que a administração forma o cadastro reserva por meio de concurso público justamente para ficar amparada, e por que não dizer, desobrigada de convocar os candidatos. É nessa seara que ganha força a tal oportunidade e a conveniência dos atos administrativos consubstanciado no famoso mérito da administração, que funciona como um tipo de “camisa de força” impenetrável pelo judiciário, salvo nos casos de ilegalidade ou abuso de poder. Vou confessar uma coisa para vocês, meu Mandado de Segurança já estava pronto quando percebi que ia gastar o meu tempo, porque jamais iria conseguir provar a liquidez e a certeza de meu direito. Ganhei muito mais estudando de novo e tirando em primeiro lugar na minha cidade de classificação. Desta vez, podem não chamar o 2º colocado, mas, pelo menos eu (1º lugar) devem chamar, senão vou ter que tomar um banho das ervas que sai das entranhas da terra, para afastar essa urucubaca trazida pela merda do urubu que me cagou, sem eu ter percebido (sic).

  372. Será que os cargos de nível superior com o número de vagas estabelecido no edital são chamados antes dos CROs-nível médio?

  373. Lolita,

    PNA em SC – conc de 2009?
    Depois de 1 ano até que não demorou muito em relação a vários outros que já vi.

  374. Lolita,

    Se é a mesma candidata, ela passou em 1º lugar:
    CARGO: 07 – AS I – PEDAGOGO em BH – LILIAN C. F. DA COSTA.
    É só conferir no resulatdo final da FCC.

  375. infelizmente as vezes temos de fazer valer nosso direito à força. eu também tirei o 1º lugar e ligava todo mes pra RH….sabiam do meu direito..fui chamada 1 ano depois

  376. Que lástima, essa história do Klaus hein!

    Não se pode ficar de braços cruzados diante desses infortúnios.

    Boa sorte desta vez, Sir Klaus.

    Feliz ano novo, tudo de novo, e com o pé direito!

    Deus é mais forte!

  377. Mr Klaus!

    Acredito que vc é um cara esperto, certo?! Quando isto ocorre, em qualquer concurso que seja, existe um recurso chamado “mandado de segurança” o garante a resguarda dos direitos e garantias de qualquer cidadão brasileiro.
    Leia atentamente:
    http://www.pciconcursos.com.br/consultoria/concurso-publico-e-prazo-de-validade
    A Constituição Federal de 1988 no artigo 37, inciso III determinou, expressamente, que o prazo de validade do Concurso Público será de até 02 (dois) anos, podendo tal prazo ser prorrogado por igual período por uma única vez.

    O prazo de validade é o tempo de duração em que o concurso público realizado pela Administração Pública produzirá seus efeitos. Neste período a Administração deve respeitar os candidatos aprovados.

    Não há qualquer óbice em a Administração realizar novo certame dentro do período de validade de concurso realizado anteriormente, mas se o fizer, deverá dar, obrigatoriamente, preferência aos candidatos aprovados no concurso cujo prazo de validade está vigendo, sob pena de, não o fazendo, praticar ilegalidade e, ainda, ato inconstitucional.

    O prazo de validade do Concurso, conforme consta na Constituição Federal, é de no máximo 02 (dois) anos, ou seja, a Administração pode fixar o prazo de validade inferior a 02( dois) anos, mas não poderá ultrapassar tal prazo. Assim, a Administração Pública jamais poderá fixar no edital prazo de validade de 03 (três) anos.

    A prorrogação do prazo de validade do concurso deve estar expressamente previsto no edital que disciplina o concurso. Caso não haja tal previsão, a Administração não poderá realizar a prorrogação do certame, sob pena de violar o princípio da legalidade.

    A decisão de prorrogar a validade do concurso é de discricionariedade da Administração Pública, sujeito a sua conveniência e oportunidade, ou seja, havendo previsão no edital, fica a seu critério prorrogar ou não o prazo de validade do concurso.

    Deve ser ressaltado que o ato de prorrogação deve ser manifestado dentro do prazo de validade do concurso, admitindo-se a revogação do ato que determinou a prorrogação, desde que o prazo de prorrogação não tenha sido iniciado, pois se iniciado a sua contagem não poderá a Administração revogá-lo, sob pena de violar o direito adquirido dos candidatos, os quais seriam beneficiados com a prorrogação.

    Em que pese a clareza do texto constitucional, há na Administração Pública o cometimento de ilegalidades. Já houve entidade que fixasse no edital prazo de validade do concurso para dois (02) anos e o prorrogasse por seis (06) meses, ferindo o mandamento constitucional que determina a prorrogação por igual período.

    Pode não parecer de muita relevância, mas a não observância do prazo de validade pode deixar muitos candidatos aprovados de fora, pois, geralmente, a Administração organiza um novo certame e acaba por convocar os aprovados neste novo concurso. Se o candidato não estiver atento ao prazo de validade ou, ainda, ao prazo de prorrogação poderá ser preterido no certame.

    Verificada a irregularidade por parte da Administração Pública quanto ao prazo de validade, deve o candidato procurar a tutela judicial de seu direito, pois há decisões judiciais reconhecendo esse direito.

    Por Dra. Luciana Velloso Bahia

    Então, o que estás esperando, meu caro!

  378. Klaus

    Vai um conselho sobre o que andam dizendo das datas dos cursos e turmas:

    Na INFRAERO não se pode confiar em “bizu”, que, aliás, essa é uma prática de quartel, que muito se assemelha a “fofoca”. Por outro lado, também é verdade que o “povo” aumenta, mas não inventa. Pois bem, sabe-se da urgência nas contratações dos profissionais de Navegação Aérea devido à proximidade dos eventos internacionais que o Brasil se propôs a sediar, e soma-se a isso declaração da Presidenta Dilma em reaparelhar o setor aéreo urgentemente, inclusive, pediu celeridade nas convocações de candidatos aprovados em concursos para essa área. Entretanto, apesar de todo esse cenário favorável, o que nos leva a crer que os cursos já começarão no limiar de 2012, é preciso ter paciência, vez que na INFRAERO as decisões mudam em “velocidade de cruzeiro”. Posso explicar: na empresa, as decisões são tomadas pelos Diretores que se reúnem constantemente. É comum aquilo que está líquido e certo por deliberação da mesa, vir a mudar nos 46 minutos do segundo tempo, por meio de outra deliberação. Tenho experiência própria para aclarar mais ainda o que estou dizendo, a relatar: no concurso de 2009, fui o “zero um” para convocação por aproximadamente 1,5 ano, sendo que os “bizus” apontavam que “a qualquer momento o telegrama estaria chegando”, chegou? Nunca chegou. Liguei até para a sede da empresa num setor chamado DONA, que é a última instância em Navegação Aérea da empresa, lá ora eles diziam que estava certo convocar uma turma, ora dia diziam que a programação tinha mudado. Depois de todos os meses de expectativa que passei, recebi o golpe de misericórdia, o concurso venceu, restando para mim sentimentos de revolta e frustração. Teve novamente o concurso (esse de 2011). Fiz de novo e passei em 1º lugar para Especialista em Navegação, porém, agora, enquanto o telegrama não chegar, decidi não ficar mais correndo atrás de “bizu”, por que é furado. O mais correto é saber que o simples fato da existência de um concurso pressupõe a convocação de quem passou; obviamente que, quem está nas primeiras colocações, está em patamar mais confortável. Pessoal, a INFRAERO trabalha com documento, enquanto o documento administrativo mandando as regionais confeccionar os telegramas de convocação não estiver pronto, não se apeguem aos “bizus”. Façam o seguinte: mantenham os endereços atualizados junto a empresa; se atraquem com o carteiro de seus bairros; quanto a busca de informações, no máximo, peguem o telefone do RHU da Infraero de sua cidade para ligar perguntando da existência de alguma “CARTA FORMAL” vinda da sede em relação a concurso em vigor. Pronto, se essa tal carta estiver na regional correspondente e você estiver na vez para ser chamado, pode acionar o seu amigo carteiro que o telegrama está a caminho. É isso. Desculpem pelo texto longo.

  379. Ah, eu não consegui falar, mas se alguém aih quiser ajudar, nosso curso será no ICEA (Instituo de Controle do Espaço Aéreo), eles devem saber pra quando está agendado o curso para os novos controladores de tráfego aéreo civis, o telefone eh o (12) 3945-9000 -> http://www.decea.gov.br/unidades/icea/ abraço a todos, feliz 2012

  380. David Viola

    Pq alguém aqui comentou que no final de janeiro já terão 2 turmas em SJC (não sei se serão de PTA ou PNA)… então se for mesmo verdade vão ter que convocar para os exames no início de janeiro!!
    Tomara que seja isso mesmo!

  381. Ah, o salário aumenta ou fica igual pro resto da vida? … e pq todos tem tanta certeza de convocação em Janeiro?

  382. É Pessoal, vamos relaxar e curtir o Reveillon.
    Feliz Ano Novo para todos!!!!

  383. É isso aí já esperamos um bom tempo então não custa esperar janeiro também. E concerteza em janeiro já saberemos quem vai e quem não vai pro curso. . . Vamos aguardar na calma. E sorte a todos

  384. Pessoal, fui 6º pra BH, alguém tem no mínimo uma previsão de quando vão chamar os CRO-PTA ??? E a carga horária, quantas horas semanais trabalha um controlador? … Alguém aí pode me dar uma luz?

  385. Bom dia, Ana Clarice!

    Aham! Compreendo.
    Indubitavelmente inquestionável!

    Vamos aguardar janeiro chegar(tá tão perto!) e aí esperar os benditos telegramas. rsrsrsrsrs

    Obrigado e

    Até breve!

  386. Gleison
    Mas o lugar do curso foi a aeronáutica que é o mesmo lugar que os sem curso que forem convocados pela INFRAERO irão fazer.
    Já ouviu falar no concurso para sargento especialista da aeronáutica (EEAR)? Pois é, é esse concurso que habilita eles para a navegação aérea.

