Relatório da Air France, quarta busca pelos restos do A330

A Air France elaborou um relatório onde é detalhado que a Airbus teria negligenciado os alertas sobre os incidentes que a empresa aérea vinha verificando com os Pitot (os aparelhos já tinham apresentado o mesmo tipo de problema em cerca de 15 ocasições nos 10 meses que precederam o acidente em outros de seus aviões e afirma ter advertido a Airbus).

Apesar dos inúmeros avisos enviados ao fabricante, este não enviou recomendações nem soluções permanentes que resolvessem esse problema, apesar da “periculosidade dos defeitos”, diz o advogado da Air France.

Após 2 incidentes em maio e julho de 2008, no dia 30 de julho daquele ano, a companhia aérea francesa advertiu a Airbus sobre os problemas que vinham acontecendo.

Em setembro de 2008, a empresa fez outro alerta, no qual dizia que os inúmeros casos ocorridos em quatro meses representavam ‘uma grande inquietação para Air France’.

Diante dos registros, a Airbus confirmou que a causa fundamental de todos os incidentes que vinham acontecendo era o bloqueio do Pitot, devido a uma rápida acumulação de cristais de gelo, mas tranquilizara a Air France insistindo que as sondas cumpriam ou superavam as exigências regulamentares.

“O fabricante desaconselhou a troca das sondas da Thales pelas da americana Goodrich porque não haviam sido feitos testes e não seria possível substituí-las em todos os aviões, e propôs utilizar um novo modelo também da Thales.

Após o acidente, as autoridades europeias da segurança aérea decidiram substituir as sondas da Thales pelas da Goodrich.”

Ainda nesta semana, a França anunciou que em fevereiro de 2011 irá inicia a quarta busca pelos restos do A330 da Air France, mas principalmente pela caixa-preta.

Já foram recuperados 50 corpos e alguns restos do avião.

“Em suas conclusões preliminares, os investigadores apontaram que o problema das sondas de velocidade pode ter influído na queda do avião, mas que esse motivo por si só não permite explicar a tragédia.”

Fonte: ContatoRadar

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s