Super Tucano em Palmas

Hoje, pela tarde, pousou em Palmas, um Super Tucano da Força Aérea Brasileira, com o indicativo de chamada “Escorpião 149”. A aeronave veio procedente de Belém, e ainda durante a tarde, decolou para Lagoa Santa no FL210.

O mais emocionante foi autorizar pela primeira vez a execução de um Peel off. Me senti em uma base aérea. =D

Pra quem não sabe, peel off, é quando a aeronave vem na final, mantendo uma certa altitude, não pousa, ainda no eixo da pista quando chega na parte intermediária mais ou menos, ela curva a esquerda ou a direita, fazendo um círculo e ingressando novamente na final da pista em uso.

É mais ou menos essa a situação do Peel Off. A aeronave vem na final da pista (da esquerda para direita), mantendo uma certa altitude, após ela faz um 180º pela esquerda, e voa um pouco em uma direção contrária a do pouso, após ingressa na parte laranja, que seria a perna base (forma 90º com o eixo de aproximação da pista), e após pousa.

Quando tem uma aeronave só, fica meio sem graça ver essa manobra, mas quando tem aeronaves voando em formação, fica bonito de se ver. Porque a estratégia passa a ser: uma faz o 180º mais cedo, a outra um pouco depois, e a outra mais depois, aí elas entram no eixo “paralelo” à pista sequenciadas para o pouso.

Enfim, não quis explicar a fundo não, apenas ilustrar como é a manobra de Peel Off (leia-se “pilofe”).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s