  387. Ana Clarice, Lolita – Boa noite !

    Sobre os cursos.

    Será que essa questão de preferência dos que ainda não têm curso é pq fizeram em outro lugar que não teria sido concedido pela Infraero?, daí o motivo da preferência pelos CROs, salvo engano?

    Muito obrigado.

  388. lolita
    Com certeza lolita, se eu não fosse fazer para navegação não iria fazer para outro cargo nem em sonho. Quem está lá dentro está desesperado para sair com essa história de concessão, a galera doida estudando para concurso. Mas ainda bem que a navegação não vai ser atingida.

  389. Tem lugares q só chamaram os primeiros lugares da lista dos com curso. É mais confortável pra quem é do CRO.
    Ainda bem que a navegação aérea ta numa zona de conforto com esta história de concessão.

  390. lolita
    É verdade. Percebi pelo volume de contratações dos CROs superavam as contratações dos que já possuiam curso. Então deve ter uma preferênciazinha da INFRAERO pelos CROs.

  391. Inclusive algumas pessoas andaram me procurando pra saber onde eu tinha feito o curso e tal , pois estavam pra serem chamados mas não tinham o curso e por isso a fila andou rápido. Mas não sei qual o critério da Infraero, pois da minha lista (regional Sul) somente eu fui chamada (com curso) e da lista do CRO foram bem mais de 8 pessoas, isto qdo eu tava fazendo os exames admissionais , em março de 2010, e de lá pra cá a lista deve ter andado mais um pouco.

  392. No norte PTA só tem 2 disponíveis no cadastro.
    Mas como a lolita falou muita gente se inscreveu no cargo errado, sem saber que precisava da habilitação.

  393. Nossa, tantos candidatos ainda na reserva… é de desanimar… não precisava ter outro concurso em 2011!! :/

  394. Caro Wilsonmaxwilson!

    Podes deixar que se depender disso o carteiro terá café completo e até regional se quiser! hehehehehehehehehe
    Mas valeu pela dica!

  395. Ana Clarice

    O cadastro de cro não tem mais validade… mas os 12 reservas que estão na frente (e já possuem o curso?) têm prioridade.

  396. Lolila e Ana Clarice

    12 ainda na reserva regional, ai, ai! Se forem chamados primeiro, os do concurso 2011 somente serão chamados em 2013…
    Se for assim não entendo pq fizeram outro concurso se tinha ainda muitos candidatos na reserva 2009 :/

  397. ANTONY GN : QUANDOA HÁ ENTREGA DE QUALQUER CORRESPONDENCIA REGISTRADA (TELEGRAMA, SEDEX C/ AR “AVISO DE RECEBIMENTO ETC…) O AGENTE DE CORREIOS(CARTEIRO) É OBRIGADO A COMUNICAR O DESTINATÁRIO A SUA VISITA MEDIANTE UM AVISO DEIXADO NA CAIXA DE CORRESPONDENCIA!! POREM O IDEAL SERIA IDENTIFICAR O CARTEIRO E ESCLARECER A VITALIDADE DA CORRESPONDENCIA !! E DAR UM “CAFEZINHO” DE BRINDE POR ISSO. PARA ENALTECER A IMPORTANCIA DA CORRESPONDENCIA!!

  398. MicheleRS
    De qualquer forma não se preocupe pq o cadastro de cro não tem mais validade. E os PNAs como a colega lolita falou a maioria fez por engano. E esses são chamados para casos urgentes de necessidade de profissional.

  399. MicheleRS
    Tem cadastro de reserva para a sua também. A diferença é que o último concurso foi feito por regional e a sede da sua regional se não me engano é Porto Alegre. Então todo aquele cadastro de 2009 que está para a cidade de Porto Alegre engloba todas as localidades da regional sul. Até porque se não me engano mais uma vez não tem navegação aérea da INFRAERO em Porto Alegre, então a cidade só consta ali como sede administrativa da regional sul. Os candidatos que passaram para lá foram alocados em outras localidades dessa mesma regional ou de outras.

  400. Não vejo a hora de ler de alguém aqui:

    “Recebi o telegrama!”

    Assim, teremos mais esperança, pois saberemos que os do concurso 2011 estão sendo chamados!

  401. Pra cidade que eu fiz concurso não tem reserva de 2009 pq não teve concurso em 2009 lá. Isso acontece com outras cidades tb, essas acredito que chamem mais rápido pq precisam de gente.

  402. Gente, Acontece assim:
     Neste concurso de 2009 foram feitos 2 cadastros: O CRO (quem não tem o curso e depois de convocado iria fazer) e os já PTA e PNA (com curso).
     O cadastro CRO foi extinto ficando apenas os com curso.
     No entanto, neste cadastro muita gente se inscreveu errado. Eles erraram e se inscreveram como se já tivessem o curso. E como as notas do específico foram baixas (obvio) o desvio padrão puxou todo mundo pra lista de aprovados. Mas, quando eles são convocados, têm de desistir da vaga pq não tem o curso e não tem como fazer.
     Os que já tem o curso, ou são ex-empregados ou são militares ou ex-militares.

  403. É deve ser assim mesmo. Na minha cidade apenas um foi fazer o curso daquele concurso de 2009 E já foi chamado então creio eu que na minha cidade num vai Fazer diferença não. Melhor assim né.

  404. Elvis,
    Acho que é como a Lolita falou, quem já tem o curso está na espera e tem prioridade. Olhando a lista fiz um cálculo rápido de 357 PTAs no cadastro. Será que eles estão na espera somente para a localidade onde estão cadastrados ou podem ser distribuídos para todo o Brasil? E as localidades que não constam na lista, como Macaé por exemplo, vão aproveitar estes profissionais que já estão na espera ou vão convocar os aprovados do concurso 2011 específicos para aquela localidade? Muitas dúvidas….

  405. Lollita,
    Me ocorreu uma dúvida: Onde esse pessoal no cadastro que já tem curso fizeram o curso? Eles são da aeronáutica ou ex-funcionários da INFRAERO? Por que se for, com certeza já têm alguma experiência na função e economizarão um enorme tempo e dinheiro da Infraero. É isso mesmo?

  406. venceu para que não tinha o curso, mas os já profissionalizados ainda tem no cadastro. a lista destes foi prorrogada. E eles têm preferência.

  407. Allan, acredito eu que esse concurso de 2009 já venceu. Então não irão chamar mais ninguém daquele concurso .

  408. Muito obrigado Ana Clarice e Michele RS

    Me tranquilizou bastante!

    Diante das informações de vcs que já são, de certa forma da área, certamente deixa muita gente aqui antenado dia a dia, acompanhado detalhes importantíssmos.
    Tenho fé mesmo que por todo o mes de janeiro o processo andará conforme esperamos.
    Já estou com toda a documentação esperando…!

    Ps: Meus parabéns Ana Clarice, pelo 1º lugar!

  409. Elvis

    Falaram aqui no fórum que provavelmente terão turmas em SJC no final de janeiro (e outras em agosto)… então eu chuto que os exames serão nas primeiras semanas de janeiro…

  410. Gostaria de saber , qual a MÉDIA de PNA’s e PTA’s de uma aeroporto de pequeno porte, médio porte e grande porte… Por favor aguardo respostas!!!

  411. E aí galera, desde de já quero parabenizar os aprovados. Alguém chuta quando vai ser esse exame psictecnico? Alguém arrisca aí. Vlw

  412. [b]allan

    A atualização foi no texto do cabeçalho, informando a publicação da homologação no DOU de 23/12/11

  413. Ana Clarice

    Se vc souber, por favor me diga:

    Como acontecem essas convocações para os exames? Por exemplo, chamam 3 candidatos e todos passam, daí automaticamente estes já irão começar o curso em SJC? Ou podem ficar meses e meses esperando ou até mesmo nem serem chamados??

    E no caso de algum rodar nos exames, daí na hora já chamam o próximo da lista??

    Obrigada!!!!!!

  414. Antony GN

    Me falaram que qualquer pessoa pode assinar o recebimento, não precisa ser você.
    Melhor assim… pois em janeiro, fevereiro, muita gente viaja!

  415. Antony GN
    Não precisa. Tem gente que nem recebe o telegrama. Recebe e-mail ou ligação (meu caso).

  416. Boa tarde,
    Ana Clarice e Wicked man !

    Valeu pelo valioso esclarecimento e motivação que vcs me proporcionaram diante das informações aqui postadas.

    Vamos aguardar esse tão esperado telegrama!
    Ps: Me disseram que a gente tem que assinar o recebimento desta AR. É verdade isso!? E se eu não estiver em kza?
    Abraços e até breve.

    Feliz Ano Novo!

  417. Nº 131 no PNA-Belo Horizonte, será que rola de ser convocado??

  418. Oi pessoal,
    Fui no site da FCC e consta uma atualização hoje (26/12) mas não consegui identificar o que mudou. Alguém sabe?

  419. ola juvenal gostaria de fazer uma pergunta eu fikei em 14 lugar na minha cidade tucurui-PA para o cargo PNA eu queria saber quais sao as minhas chances de ser chamado e se da para tirar uns 3 mil por mes…

  420. Respondendo ao colega de Bom Jesus da Lapa:

    Infelizmente, não podemos criar muitas expectativas de convocação, exceto o primeiro colocado, pois em 2009 fizeram cadastro para psa e até hoje não chamaram ninguém. Mas, a esperança é a última que morre, né? Boa sorte para nós e que o tempo prove que eu estou errada quanto ao raciocínio.

  421. Wicked Man
    Quando a INFRAERO te manda para o curso com certeza ela contrata. Até pq é um gasto muito grande para não ser utilizado.

