O EagleSky comemora 2 anos

Há 2 anos atrás, faltando algumas semanas para o vestibular, resolvi criar o meu blog. Dar-lhe um nome talvez fosse o mais difícil. Alguns dias depois, resolvi o chamar de “EagleSky Blog”. Com um visual muito simples, sem recurso e com uma redação ainda imatura, o “EagleSky Blog” ao pouco vinha ocupando um lugar nas telas dos internautas. Mas com um crescimento ainda muito tímido.

A primeira matéria do “EagleSky Blog” foi sobre os novos voos da American Airlines e da Delta para Recife. Durante o primeiro ano de vida, mudei o visual do blog, e passei a chamá-lo de “EagleSky”. Depois de virar febre na internet, nos inclui (eu e o EagleSky) no Twitter. Naquela época, como eu estava em São José dos Campos fazendo curso para Controlador de Tráfego Aéreo, utilizava o Twitter como um reporte de algumas aeronaves que eu via passando pelos céus de SBSJ, normalmente aeronaves da Embraer fazendo testes.

No final do primeiro ano de vida, veio a público a matéria sobre o primeiro voo do A330F. Depois da primeira mudança no visual, por causa da minha falta de experiência em programação de sites, fiquei limitado aos temas do WordPress, motivo este que até hoje o tema se mantém o mesmo. Mas fui dando um jeito de criar topos (imagens com fotos de aviões e o nome do blog) mais criativos, que é aonde eu tenho um pouco mais de experiência, no photoshop.

Apesar de tudo, nestes 2 anos de EagleSky, fico muito feliz pelo trabalho que tenho feito e venho fazendo. Trabalho este que é levado com todo o carinho e sem nenhum retorno financeiro. Sempre que recebo e-mails de visitantes, muitos elogiam o blog e falam que acompanham o mesmo, outros fazem críticas que procuro ouvir com todo o respeito. Inclusive a mudança que fiz com o Twitter, para ao invés de falar aeronaves que foram vistas, atualizá-lo sempre que o blog for atualizado com post, foi uma idéia que um leitor deu, e eu acatei.

Se não me engano, ainda no primeiro ano, se vocês perceberam, deu um “boom” de blogs que falavam sobre aviação. Mas o que aconteceu: poucos passaram pela febre, estes que são levados com seriedade e carinho. Porque sem estes dois ingredientes nenhuma idéia perdura por muito tempo.

Depois de 730 dias de EagleSky, a estatística do blog nos traz 1.236 posts já escritos sobre os diversos ramos da aviação. Desde a aviação geral, a aviação militar e principalmente a comercial. E falando em aviação militar, lembra de quando no ano passado, o Embraer 190 da Força Aérea fez seu primeiro voo?

Ah, não poderiamos esquecer também das sérias que rolaram pelo blog. Entre elas, a do Eddy Lima, que falava sobre as principais companhias aéreas em atividade e as que não estão mais voando. Ou então a série sobre a Aviação de contraste. Porque não falar sobre as profissões que rondam o ramo aeronáutico? Foi publicada, então, a séria Histórias da Aviação. Mas talvez, a série que mais fez sucesso foi a Pinte o Blog. Uma vez por semana era escolhida uma aeronave. O leitor então, mandava um e-mail falando alguma companhia que operava aquela aeronave. E então, 7x por semana era colocado no blog informações sobre aquela aeronave nas companhias ditas pelos leitores.

Uma coisa legal de um blog é a possibilidade do internauta ler os artigos e comentar sobre eles. Por causa dessa interatividade o EagleSky acumulou 594 respostas aos seus posts. Esse é um dos objetivos quando criei o “EagleSky Blog”. Tentar ao máximo trazer o leitor para perto do blog. E por causa de alguns e-mails que tenho recebido, noto que o objetivo está sendo cumprido. Mas ainda falta muito.

O dia que o blog mais foi visitado, foi quando publiquei sobre o acidente com o MD-11 da FedEx em Narita. 23 de Março de 2009. Naquele dia foram 857 visitas, sendo que apenas no post do MD-11 foram 357 visitas. Então, pela primeira vez desde a criação do blog, o vi sendo linkado por diversas páginas, entre outros blogs, e até comunidades no orkut. Muitas pessoas achavam o EagleSky através de busca no Google, por palavras como: “acidente fedex”, “acidente md11”, “acidente japão”, “fedex md11”, enfim. Infelizmente a situação não era a mais adequada para comemorar o sucesso do EagleSky, um avião tinha caído.

Agora, depois de 2 anos, sem nenhuma pessoa que me ajude na atualização do blog, não poderia esquecer de quem um dia já me ajudou. Muitos entraram pro time e não publicaram nada, mas outros publicaram até séries, como é o caso do Eddy Lima. Entre os meus ex-ajudantes temos: Winder Mendes, João Vítor Balduíno, Gustavo Rios, Eddy Lima, Felipe Cazado, e Flávio Medeiros. Desde já, deixo aqui a minha felicidade em um dia ter tido vocês na equipe do blog.

Gostaria de agradecer também ao ContatoRadar, Aerovirtual e à todas as fontes que um dia serviram de base para os posts do EagleSky.

E claro!!! Meus agradecimentos mais que sinceros aos leitores do EagleSky, aos que lêem todos os dias, ou uma vez por semana, ou que só leram 1x, ou que um dia vão ler. Isso tudo, por mais simples que seja, é feito especialmente para você.

por Juvenal Júnior Publicado em Diversos

2 comentários a “O EagleSky comemora 2 anos

  1. Muitíssimo obrigado Eduardo. Fico feliz por isso. Oh, sempre que tiver sugestões ou críticas, mande-me um e-mail. Irei ler com todo prazer.

Deixe uma Resposta