  422. Alguém tem uma ideia de quantas pessoas, aproximadamente, poderão ser chamadas para Bom Jesus da Lapa – BA?

    Feliz Natal!!

  423. Ana Clarice,
    Bom dia e obrigado!
    Caraca! tem 84 PTA’s pra Guarulhos! tenho alguma chance? Poxa, fiquei um pouco desanimado… Quando faz o curso em São José, é certeza de ser chamado, fica na geladeira ou ninguém garante nada? Se puder me responder… Obrigado e tudo de bom!

  424. bom dia galera!!
    fiquei em 113º para CRo / pta – cidade – Rio de Janeiro…será que devo ter esperanças…ou estou viajando??abraços

  425. Ah, o Juvenal e os demais que já trabalham na Infraero também podem responder a pergunta que fiz sobre as convocações.

    Obrigada!

  426. Ana Clarice, Lolita…

    Vcs sabem como acontecem essas convocações para os exames? Por exemplo, chamam 3 candidatos e todos passam, daí automaticamente estes já irão começar o curso em SJC? Ou podem ficar meses e meses esperando ou até mesmo nem serem chamados??

    E no caso de algum rodar nos exames, daí na hora já chamam o próximo da lista??

    Obrigada!!!!!!

  427. Pessoal,

    Vamos entrar no grupo do Facebook do Concurso 2011 já citado aqui para acompanharmos quem vai sendo chamado e outras notícias do concurso:
    https://www.facebook.com/groups/157939610979649/

    E tb aqui através do blog do Juvenal!

    Agora que temos o link do Diário Oficial onde saiu a classificação somente nos resta verificar frequentemente para ver se os nomes vão sumindo da lista (fila andando), certo?

    Um Feliz Natal a todos e que em 2012 o telegrama chegue bem rapidinho!

  428. Sobre as discussões de validade de concurso etc.
    O concurso que já teve a validade vencida foi os de cadastro de reserva operacional-CRO (CRO-PTA, CRO-PANA TIA, CRO-PMET, CRO-OEA os últimos mudaram de nomenclatura para CRO-PNA) esses precisam de curso de formação.
    E deste grupo não há mais ninguém fazendo curso de formação, a última turma se formou semana passada, aquela planilha no site da INFRAERO sempre é desatualizada.
    Os cargos que ainda tem validade são os que não precisam de curso de formação, pois os candidatos já tem a habilitação, são: PTA, PMET, PANA-TIA, OEA, etc (percebam que eles não tem o prefixo CRO).
    Então quando tiver uma urgência por contratação os candidatos já com habilitação serão convocados. Mas não se preocupem, pois já tem turmas previstas para os candidatos aprovados no concurso de 2011.
    Espero ter ajudado.
    E o Juvenal, lolita, podem ratifar ou retificar algo que eu falei.
    Feliz Natal gente.

  429. Sobre o curso pra quem for convocado (PTA), qual é a formação, é um curso tecnico, ou apenas um curso isolado, é possivel continuar estudos, ou algo do tipo ??

    grato

  430. Antony GN,
    Só pode haver duas possibilidades para a sua situação: a 1ª é que talvez o concurso de 2009 não tenha abrangido o estado do Ceará, não tendo então ninguém do concurso de 2009 (tem que ler o edital de 2009). E a outra é que o cargo de CRO – PANA / OPERADOR DE ESTAÇÃO AERONÁUTICA ou CRO – PANA / TÉCNICO EM INFORMAÇÕES AERONÁUTICAS talvez tenha virado CRO-PNA. Mas aí só os companeiros Lolita123, Juvenal ou os outros vão poder responder. Mas de qualquer forma, você tem que olhar a tabela de de admitidos, e/ou convocados para exames, e/ou fazendo o curso de formação. Quem estava no cadastro e não foi admitido ou não foi convocado provavelmente está fora, pois expirou o concurso. De qualquer forma, parabéns, você deve entrar na primeira turma do curso!

  431. Sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

    A Infraero publicou nesta sexta-feira (23 de dezembro), no Diário Oficial da União (DOU), a homologação do segundo concurso de 2011, destinado à formação de cadastro de reserva. O edital de homologação, o resultado final e a resposta dos recursos interpostos podem ser consultados através do site da Fundação Carlos Chagas.
    O concurso contempla diversos cargos de nível médio e superior, como Profissional de Engenharia e Manutenção, de Serviços Técnicos e de Tráfego Aéreo (Nível Médio); e Analista Superior em áreas como Engenharia, Comunicação Social, Biologia, Economia, Direito, Meteorologia, Medicina do Trabalho e Arquitetura, entre outras.
    Os salários variam de R$ 1.924,86 a R$ 4.839,19, e os candidatos admitidos contam ainda com benefícios que incluem vale alimentação, cesta alimentação, assistência médica, auxílio odontológico, auxílio babá ou auxílio creche e vale-transporte e vale combustível.
    A convocação será realizada conforme a necessidade da Infraero para o preenchimento de vagas nessas áreas. Os candidatos do cadastro de reserva do concurso de 2009 terão preferência, iniciando a convocação dos aprovados em 2011 somente após o fim dos candidatos ou do prazo de validade do concurso de 2009.

    Fonte: http://www.infraero.gov.br

  432. Caro Léo!

    Passei em 1º como CRO-PNA (interior de Fortaleza) Juazeiro do norte.
    Será que estou ansioso?
    Parabéns a vc também por estar em ótima colocação. Afinal, o que comentaram por aqui é que a turma é formada pelos 1ºs 20 candidatos, nesta ordem de classificação!
    Então vc só tem mesmo é que aguardar!

    Deus é Pai – não se esqueça disso!

  433. Mr Wicked man!

    Ainda sobre o concurso anterior (2009) – “Banco de reservas”

    Acabei de verificar a listagem em pdf, conforme o link fornecido.
    Na tabela da cidade Recife não especifica as demais regiões e além disso o “banco de reserva” deles ainda é bem relevante em número. Só que ainda não entendi que cargo corresponde ao de PNA. Talvez tenha havido alguma mudança de sigla, nomenclatura – o Mr Juvenal Jr pode até me ajudar aqui, se possível!
    Será que não houve oferta para PNA, já que entendi aqui que trata-se do antigo AIS?
    Quanto a vc, parabéns…! pela sorte do PTA ter expirado!

    Agora é so esperar o telegrama chegar heim?
    Ps: Já até me antecipei com o pessoal da Infraero daqui(Fortaleza) e elels me disseram que tenho que aguardar a chegada do telegrama para só então, apresentar-me.

    Valeu, Wcked man!

  434. Caro Wicked man!
    Saudações!

    Concorri às vagas de PNA para a cidade de Juazeiro do Norte – CE (interior) por exatamente não oferecerem vagas na capital, Fortaleza.
    Felizmente logrei em 1º lugar como deficiente(visão monocular)

    Conforme a lista de cargos que vc colocou aqui e que é a mesma que ví no edital de 2009, não sei qual deles refere-se ao que concorri => (PNA) e também não consegui encontrar, visualizar se há lista de espera (candidatos) deste período (2009) para esta cidade a qual me inscrevi.

    Obs: No campo(tabela) Conc: 2009 na cidade: Recife, está listado a cidade de Juazeiro do Norte, entre outras, mas não encontrei nada além disso no site da FCC.

    Se vc encontrar esta lista, podes enviar-me, por gentileza? Ainda estou a procura desta lista de chamada para que melhore minhas expectativas!

    Muito obrigado,

    Gleison.

  435. Antony GN,
    Tá lá no site da infraero:

    “Concursos 2009:

    01/2009.01 – Navegação Aérea
    Validade expirada para os cadastros CRO/PANA-TIA, CRO/PANA-OEA, CRO/PMET e CRO/PTA em 04/05/2011 e para o cadastro AS III – Especialista em Navegação Aérea em 19/05/2011.

    Prorrogado até 03/05/2013 para os cadastros PANA-TIA, PANA-OEA, PMET e PTA.”

    Apenas alguns cargos tiveram a validade prorrogada, mas para controlador (CRO-PTA), o concurso já expirou. Não sei pra qual cidade vc se inscreveu, mas para Guarulhos, minha opção, tem apenas 16 fazendo o curso, 3 desistentes temporários (não sei se vão ser chamados) e 5 contratados. Dá uma olhadinha lá:
    http://www.infraero.com.br/images/stories/Infraero/Concurso/Naveg_01.2009-_21.12.2011.pdf

  436. Entenderam a notícia de hoje no site oficial da Infraero, gente?

    As vagas são de prioridade do concurso de 2009 ainda.

    Acredito que a necessidade de contratação de pessoal supere nossas expectativas e acalme nossos ânimos, em breve, pois tem muito aprovado esperando dede 2009!

    Vamos aguardar a nossa vez…só devemos e podemos fazer isso, por enquanto.

    Boa sorte a todos nós!

    Feliz Natal!

  437. 23/12 – Segundo concurso de 2011 da Infraero é homologado
    Sexta-Feira 23 de Dezembro de 2011 às 12:11
    A Infraero publicou nesta sexta-feira (23/12), no Diário Oficial da União (DOU), a homologação do segundo concurso de 2011, destinado à formação de cadastro de reserva. O edital de homologação, o resultado final e a resposta dos recursos interpostos podem ser consultados através do site da Fundação Carlos Chagas.

    O concurso contempla diversos cargos de nível médio e superior, como Profissional de Engenharia e Manutenção, de Serviços Técnicos e de Tráfego Aéreo (Nível Médio); e Analista Superior em áreas como Engenharia, Comunicação Social, Biologia, Economia, Direito, Meteorologia, Medicina do Trabalho e Arquitetura, entre outras.

    Os salários variam de R$ 1.924, 86 a R$ 4.839,19, e os candidatos admitidos contam ainda com benefícios que incluem vale-alimentação, cesta-alimentação, assistência médica, auxílio odontológico, auxílio-babá ou auxílio-creche e vale-transporte e vale-combustível.

    A convocação será realizada conforme a necessidade da Infraero para o preenchimento de vagas nessas áreas. Os candidatos do cadastro de reserva do concurso de 2009 terão preferência, iniciando a convocação dos aprovados em 2011 somente após o fim dos candidatos ou do prazo de validade do concurso de 2009.

    Assessoria de Imprensa – Infraero
    imprensa@infraero.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
    http://www.twitter.com/canalinfraero

  438. …aonde, em que site encontro o D.O.U., alguém aí tem alguma informação?
    aqui no interior do amazonas, não estou conseguindo encontrar.

  439. Bom dia gente.
    Nosso concurso foi homologado. A partir de hoje ele já tem efeito oficialmente.
    Boa sorte e que a espera seja pouca.

  440. Bom dia pessoal, estou em 6º CRO- PNA para Bom Jesus da Lapa, não resiti e faço a pergunta: será que tenho chances de ser chamado nessa colocação?Alguém que esta na mesma situação faça um comentário por favor…
    Parabens para todos que passaram nessa etapa !

  441. thiago g. muito difícil vc ser chamado, vá estudando para outros concursos!!!!!!!!!!!

  442. galera
    fiquei em 113 para a cidade do Rio de janeiro!!
    será q posso ter esperanças ou estou viajando??
    abraços!

  443. Pessoal,

    Fiquei em 25° para PTA em Palmas – To.

    Amigo Juvenal Juvêncio… vc que é controlador de Palmas, me diz uma coisa…
    “da´pra sonhar???”

    Obrigado!

  444. É isso ai !
    ^^
    3º Lugar , PTA /vitória.
    Espero que não me chamem no meio de janeiro. Não queria desmarcar viagem.

  445. Parabéns aos primeiros colocados!
    Agora temos que ficar verificando o andamento da fila no Diário Oficial… tomara que ela decole logo!

  446. Valeu pela força motivadora, Ana Clarice!

    É isso aí mesmo! Temos que esperar que tudo vai dar certo, se Deus quiser!

    Valeu!

  447. Uuhuuuuuuuuuu!
    Graças a Deus! Estou na lista! 1ºão! como pne para (PNA)
    Juazeiro do Norte – CE

    Agora é se mexer para comparecer ao RH da Infraero e confirmar presença!

    Boa sorte a todos!

    Obrigado por tudo e perdoem-me por qualquer outra coisa!

    Feliz Natal com muita fé, saúde, paz e fraternidade.

  448. Passei em 23º Para Tec.Seg.do Trabalho. Uberlandia.Alguem sabe qual a possibilidade de eu ser chamado.

  449. Iuhulll…. Primeiro lugar PNA em VHA-RO. Aguardando convocação para o curso. Tomara que seja logo.

  450. lolita
    Fiquei em 1º PTA-Macapá.
    Feliz por vc, com certeza deve ser chamada para 1ª turma de ENA.

  451. é isso ai pessoal meu nome tá la nalista agora é so torcer pra ser chaado

  452. E aí galera. Parabéns a todos e todas.
    Agora é esperar. Lembrando que a espera agora é pior que as anteriores, pois as anteriores foram com dias marcados e datas cumpridas pela FCC. Agora estamos literalmente a mercê da INFRAERO. Então muita calma que vai dar tudo certo.

  453. Matheus, tudo é possível. De repente os 164 nem achem este emprego grandes coisas e é só vc não concordar com eles e a vaga é sua.

  454. Boa tarde moçada! eu fiz a prova de PTA pra BH e fiquei em 165! Tenho chance de ser convocado para as outras provas??

  455. Passei em 4º lugar, Pedagogo, Belo Horizonte… Homologado. Agora uma dúvida: como serão as convocações? Saber quando serão é meio díficil, mas como será? Alguém tem alguma resposta?

  456. eu, primeiro lugar pra especialista e 38 pra PTA em Rib Preto. obrigada pela torcida gentem….bjos

  457. Número de inscrição, Nome do candidato, número documento de identidade, pontuação que vc fez na prova, e classificação geral

  458. Galera, é a primeira vez q escrevo pro blog, mas já venho seguindo o movimento aqui há algum tempo. Alguém poderia me explicar o q significa o tal “CLASS” – NÚMERO, NOME, DOCUMENTO, PONTOS, “CLASS”. Valeu!

  459. Poizéh galera, esqueceram que até 23h:59min:59s ainda é dia 22? rsrsrs. Não adianta estressar, quem fica doente é vc. Lembrem-se do psicoteste… rsrs. Agora é aguardar os primeiros infragramas aparecerem, os quais, creio eu, começam a decolar depois do dia 09 de janeiro. A informação mais importante, a partir de agora, num vai vir nem da infraero, e sim do ICEA. Se alguém tiver o contato lá, é bem interessante saber qdo realmente começa as novas turmas. No mais, é relaxar e curtir o fim de ano…

  460. Meu nome saiu na lista PNA será que eles chamam até que posição? em Média? o concurso tem validade de 2 anos e prorrogável por mais 2 a depender da adminsitração.

  461. Conforme última atualização no site da FCC visto agora a pouco

    Resultado Final divulgado no site da FCC em 22/12/2011
    Publicação no Diário Oficial da União prevista para 23/12/2011

  462. É dose, viu!

    E a gente não pode cobrar nada de ninguém. Se bem que já me deparei com resultados depios das 17h no site da fcc.

    Só espero que essa onda de privatização não incluam o espaço aéreo, pois sendo assim, infringe sobre o poder de soberania, dos direitos da nação, pátria.

    Por que não começaram primeiramente a privatizar a adm governamental?: Já que são tão competentes nisso! As notícias e so números não metem e o povo já está mais que calejado de entender para onde vai todo o orçamento.

    “Que país é esse…?!

    Vamos só esperar pra ver no que vai dar!

    Boa sorte a todos!

  463. No edital está a DATA PREVISTA… então caso não saia hj, a FCC tem que nos informar quando será a nova data!

  464. ANEXO VI
    CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
    ATIVIDADE DATA PREVISTA
    Publicação do Edital de Abertura de Inscrições 01/06/2011
    Prazo para os candidatos solicitarem a isenção do pagamento do valor de inscrição, a ser realizada pela internet 03/06 a 07/06/2011
    Abertura das Inscrições 08/06/2011
    Encerramento das Inscrições 08/07/2011
    Aplicação das Provas Objetivas e Redação 25/09/2011
    Divulgação dos gabaritos preliminares e das questões das Provas Objetivas 05/10/2011
    Publicação do Resultado das Provas Objetivas e Redação 17/11/2011
    Vista da Prova Redação 17/11/2011
    Publicação do Resultado Final 22/12/2011

  465. lourenco
    Não nos interessa sair no site da FCC, pq não adianta de nada, não tem valor algum. Tem que sair no DOU para ter efeito oficial. Como não saiu, não tem mais resultado hoje, talvez só segunda.

  466. Luis Guilherme
    É Luis concordo ctg, foda demais. gastamos com passagem, hotel, inscrição…p 3 meses depois estarmos passando por isso..foda demais

  467. Luis Guilherme,
    Trecho copiado do edital :

    Cronograma de atividades:

    Atividade DATA PREVISTA

    Publicação do Edital de Abertura de Inscrições 01/06/2011
    Prazo para os candidatos solicitarem a isenção do pagamento do valor de inscrição, a ser realizada pela internet 03/06 a 07/06/2011
    Abertura das Inscrições 08/06/2011
    Encerramento das Inscrições 08/07/2011
    Aplicação das Provas Objetivas e Redação 25/09/2011
    Divulgação dos gabaritos preliminares e das questões das Provas Objetivas . 05/10/2011
    Publicação do Resultado das Provas Objetivas e Redação 17/11/2011
    Vista da Prova Redação 17/11/2011
    Publicação do Resultado Final 22/12/2011

  468. Jani
    É então é o começo do fim como dizem. A privatização afugentou nosso concurso. Como falei: quem determina a data de divulgação é a INFRAERO e se ela não quer divulgar logo é pq está protelando o inevitável.

  469. Douglas
    Previsão não. Está no edital que seria dia 22/12/2011 e não previsto para 22/12/2011.

  470. uma pessoa no forum falou q ligou pra lá… e disseram q só a partir de segunda feira a publicação… homologação sem previsão…

  471. Sr(a). Candidato(a),
    Solicitamos continuar acompanhando as informações em nosso site e através de Diário Oficial.

    O resultado final não foi publicado em 22/12

    Atenciosamente,
    SAC/FCC
    11 3723-4388

  472. uahsusahuhsaushasa.
    Calma gente,
    amanha sai. O que eles fizeram foi uma previsão de que o resultado sairia hoje, e previsões podem dar errado. ;)

  473. sao nem meio dia ainda… o do BB senao me engano, que tb foi pela FCC, saiu soh as 3, quase 4 da tarde..
    eh soh esperar um pouco, tomara

  474. É GALERA VAMOS MANDAR EMAIL´S PRA LÁ ,PARA SABER A NOVA DATA!!!!!! SACANAGEM DA PORRA!!!!!!!!!

  475. Tô achando que a INFRAERO não está nem ligando para esse concurso. Fez para colocar na geladeira. Fez para respeitar aquela lei de cadastro de candidatos de um orgão público, só isso. É bom não ter muitas expectativas.
    Como falei o INSS feito pela mesma organizadora vai ter resultado bem rápido, pq aí sim se percebe que o INSS quder contratar e rápido. A INFRAERO não. A FCC não tem culpa, apenas respeita os prazos determinados pela INFRA.

  476. Como assim não saiu? Achei que pelo menos isso não iria atrasar!
    Qdo será que sai?

  477. Porraaaaa.
    Muita sacanagem mesmo. Não saiu hoje.
    Égua a FCC tá sacaneando. O INSS vai ter o resultado oficial pela FCC em menos de um mês depois da prova e a gente já está com quase 3 meses depois da prova e nada. Tô começando a achar que esse prazo quem estipula é o orgão público. Nesse caso a INFRAERO.

  478. Quem primeiro encontrar o link no Diário Oficial com os resultados amanhã coloca aqui!
    (é este mesmo link que deveremos acessar de amanhã em diante pra ver o andamento da fila).

    Valeu!

  479. Estou acompanhando vcs desde o início dos posts e tirei muitas dúvidas, ri de uns, fiquei ansiosa junto com outros e fiquei com raiva de alguns…
    Ansiedade a mil, mil preocupações na cabeça…Só mandei esse post, pra dizer que estou na expectativa – assim como vcs. Vamos ver quantos de nós chegaremos lá. Passei para Macaé – PTA – 18º. Tenho certeza que não estarei sendo chamada de início, mas dentro dos próximos dois anos é bem possível. Boa sorte a todos!!!

  480. faltam menos de 24 horas para o resultado final…

    boa sorte a todos…

    assim que forem chamando as pessoas vcs continuem postando para ver como está a fila…

  481. JUVENAL,

    TEM COMO ENXUGAR A QUANTIDADE DE COMENTÁRIOS REGISTRADOS NA PÁGINA? ELIMINANDO OS ÚLTIMOS, OBVIAMENTE. ASSIM, FICARÁ MAIS RÁPIDO O MANUSEIO.

    OBRIGADO.

  482. Nossa! quanta revolta! Cadê o equilíbrio emocional?

    “Bandeira branca amor… Não posso mais…”

    Precaver-se faz parte sine qua non a todos que queiram lograr êxito em qualquer exame, por isso acalmem os ânimos.
    Muito obrigado a todos pela indispensável dica que aqui venho acompanhando.
    Que o espírito natalino venha a fortalecer nossos corações com muita paz, discernimento, fé, sabedoria.
    Ansiedade é normal. Faz parte de toda e qualquer etapa de nossas vida e carreiras.
    Boa Sorte a todos!

    Abraços.

    Sinceramente,

    Gleison.

    Ps: Não uso psedônimo!

  483. Dia 22 chegando! Depois podemos acompanhar pelo mesmo link onde vai sair o resulado no Diário Oficial os nomes dos que vão sendo chamados, verificar o andamento da “fila”.

  484. MicheleRS
    Muito bom o vídeo. A primeira vez que o vi foi no término de um curso que fiz na sede da INFRAERO e que por coincidência foi o mesmo dia em que abriu o edital deste concurso que fizemos agora.
    Recomendo.

  485. Fernando Luiz

    Obrigada! Deve ser isso mesmo! Caso fosse algum documento para levar, eles especificariam qual.

  486. MicheleRS

    Acredito que seja uma declaração fornecida por eles na hora, que você deverá assinar.

  487. Cesar Dias

    O DECEA pertence a FAB, mas esse concurso é para cargo civil. O cargo militar é o curso de formação de sargentos CFS-BCT.

  488. Sobre os documentos…

    Eu tb gosto de me organizar antecipadamente, então já estou juntando os documentos.
    Não sei se precisa levar tudo nos exames, mas não custa levar…
    E li no edital que pode ser tudo xerox se acompanhado dos originais para comprovação. Então não é necessário fazer cópia autenticada.
    Esta semana vou tirar as fotos 3×4, só vou deixar pra última hora o comprovante de residência pq acho que quanto mais recente melhor.

    Tenho uma dúvida:

    No edital diz que para a admissão o candidato deve:
    “firmar declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público ou entidade da esfera federal, estadual ou municipal;”

    Isso é feito apenas com uma resposta verbal dada pelo candidato ou há algum documento q deve ser levado para provar???

    Valeu!!

  489. Fernando Luiz, esclareça-me uma coisa, please…

    O DECEA faz parta da FAB, ok? Assim, se tiver concurso do DECEA, estarei optando por uma carreira militar?

    Valeu!!

  490. Ana Clarice

    É isso aí, falou TUDO !!!

    Aqui é o lugar para tirarmos dúvidas, até as mais banais que possam parecer!
    As discussões aqui do blog são super úteis para nos prepararmos cada vez mais.
    E também não vejo nada de pessimismo por aqui!!!
    Boa sorte a todos e que venham as convocações!

  491. Ah esse ”desajustada” não é de maluco (apesar de existir bastante), e sim de pessoas sem o menor perfil pra ser milico.

  492. Ana Clarice

    Pois é, eles aplicam os testes padronizados. Existem os pontos de corte, para cima e para baixo. Mas muitos destes testes são questionáveis. Eu por exemplo. Acho que não deveria existir psicotécnico em concurso público. Acho que deveria existir um período probatório. Seria muito mais justo a meu ver. Sem contar que a instituição não seria tão prejudicada. Eu sou da FAB, e vou te contar. O que tem de gente ”desajustada” não tá no mapa. E na FAB todos passam por psicotécnico.

  493. Fernando Luiz
    Com certeza. Quando fiz o da marinha o psicólogo deixou bem claro que quem não passasse não era porque era “doido”, mas pq não tinha aptidão para a vida no mar, solidão, tendência a depressão, etc. Ou seja, não é qualquer um que aguenta essa vida. Uma dessas pessoas sou eu e mesmo assim eu passei no psicoteste. Mesmo eu tendo certeza que não tinha perfil para aquilo.

  494. Elvis, primeiro te peço para não tomar esta minha mensagem como definitiva, mesmo porque estou aqui para aprender também.

    Mas então, o próprio Edital fala:

    Capítulo XV, item 2:

    “d) Título de Eleitor com comprovante de votação na última eleição OU CERTIDÃO DE QUITAÇÃO ELEITORAL;”

    Portanto, se é este documento que você tem mãos, fique despreocupado e seja feliz. :-)

  495. O que a galera tem que entender é que, exame psicotécnico, não tem nada a ver com inteligencia ou decoreba, e muito menos loucura. È simples -ou você tem ou você não tem o perfil desejado para o cargo. De nada adianta se você for um gênio e não souber trabalhar sob pressão. Imaginem então um pessoa indecisa, ou com o raciocinio um pouco lento? Não daria certo, não é? Então não adianta tentar se preparar para o psicotecnico. Sigam o conselho da Marta Suplicy…..”relaxem e gozem”.

  496. Sei que o clima tá pegando fogo. Mas como tô mero mortal que tem várias dúvidas vou fazer uma pergunta e que num sei quando a infraero vai pedir os documentos mais quando pedir quero estar preparado. A questão é meu título eleitoral rasgou e fui ao tre e me falaram que um novo título só em janeiro e me deram um comprovante de que eu estou quite com as obrigações eleitorais. e gostaria de saber se vão aceitaR esse título na apresentações dos documentos?

  497. Ninguém aqui é despreparado, até porque os que sobraram no blog foram os que bem se classificaram. Acredito que você não tem nenhuma capacidade de diagnosticar ninguém. Se você não sabe esse link do blog foi criado para tirar dúvidas, se não tivéssemos dúvidas e fossemos arrogantes que nem você, acredito que nem no blog apareceríamos (não sei porque você vem aqui já que é auto-suficiente).
    Em Recife no último concurso cerca de 20 candidatos foram reprovados no psicotécnico, não é pessimismo é uma constatação. Nada mais normal os candidatos terem dúvidas quanto ao teste. Tem gente aqui que não considere esse concurso qualquer concurso e sim O CONCURSO, então não julgue ninguém por ter tanto esmero em relação a tudo que vá convergir para dar certo.
    Quanto à preocupação com os documentos tem que ter sim. Ontem um colega que acabou de se formar na última turma do ICEA disse que ficou 6 meses com os documentos todos prontos (será que ele é tão pessimista de ter que juntar os documentos 6 meses antes para não ter perigo de nada dar errado ou faltar algo? Pois é, o pessimista se formou com êxito e agora é um controlador e como todos aqui -menos você- teve dúvidas e medos antes de ser convocado). O mesmo disse para eu arrumar logo os documentos, pois as turmas já vão começar em março. E pelas palavras do próprio: “é bom sempre se antecipar em relação a tudo o que for do curso e da profissão, lá dentro saberão por quê.” Então vou seguir o exemplo de quem já está lá e vou dividir sim informações com os colegas para podermos conseguir o que queremos.
    Abraços e pessimismo a todos, se é o pessimismo que vai dar cautela e cuidado para a gente conseguir fazer tudo perfeito então eu prefiro esse “pessimismo”.
    Obs: Não uso pseudônimo.

  498. Ah meu povo!

    Como tem muita gente pessimista por aqui ou no mínimo despreparado.
    Reprovação no psicológico, nos exames, documentações…
    Acredito que estas pessoas é que devam estar com receio de não estar tudo em dia com tudo isso…
    E se estão com receio de não lograrem no psicológico, etc, tratem logo de agendar uma consulta com um bom profissional desta área, a fim de antecipar algum diagnóstico e se previnir logo.

    Em todo o caso, fica a dica: fé sem ação é o mesmo que nadar e morrer na beira da praia!

    Boa sorte a todos e tenham Deus no coração!

    Sem pessimismos, ok?!

  499. Ana Clarice

    O jeito é manter a calma!

    E o blog aqui está meio parado… acho que dia 22 recomeça o movimento!!

  500. Falando sério agora, tbm estou com medo do psico, já pensou nadar e morrer na beira.

  501. MicheleRS
    Não joga praga pq fui 1º lugar não quero ficar no psico, apesar de já ter passado no da marinha p ser piloto. rssss

  502. Nilton

    Olá, eu somente ouvi falar nos fóruns do concurso que muita gente reprova, falaram que tem candidato que passa em primiero lugar no concurso, mas reprova no psicológico!

    Eu não sei quanto tempo depois de fazer os exames eles avisam da aprovação e chamam para o curso em São José dos Campos…
    O pessoal aqui do blog que já trabalha na Infraero poderia esclarecer pra nós…
    Obrigada!

  503. michelers vc tem alguma informação sobre os pst`s se serão chamados junto com a galera q vai fazer o curso??????

  504. Tomara mesmo michele estamos torcendo pra isso. Mais com relaçao a esses exames acho que pouca gente reprova. Ou estou enganado? De qualquer forma estamos na torcida. . .

  505. Douglas

    “No final de janeiro chega uma turma de PNA”… então no início de janeiro já vão chamar um pessoal pros exames médicos e psicológicos porque se alguém rodar tem que chamar os próximos da fila pra fazer os exames, tudo antes do final do mês…
    Tomara que seja verdade!!!!!!!

  506. Essa é quentíssima gente!

    Governo muda edital de aeroportos
    Autor(es): agência o globo:Geralda Doca
    O Globo – 15/12/2011

    Com participação maior de aéreas, ideia é permitir grupos aeroportuários na disputa

    BRASÍLIA. Às vésperas de lançar o edital de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Brasília e Viracopos (Campinas), o governo recuou e decidiu elevar a participação das companhias aéreas no leilão, de 1% para 2%. O objetivo foi evitar que administradores aeroportuários de peso, que têm aéreas como sócias, ficassem fora da disputa. Um deles é a gigante alemã Fraport, da qual a Lufthansa tem uma fatia. Outras duas grandes empresas, incluindo uma chinesa, disseram fontes, também ficariam fora do negócio, segundo interlocutores do Executivo.

    A proposta inicial do Executivo só permitia participação de 1% a fim de evitar conflito de interesses. O cálculos foram fechados ontem à noite e levaram em conta a composição acionária de potenciais investidores.

    Para permitir que os maiores fundos de pensão do país (Previ, Funcef e Petros) também entrem na disputa, via Invepar, deve cair a regra que proíbe a presença, na privatização dos três terminais, de empresas que tenham participado dos estudos de base.

    O governo vai exigir que todo consórcio tenha um administrador aeroportuário experiente, com a gestão de pelo menos cinco milhões de passageiros por ano. Inicialmente, havia intenção de permitir ao vencedor – uma construtora, por exemplo – contratar o administrador aeroportuário posteriormente. Porém, o Executivo quer maior comprometimento dos futuros administradores no dia a dia dos três terminais, que respondem por 30% do tráfego do país.

    Governo manterá Infraero com 49% dos três terminais

    Embora o Tribunal de Contas da União (TCU) tenha sugerido uma participação menor da Infraero no consórcio, o governo federal entende que essa decisão é prerrogativa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e manterá a participação da estatal em 49% nos três aeroportos.

    Há ainda a possibilidade de os funcionários da Infraero entrarem no negócio, comprando uma pequena participação na empresa. Mas a orientação é esperar a realização do leilão, pois o valor do ágio pode subir muito, o que inviabilizaria a participação dos funcionários.

    A manutenção da Infraero nas sociedades de propósito específico (SPEs) que administrarão os aeroportos é decisão de governo, disse uma fonte. O objetivo é permitir que uma parte do lucro dos novos terminais, que tende a crescer, seja repassada ao governo, para alavancar os aeroportos regionais.

    Segundo fontes, o edital deverá ser publicado amanhã. O texto vai seguir determinação do TCU, que elevou o valor das outorgas, mas os lances mínimos ficarão abaixo do definido: em vez dos R$750 milhões arbitrados para Brasília, por exemplo, serão cobrados R$580 milhões. A explicação é que os técnicos do governo refizeram os cálculos com base nos investimentos definidos pelo Tribunal.

  507. as turmas são de qts pessoas pra pta???

    tenho um amigo que é da FAB,,, e ele me disse que tá um caos o controle de tráfego aéreo

    muitos aviões passam bem próximos

    acho q vai chamar quase todo mundo por causa da copa eía,,, vamos estar no centro das atenções do mundo

  508. Ae galera,
    citando aqui o comentario da “Mégrivi” que está concluindo o curso de formação para PTA… Acho que pode responder a pergunta de algumas pessoas por aqui.

    “Tive a confirmação hj q em março chegam as primeiras turmas de PTA….serão duas. Em agosto mais duas.Se não me engano no final de janeiro chega uma turma de PNA… E especialista tem turma na metade do ano…Boa sorte, meu povo, pq eu me formo amanhã e meu próximo “câmbio” vai ser de verdade!!! \o/ Dia 2 em Jacarepaguá. Ah, mais fofocas… existem rumores da Infraero absorver Congonhas, Brasília e Galeão…. se isso acontecer, eles vão ter q formar mtaaa gente! “

  509. Douglas

    É o melhor mesmo… tem que levar cópia de tudo e tb os originais (para verificação). Daí não precisa levar cópia autenticada de tudo.

  510. MicheleRS ,
    Na duvida acho melhor ter todos os documentos em mãos logo.
    ^^
    Melhor que ser surpreendido.

  511. oi, li todos os comentários e vi que aqui os profissionais de navegação aérea (pna) são poucos comentados em relação aos pta’s, e gostaria de saber mais sobre os benefícios, salário e ambiente de trabalho dos pna’s, e também com relação ao curso em SJC em SP, o bolsa – auxilio e etc… fiquei em 3º lugar em jacareacanga Pa, e ainda tenho algumas duvidas quem poder esclarecer ficarei grato. obrigado.

  512. Até que colocação em media o candidato pode ter esperança de ser chamado pra salvador?????

  513. Pessoal

    O q vcs entenderam sobre os documentos que devem ser apresentados, pré-requisitos para a próxima fase de exames?

    Obrigada!

  514. Carlos
    Também pedi baixa. rs
    Quando sai de lá vi o que era qualidade de vida. :)
    Espero que vc tenha feito a escolha certa, não me arrependo de ter saído, apesar de na época muita gente dizer que eu tava doida em largar.

  515. Olá Pessoal e parabéns a todos.

    Eu passei em 3º lugar para Macaé (CRO-PTA) mas gostaria de continuar morando em Cabo Frio. Vcs acham que depois do curso eu posso tentar uma colocação de AIS no aeroporto daqui? Pergunto isso porque o aeroporto aqui é privado e quem faz o controle de voo é a base aeronaval de São Pedro da Aldeia.

  516. Douglas

    Retificando…
    Li de novo o edital, os “pré-requisitos” devem ser as aprovações nos exames psicológicos… pq no capítulo XII não fala nos documentos e sim somente no capítulo que fala do curso, então entendi que somente após concluído o curso é que se deve levar os documentos exigidos.

  517. Arthur Lima

    Então nos PRÉ-REQUISITOS entram todos os documentos listados no edital, menos o certificado do curso que será feito posteriormente…
    Certo?

  518. Pessoal alguem sabe me dizer se essa classificacao geral é para todas as vagas, ou só para as vagas da cidade em que fiz a prova?

  519. Michele

    trecho do edital

    XII. DA CONVOCAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES MÉDICOS E
    COMPROVAÇÃO DE PRÉ-REQUISITOS

    acho que são eventos que acontecem

  520. Pessoal,

    Lendo o edital novamente me surgiu uma dúvida:

    Os documentos exigidos listados no edital (currículo, título de eleitor, carteira de identidade, comprovante escolar, etc.) somente deverão ser apresentados à Infraero após a conclusão do curso de formação em SJC, na hora da admissão??? Porque um dos documentos que deve ser apresentado é o certificado do curso de formação em SJC: “Para os Cargos – Ocupações CRO – PTA – Profissional de Tráfego Aéreo; CRO – PNA Profissional de Navegação Aérea e AS III – Especialista em Navegação Aérea, Certificado de Conclusão do Curso de Formação”

    Então na próxima fase de exame médico e psicológico, o candidato não precisa levar nenhum dos documentos da lista??? (além da identidade, claro!)

    Valeu!

  521. The 22nd is coming pretty soon…
    I have already got all my docs to hand to the (Human Resources) staff at Infraero if they happen to require me to.
    Anyway I’ll have to drop by there!

    Just practising my english a little bit over here!

    See ya guys and

    Good luck to all of us!

    Best regards,

    Gleison.

  522. oi pessoal quando diz classificacao geral, é pra todas as vagas ou so pra as vagas que surgirem na cidade onde fiz a prova?

  523. Oi Juvenal e pessoal do blog, tudo bem com vcs?

    Estou aqui, pela primeira vez.
    Li TODOS os comentários (de baixo para cima… rs). Adorei!
    Adorei seu bom humor, Juvenal!
    Amei o apoio do seu amigo Tiago.
    Ri com os “estressadinhos malucos” não aguentando mais as mesmas perguntas de sempre e sempre. rs
    E os erros de ortografia?! Cada aberração, ne? KKKKKK
    Mas sejamos razoáveis, gente! Ninguém é perfeito!
    Quero dizer que eu ADOREI esse espaço e espero receber mensagens de vocês também, ok?
    Me surpreendi com tanta gente em colocações excelentes e outras nem tanto, mas todos com o mesmo intuito: CONSEGUIR UMA VAGA NA INFRAERO.
    Beijão, gente!
    PATTY

  524. Douglas

    Também me falaram que vai dar para ver a lista de convocações no Diário Oficial, na medida em que forem chamando os nomes irão sumindo da lista lá. É esperar o dia 22 pra ver o que acontece!

  525. Lourenco
    Vc escolhe quanto que no vale refeição e quanto quer no vale alimentação, a maioria escolhe 100%vale alimentação pq no aeroporto a alimentação é muito cara e não compensa. O nosso sindicato disse que se fosse eleito para o conselho de administração colocaria restaurante popular p os empregados. Vamos esperar o resultado desta eleição.

  526. Alguém sabe por onde podemos acompanhar as convocações ?

    P.s :Quando começarem…

  527. lolita

    eu sei do vale alimentacao, aquele que vc gasta no supermercado.. mas estou dizendo o vale refeicao, receberemos tambem? eu tou falando daquele vale pra restaurantes, pra refeicoes mesmo

  528. MicheleRS
    Tomara que a nossa colocação não mude também. Heheheheh

  529. Dia 22 recomeça o grande movimento por aqui! Vamos acompanhar as chamadas pra ver se a fila anda!

  530. Sim, o ticket é mais de 700,00 por mês, vc gasta no supermercado, e se vc fizer hora extra recebe adicional no vale refeição, e deste total vc paga 8 por cento, dá uns 58,00 , tem tb o aux. odontológico que dá o direito em gastar mais de 2mil por ano no dentista.

  531. “participação do funcionário”
    significa que o funcionário vai ajudar a pagar uma porcentagem

    se nao me engano 8% do valor total do benefício

  532. Juvenal ou qualquer outro controlador

    cai em um site que falava dos beneficios concedidos aos funcionarios da Infraero depois da greve, queria saber se tambem sao referentes ao cargo de Controlador…
    diz que tem direito a 26.78 de vale refeicao/dia
    e que tem direito a uma folga dupla mensal….
    eh verdade isso mesmo? porque sao coisas que nao estao escritas no Edital
    mais uma coisa.. o que significa… vale alimentacao com participacao do empregado?

    desde ja obrigado

  533. Fernando Luiz e Ana Clarice

    Muito obrigado pelo esclarecimento, realmente me parace apenas uma questão de tranquilidade e coerência. Estou mais calmo. Que venham as convocações rsrs. Abraço.

    P.S.: Ana Clarice, parabéns pelo 1º lugar pra PTA em Macapá. Passei em 4º lugar e sou de Macapá mesmo.

  534. Elvis

    Antes da convocação pra SJC tem a outra fase do concurso: exame psicológico e exame médico… depois desses exames eu não sei qto tempo leva pra chamarem pro curso.

  535. Elvis

    somente a partir do dia 22 de dezembro, após sair a lista dos classificados no Diário Oficial. Mas daí tem as festas de final de ano… então acredito que somente a partir do início de janeiro né?! Espero que chamem ainda no primeiro semestre de 2012 !

  536. Olá alguém tem previsão de quando a infraero convocara os aprovados para o curso em são josé dos campos? Obrigado .

  537. JUVENAL

    Juvenal, passei entre os 300 primeiros habilitados para controlador do RIO. MINHA PERGUNTA para o amigo é se posso sonhar que possa vir ser convocada com este colocaçao. por favor me responda. tks Julhiana… é o primeiro concurso que faço…..

  538. Juvenal, passei entre os 300 primeiros habilitados para controlador do RIO. MINHA PERGUNTA para o amigo é se posso sonhar que possa vir ser convocada com este colocaçao. por favor me responda. tks Julhiana

  539. Ana Clarice;

    Pensei o mesmo q vc! É excelente esta divulgação que o trabalho de navegação aérea vem tendo na mídia, e esperamos que aumente mto mais, principalmente para valorização e regulamentação da profissão. Já foi comentado aki como em outros países os profissionais são valorizados. Minha opinião é que, aqui no Brasil, tem aquele pensamento: “se os civis exigirem demais, a gente militariza tudo e pronto”. Esses resquícios da ditatura militar que ainda reina nas estatais.

    Agora…, vamos falar a verdade né gente…, receber os turistas e torcedores da copa em bases militares!?!?!? E aí, depois da copa, nós, cidadãos, vamos também poder utilizar as bases, ou pra nós não precisa?

  540. arthur lima e Carlos
    Eu era da EFOMM-CIABA (Escola dos Oficiais da Marinha Mercante).
    *
    Cesar Dias
    Muito bom o vídeo. Um amigo que está fazendo o curso no ICEA me mandou há alguns meses. Achei muito interessante. E é bom que a profissão esteja sendo divulgada, pouca gente sabe o que é e o que faz um controlador. Sobre o equilíbrio psicológico de manter a vida de várias pessoas é muito bom ser preciso nisso. Mas essa divulgação da profissão pode ser boa também para melhora da profissão em todos os aspectos, como por exemplo, o controlador é responsável por mais de 100 vidas (por aeroplano), mas o salário dele de 2400 valem essas vidas? Pelo meu entendimento uma só vida vale muito mais que isso. Então espero que a profissão fique com uma boa imagem e aconteçam muitas melhoras.
    Para fazermos o que gostamos e fazer com perfeição e melhor ainda ser bem remunerado.

  541. Fiquei na posição de n° 40, será que tem alguma chance de ser eu chamado?

  542. Fernando Luiz

    Já havia visto esta notícia da Azul em Pelotas em fevereiro. Fiquei super contente, aumentou a minha esperança de ser chamada! Fiquei em 5 lugar.

  543. Carlos..

    Sou MN no Curso de CB-EF… e vc?

    todo mundo querendo largar a mara.. rs

  544. Será que todo mundo por aqui é da Marinha? rs
    Eu também sou… O que vocês são?

  545. Fernando Luiz
    Eu fiz o mesmo na Marinha. Todos tem o mesmo estilo, até pq os testes são sempres os mesmos. Tem os de atenção concentrada (vetores), raciocínio (o dos relógios relógio, figuras), memorização, etc.
    Gelcarlos Cardoso
    Basta vc ir calmo. O questionario de 100 perguntas tbm é comum o segredo nele é vc não entrar em contradição. Ex: Na pergunta 1- Você é a favor do estado democrático de direito? Ai vc responde sim. No entanto lá pelas questões 60 ou 70 cai uma assim: Você não obedece as leis que acha que são mal elaboradas ou sem nexo? Se vc responder sim, vc está entrando em contradição com a resposta da questão 1. Então tudo isso eles analisam. Esse caderno de questões é bom responder o que vc realmente é até para não ter q ficar se policiando em cada questão e chegar no fim vc nao sabe q tipo de coisa respondeu nas primeiras para nao ter erro de responder diferente nas ultimas.

  546. FOI ASSIM TB COMIGO. NESTAS PERGUNTAS, ELES AVALIAM SOBRE SUA REAÇÃO DIANTE DE SITUAÇÕES INUSITADAS E TE DÃO UMAS 3 OU 4 OPÇÕES, DAÍ ELES VÃO TRAÇANDO SEU PERFIL. NÃO ADIANTA QUERER MENTIR PQ VC PODE SE CONTRADIZER MAIS NA FRENTE E AI JÁ FOI.

  547. Gelcarlos Cardoso

    O psicólogo olha para sua cara. Se você tiver cara de maluco, não entra. rsrsrsrs. Brincadeiras à parte, o psicotécnico que eu fiz na FAB, foi mais ou menos assim: entrevista com o psicólogo, uns testes de desenho, tinha que identificar uma sequencia, e qual era mais indicado para aquela sequencia. Um questionario com umas 100 perguntas. E o que eu me lembre era isso. Mas isso foi na FAB, agora, na INFRAERO eu não faço ideia.

  548. Juvenal, classifiquei em 13º PNA em Parauapebas-PA ( Aeroporto Carajás), será que tenho chance?

  549. Tem muita gente confiante que os primeiros colocados não sejam aptos no psicológico, cuidado, isso é um perigo, pois se essas pessoas não passam, você também pode não passar. E o psicológico é um teste de atenção, inteligência e principalmente raciocínio rápido (pelo menos quando é feito pelas forças armadas- como é o caso deste concurso). Então quem for bom nesses quesitos com certeza se dará bem.
    Boa sorte a todos.

  550. Será que posso ser chamado para outra cidade que nao seja a que fiz o concurso?

  551. A notícia na íntegra:

    Azul em Pelotas

    A Azul Linhas Aéreas possui forte interesse em voar para Pelotas a partir de fevereiro de 2012 na rota Campinas – Porto Alegre – Pelotas e retorno, em duas operações diárias no Embraer 195. Haverá a opção de transporte entre Pelotas e Rio Grande gratuitamente com o ônibus da Azul. A Infraero de Pelotas aguarda a formalização por parte da empresa para que possa dar início aos voos. Para esta operação se concretizar, o Aeroporto precisa adequar suas instalaçoes para receber jatos de médio porte, aumentando o efetivo da Brigada de Incêndio, inspeções de raio-x e efetivo no Aeroporto.

    Fonte:Blog PALEGRE AO VIVO.

  552. Boa noite a todos!
    Fiquei em 17° em Pelotas, acho quase impossível ser chamado. Mas, vai que os primeiros colocados rodem no ”psicoloco”, ou, desistam. Bem, para quem ficou bem colocado, tem aqui uma ótima notícia: http://palegreaovivo.blogspot.com/2011/12/azul-em-pelotas.html .
    De qualquer forma, ficarei acompanhando e estudando para outros concursos.
    Parabéns aos primeiros colocados!

  553. Passei na posicao nº 40 Pra cidade de Bom Jesus da Lapa, sera que vai demorar chamar?

  554. Olá a todos! Fiz a CRO-PTA pra Guarulhos e parece q não tem muita gente aqui de Guarulhos. fiquei em 25º e achei importantíssimo esse blog. Não sei se vou ser chamado, mas é importante ir tirando as dúvidas com respeito à profissão, pois no caso de convocação, não haverá muito tempo pra decidir. Já sou funcionário público, então tenho que ir avaliando os prós e contras da profissão. Muito obrigado por esse blog, Juvenal!

  555. papa Juvena,
    Passei na 3989 posicao (PNA) para o posto avancado da Infraero na cidade de” Estuda mais meu filho” no estado do Amazonas. Uma pergunta basica: sera que posso ser chamado antes do pequi de Goias acabar? Por favor, de um abraco na mae Dina!
    Obrigado

  556. Elizabeth
    Infelizmente você não vai conseguir mais nada agora. Era para você ter tomado providências em meados de 2003 ou 2004, pois o seu concurso já venceu e concurso vencido não gera mais expectativa de direito. Para vc ter noção o de 2004 e 2009 (para alguns cargos) já estão vencidos também.

  557. Elizabeth,
    Conversa com um advogado..Talvez um mandato de segurança ou coisas do tipo..lógico tem o custo dos honorários..mas agora você tem que diferenciar ‘CADASTRO DE RESERVA’ de ‘VAGAS’. Por exemplo: passei na Transpetro em 2005 com ‘CR de 45′, parou a convocação na posição 18 e ficando por isso mesmo..ou seja, perdi meu emprego lá! E nem direito a reclamar tenho! Pois o concurso em 2010 já venceu tbm..

    Juvenal, você colocou um ‘script de neve’ que não tá funcionando direito no meu navegador (chrome)
    Abs

  558. Gostaria de uma informação sua,fiz concurso na infraero em 2003 fui aprovada na época tinha 500 vagas minha classificação 267º ligeui varias vezes lá e fui informada na ocasião que parou no 217º e eu aguardando como posso requer esse direito a um trabalho já que fui aprovada?

  559. Jaime

    Não conheço ninguém da torre não… Poxa, desempolguei um pouco mais, achei que iria ser chamada logo. Espero que dê tudo certo. Boa sorte pra gente =)

  560. Lolita, Ana Clarice…
    No caso de aumentar o número de cias aéreas operando no aeroporto, aumenta tb o número de PNAs, certo? (pq aumenta o serviço).

  561. Sérgio, em relação às obras de ampliação, acho que não tem nada haver com o aumento no efetivo de PTAs, pois o aumento desses, ao meu ver, está condicionado a um aumento no tráfego de aeronaves. Mas o que posso te dizer é que está tendo um aumentozinho legal no tráfego de aeronaves.
    O aumento no terminal provavelmente ensejará uma maior quantidade de PSAs, PEMs e alguns analistas.

    Em relação à chance de ser chamado, eu acho difícil sermos chamados.

    Tenho um relacionamento legal com o pessoal da torre e AIS e eles falam que lá já tá full.

    Mas gostaria de lembrar vc que quem decide sobre enviar funcionários para determinado aerporto não é a gerência local e sim a SEDE, BSB.

  562. Érica

    Aqui o quadro de PTAs já tá cheio.
    mas como vc foi a segunda, é quase certo que vá ser chamada, pois algumas pessoas pediram transferência.
    Mas pra Teresina pouquíssimas pessoas vão ser chamadas, pois apesar dos pedidos de transferêcia, quase 100% desses são para lugares onde a torre é militar e no pedido eles fazem uma ressalva que é mais ou menos assim “no caso de a torre passar ao controle da INFRAERO, solicito…”.

    A escala dos PTAs é 4×1, e a nossa de operações tb.
    mas nós estamos querendo mudar, para a escala BBCCXXAAXXX.

  563. eu acredito que “ampliação” de aeroportos não gera mais necessidade do pessoal de navegação aérea. Afinal, não seremos chamados para ser pedreiro ou ajudante em obras.(hehe)
    O que modifica a necessidade é se o aeroporto será de 24 horas ou não, não depende de seu tamanho.

  564. Douglas…tá bom, seu comentário foi mais útil.

    Então…vocês acham que as obras de ampliação do aeroporto de Teresina devem ter alguma influência no número de candidatos a serem chamados?

  565. Sera que alguém aqui tem bola de cristal ?
    70% dos comentários tem a forma básica ” Sera que tenho chance ? ”
    A partir do momento que vc foi Habilitado pelo concurso, tem chance de ser chamado.Mas ficar falando de posições e datas não dá né !
    A não ser que o “Pai” juvenal jogue uns búzios ae e diga !
    sahuhsauhsasaa

  566. Érica e Jaime,
    Também sou de Teresina. Fiquei em 10º pra PTA, será que tenho chance de ser chamado?

  567. Lourenco
    Não confunda fases do concurso com admissão. O fato de ser convocado e fazer exames não te torna funcionário, fase de comprovação de documento não te torna funcionário. Nem o curso de formação, você será candidato a funcionário no curso de formação, você receberá a bolsa por depósito em conta direto e não através de folha de pagamento, pois você não é funcionário ainda, essa fase é para habilitar um candidato a se tornar funcionário, tanto que se você tirar nota baixa no curso e for desligado do mesmo não haverá pagamento de absoltumente nada (13º proporcional férias, etc) pois você não é funcionário, não tem nem vinculo empregatício ainda, está apenas fazendo uma fase do concurso. Só te tornarás funcionário ao completar o curso, ser aprovado, e homologado aí sim passará a ter matrícula, folha de pagamento, benefícios, etc.
    Quando eu falo que os funcionários vão receber salário, benefício e bolsa no curso de formação eu estou falando dos candidatos que já trabalham na INFRAERO, que passaram em concursos anteriores. Tanto que eles serão funcionários ainda sim no curso de formação, mas o cargo deles não é PTA até pq eles estão fazendo o curso para se tornar isso, eles serão funcionários dos cargos que eles ocupam (PSA, PEM, PST, etc.), tanto que a vaga deles fica disponível para retorno caso eles se desliguem do curso de formação por qualquer motivo.

  568. Ana clarice

    como assim? se eu for funcionario da infraero?
    eu passei no concurso e vou fazer o curso.. sou ja fucionario da infraero ou nao/ passei no concurso da infraero.. o que voce quis dizer?

  569. Lourenco
    Se vc for funcionário da INFRAERO sim, ganha a bolsa, continua ganhando o salário e os benefícios. Mas se não for ganha apenas a bolsa.

  570. sera que fazendo curso em Sao jose dos Campos alem do 80% do salario voce ja ganha tambem o vale alimentacao e o os outros beneficios?
    passei em 9 pra pta-RJ e talvez seja chamado rapido e tenho que manter a minha casa aqui no Rio e fazer um curso em SP por quase 10 meses ao mesmo tempo, queria dar uma adiantada nas coisas aqui

  571. Olá.. Gostaria de saber a partir de qual data eles começam a convocar os candidatos e como fiquei em 19º posição em Ribeirão Preto, queria saber também se tenho chance nesse concurso.
    Obrigada, bjs :)

  572. Lolyta.

    Gostaria de saber se após vc ser chamado para o curso de formação, vc ja faz direito a vaga, ou tem q esperar de cara pra cima em casa até ter vaga ou não?? Se não tiver vc perde 8 meses de sua vida em prol do país e depois mais nada?

  573. JAIME

    E vc sabe como é a escala no aeroporto daqui de Teresina? É 3×2 ou 4×1? Vc que já trabalha dentro, sabe se tem vaga pra PTA?

  574. Ana Clarice
    É q sou de escala e pra mim isto não funciona, por isso nem li direito.
    mas valeu

  575. lolita
    Só depois do dia 9 de janeiro. Pois o recesso vai até dia 6 de janeiro. Então temos que guardar a ansiosidade.

  576. GALERA FIQUEI EM 1º EM JOÃO PESSOA PARA TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO, VC´S ACHAM Q NA PRIMEIRA CHAMADA A MAIORIA DOS PRIMEIROS SERÃO CHAMADOS? OS PST´S, OS PEM´S E OS DE NÍVEL SUPERIOR?????

  577. eu acredito que só depois do dia 02/jan/2012 devido o recesso do final de ano.

  578. O curso é de 6 meses em S. José dos Campos SP- depois tem o estágio prático que pode variar de 1,2 ou mais meses.
    Este concurso é o primeiro nesta modalidade por cidades e não temos um parâmetro para julgar onde, como e qdo vão acontecer as coisas.
    E se vc tem chance no 3º lugar? é claaaaro meu amigo., mas não confia só nisso, senão o concurso caduca e vai que….

  579. Bom dia meu povo!

    Eu queria saber se posso ter esperanças ficando em 3º colocado para PNA em juazeiro do norte – CE?
    Gostaria de saber mais sobre o curso de formação, tipo, contando o curso e o estágio quanto tempo é q fico longe de casa, falo isso não pq não queira trancar a faculdade, porém se eu trancar por mais de 1,5 ano eu perco minha grade do curso e volto numa grade diferente e ai terei de pagar um monte de diciplinas extras para poder me formar?
    Outra coisa a chamada para o curso de formação lhe adjudica a vaga para a localidade que vc escolheu, ou apenas uma espectativa de ser chamado um dia, se for?
    Tem uma ampliação prevista para o aeroporto daqui de juazeiro do norte. Gostaria de saber se aumentam os PNA’s nesse caso de ampliação?

    Muito obrigado desde já as respostas!

  580. Somente começarão a chamar pros próximos exames depois da divulgação oficial dos resultados no Diário Oficial, ou seja, depois do dia 22 de dezembro…

  581. Wilson
    em primeiro momento achei q sem chance, mas levando em consideração q no RJ foi alem dos 66 no ultimo concurso, pode ser q tenhamos chance no fim do segundo tempo (kkkk) e além das desistências/reprovações no psico..
    Um colega meu me deu os parabens e disse q fui mto bem. Só se for pra ele pq pra mim eu fui péssima.hehe
    mas vamos ter q aguardar o inico do ano com as convocações…pra ver como ela anda,,,ou corre.

  582. BOA NOITE LOLITA!!!! VI HÁ ALGUNS DIAS, QUE VOCE HAVIA PASSADO P/ PTA EM EM RIBEIRÃO PRETO 38º LUGAR E ME DEIXOU CURIOSO!!! POIS TAMBÉM PASSEI EM 39° TEMOS QUAIS SÃO AS CHANCES, JÁ QUE VOCE ESTA INSERIDA NO RAMO?? GRANDE ABRAÇO!!